SóProvas


ID
3037921
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    Da perspectiva do processo de trabalho, o home office apresenta, de fato, uma face muito sedutora. Afinal, vivendo em uma cidade como São Paulo, por exemplo, quem não gostaria de trabalhar em casa, evitando o trânsito e os perigos ligados à circulação nos espaços públicos, como assaltos e acidentes, por exemplo? Além disso, o trabalho em home office satisfaz com mais frequência a parcela feminina da força de trabalho, que percebe na flexibilização da jornada uma maneira de equilibrar demandas profissionais e exigências domésticas. 
    No entanto, cabe observar que muitos efeitos nocivos para os profissionais em home office têm sido registrados por sociólogos do trabalho. Na medida em que esse trabalho é regulado economicamente pelo sistema de administração por metas, e considerando que as empresas tendem a endurecer permanentemente seus objetivos, verifica-se certa implosão das barreiras entre tempo livre e tempo de trabalho. Ou seja, todo o tempo da vida de quem está em home office transforma-se em trabalho.

(Ruy Braga. Dilemas do teletrabalho. Revista E. mai. 2019. Adaptado)

De acordo com as informações do texto, o trabalho em home office

Alternativas
Comentários
  • O segundo parágrafo menciona o efeito nocivo do home ofice que é confundir horario de trabalho com o tempo livre.

    Alternativa C

  • GABARITO: LETRA C

    → pode deixar de ser vantajoso nos casos em que empregadores estabeleçam metas de produção a serem alcançadas pelos trabalhadores.

    → JUSTIFICATIVA: Na medida em que esse trabalho é regulado economicamente pelo sistema de administração por metas, e considerando que as empresas tendem a endurecer permanentemente seus objetivos, verifica-se certa implosão das barreiras entre tempo livre e tempo de trabalho. Ou seja, todo o tempo da vida de quem está em home office transforma-se em trabalho.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • as empresas tendem a endurecer permanentemente seus objetivos, verifica-se certa implosão das barreiras entre tempo livre e tempo de trabalho. Ou seja, todo o tempo da vida de quem está em home office transforma-se em trabalho.

  • Gabarito"C''. pode deixar de ser vantajoso nos casos em que empregadores estabeleçam metas de produção a serem alcançadas pelos trabalhadores.

    De acordo com as informações do texto, o trabalho em Home office é o escritório em casa=> Na medida em que esse trabalho é regulado economicamente pelo sistema de administração por metas, e considerando que as empresas tendem a endurecer permanentemente seus objetivos, verifica-se certa implosão das barreiras entre tempo livre e tempo de trabalho.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Alguém pode explicar o erro da E?

  • Para mim E.

    O problema não seriam as metas, mas o endurecimento demasiado delas, por isso a letra b estaria errada.

    O home office traz benefícios sim, conforme o trecho "[...] quem não gostaria de trabalhar em casa, evitando o trânsito e os perigos ligados à circulação nos espaços públicos, como assaltos e acidentes, por exemplo?"​ O problema seria uma indefinição do tempo de trabalho.

     

     

    GABARITO: C

     

  • Para mim, a E estaria correta também. Entretanto, o gabarito oficial é letra C.

  • Tá errado o gabarito. Na verdade, a questão não tem uma resposta.

    C) O texto não diz que o estabelecimento de metas de produção é a parte não vantajosa, mas, sim, que o endurecimento (do que já existe!!) dessas metas (que o próprio autor coloca que faz parte do benefício de trabalhar em casa) é o ponto negativo, porque esse endurecimento causa a alteração na dinâmica tempo de trabalho x tempo de não trabalho.

    E) é a menos errada, mas, também, não está certa. Não dá para afirmar que traz ganhos, mesmo que os limites sejam trocados, porque o autor não traz essa informação (ele não faz essa ponderação). Ele apenas diz que há uma parte boa (utilizado por ele para introduzir o assunto) e que há uma parte ruim (o contra-argumento/ tópico principal dele). Em momento algum ele diz que, ainda assim, (nessa alteração de limites) há ganhos. Ele não faz essa medicação entre perdas/lucros, danos/ganhos com o objetivo de dizer que a vantagem é maior que o prejuízo. Usa apenas o fato de haver benefícios como uma tática para introduzir o assunto chave.

  • As alternativas A e C se anulam. Ora, se na C diz que o Home office deixa de ser vantajoso, é porque ele possui alguma vantagem (algum ganho).

  • A questão requer compreensão textual em que as informações estão explícitas no texto.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – De acordo com as informações do texto, o trabalho em home office é uma opinião absoluta em relação a evitar os desgastes e perigos das cidades grandes.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – De acordo com as informações do texto, os perigos ligados às cidades grandes, como assaltos e acidentes, que são apontados como o receio de as pessoas circularem nos espaços públicos, por isso o trabalho em home office é visto como satisfatório.

    ALTERNATIVA (C) CORRETA – De acordo com as informações do texto, o trabalho em home office pode deixar de ser vantajoso por conta das exigências das empresas. Com isso, o tempo livre do empregado acaba se transformando em serviço.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – De acordo com as informações do texto, o trabalho em home office é visto com satisfação, especialmente pelo público feminino, por justamente poder conciliar trabalho e atividades do lar.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – De acordo com as opiniões dos sociólogos do trabalho, o serviço em home office tem efeitos nocivos ao empregado por não haver um limite entre o tempo livre e o que deve ser destinado ao trabalho.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (C)

  • Típica questão com duas respostas pra ninguém gabaritar a matéria.