Esta questão trata da ação supervisora e sua transformação ao longo dos anos.
Historicamente, a função do Supervisor Escolar foi se modificando conforme a sociedade avançava. Seu objeto de trabalho e suas ações, inicialmente voltados para o controle e para a inspeção, passam a ser mais complexos e desafiadores, pois dizem respeito à formação, à orientação, ao acompanhamento do trabalho pedagógico dos professores em serviço.
O Supervisor Escolar, portanto, é o profissional organizador ou orientador do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores em uma escola, e a liderança frente a este grupo passa a ser inerente à sua função, mas isso não garante que ele atue como tal.
Segundo Medina (2002), “O supervisor abdica de exercer poder e controle sobre o trabalho do professor e assume uma posição de problematizador do desempenho docente, isto é, assume com o professor uma atitude de indagar, comparar, responder, opinar, duvidar, questionar, apreciar e desnudar situações de ensino, em geral, e, em especial, as da classe regida pelo professor".
A supervisão passa a introduzir modelos e técnicas pedagógicas atualizadas (para a época); o supervisor, contudo, não perde o vínculo com o poder. Agora o seu papel é também o de assegurar o sucesso no exercício das atividades docentes por parte de seus colegas, professores, regentes de classe.
A partir do exposto, analisemos as alternativas:
(V) Possui competência de inspeção com a finalidade de fiscalizar o prédio escolar e a frequência de alunos e professores do ensino primário. - VERDADEIRA - Essa é uma das funções que, ao longo dos anos, foi atribuída à ação de supervisão
(F) Assume caráter industrial em observância ao grande número de supervisores lotados nas unidades escolares. - FALSA - A afirmativa está errada, pois em uma unidade escolar não há um grande número de supervisores.
(V) Está direcionada ao treinamento e à orientação de professores. - VERDADEIRA - Conforme exposto acima, umas das funções da ação supervisora é a orientação aos docentes.
(F) É elogiada por sua atuação no controle do trabalho de professores e alunos. - FALSA - A afirmativa está errada, pois a ação supervisora não deve servir como controle do trabalho docente, ela precisa ser capaz de orientar e auxiliar na organização do trabalho do professor.
(V) Tem seu conceito e ação repensado no ambiente escolar, tendo em vista a necessidade de exercer contribuição específica e importante no processo de ensino e aprendizagem. - VERDADEIRA - Seu conceito e ações são pensados no ambiente escolar, pois se reconhece a necessidade de relação deste com os outros profissionais da escola.
Portanto, a alternativa que responde corretamente a questão é a letra D (V – F – V – F – V).
Gabarito do professor: D