SóProvas


ID
3038059
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Volta às aulas para pais e filhos

            A socióloga Annette Lareau afirma que, nos Estados Unidos, a classe social das famílias tem uma influência decisiva sobre a trajetória escolar de seus filhos, mesmo ao comparar somente alunos da rede pública.

            Em suas pesquisas, Lareau constatou que, embora a educação seja valorizada por todos, as medidas tomadas para buscar o sucesso acadêmico dos filhos variam de acordo com a renda familiar.

            Enquanto na classe média era incentivado o debate em casa, além da inclusão de atividades extracurriculares e vivências que cultivassem habilidades e um olhar crítico, os pais das classes mais baixas tendiam a valorizar mais a obediência, a convivência com a família e o livre brincar. Embora essas atividades cultivem a autonomia e a criatividade, são menos valorizadas nas escolas.

            A relação entre os pais e o colégio também diferia bastante. Os de classe média acreditavam ser de sua responsabilidade administrar a vida estudantil dos filhos, intervindo quando necessário junto à instituição.

            Já as famílias com menor renda atribuíam à escola esse papel. Segundo Lareau, ainda que razoável, essa atitude não é vantajosa, pois os professores muitas vezes interpretavam a ausência dos pais como sinal de descaso.

            Famílias das camadas mais pobres tendem a conhecer pouco o funcionamento da escola - e seus esforços, em alguns casos, tornam-se invisíveis no universo escolar. Já os colégios e seus agentes sentem-se ignorados pelas famílias. 

            Na sociedade do conhecimento, a troca de informações entre escola e família é fundamental. Um primeiro passo é facilitar a comunicação entre pais e professores, algo que pode ser feito por grupos de redes sociais e aplicativos de celular. 

            Ao convidar os pais para conversar, a escola transmite informações importantes, como explicações sobre o processo de aprendizagem, quais os resultados esperados e como a família pode apoiar os alunos em casa. Escolas que adotaram esses exemplos demonstram bons resultados.

            À medida que assumem que a responsabilidade pela educação é compartilhada, pais e escola estabelecem uma relação de apoio mútuo que favorece a todos.

(M aria Alice Setúbal. https://www1 .folha.uol.com.br. Adaptado) 

De acordo com o texto, a respeito das famílias de classe média e das famílias de menor renda, é correto afirmar, respectivamente, que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → queremos respectivamente uma ideia relacionado à classe média: Os de classe média acreditavam ser de sua responsabilidade administrar a vida estudantil dos filhos, intervindo quando necessário junto à instituição.

    → e depois uma ideia relacionada às famílias com menor renda:  Já as famílias com menor renda atribuíam à escola esse papel (administrar a vida estudantil dos alunos).

    → logo, a nossa resposta: classe média: influenciam determinantemente na trajetória acadêmica dos filhos; famílias de baixa renda: estão a par da estrutura organizacional da escola.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Acredito que o site esteja com algum erro.

    Para mim a resposta certa aparece na alternativa (A)

    A influenciam determinantemente na trajetória acadêmica dos filhos; estão a par da estrutura organizacional da escola.

    Mas o gabarito dado pelo site é o (B), que para mim aparece a seguinte alternativa:

    B proporcionam aos filhos experiências que estão além dos limites da escola; veem a escola como responsável pela vida escolar dos filhos.

  • Na questão, solicita-se assinalar a opção correta sobre o papel das famílias de classe média e de classe baixa na educação de seus filhos, respectivamente. Sendo essa uma abordagem de identificação e correlação de conteúdos do texto, deve-se retomar as informações principais acerca das questões levantadas:

    Fragmento: “Enquanto na classe média era incentivado o debate em casa, além da inclusão de atividades extracurriculares e vivências que cultivassem habilidades e um olhar crítico, os pais das classes mais baixas tendiam a valorizar mais a obediência, a convivência com a família e o livre brincar. Embora essas atividades cultivem a autonomia e a criatividade, são menos valorizadas nas escolas.

                A relação entre os pais e o colégio também diferia bastante. Os de classe média acreditavam ser de sua responsabilidade administrar a vida estudantil dos filhos, intervindo quando necessário junto à instituição. Já as famílias com menor renda atribuíam à escola esse papel.”

    Vejamos que, no geral, as famílias mais favorecidas socioeconomicamente se responsabilizam mais pelas orientações escolares dos filhos, embora lhes deem mais liberdade para formação de opinião crítica e atividades extracurriculares. Já as de baixa renda atribuem as tarefas acadêmicas exclusivamente à escola e acreditam na obediência e no livre brincar como elementos fortes para uma boa educação.

    Com base nessas informações extraídas do conteúdo principal do texto, examinemos as opções nas quais a informação da esquerda seria referente às famílias de classe média, e a afirmação da direita, às famílias de baixa renda, respectivamente:

    A)    influenciam determinantemente na trajetória acadêmica dos filhos; estão a par da estrutura organizacional da escola. 

    ERRADA.Como vimos, as famílias mais favorecidas influenciam mais na trajetória acadêmica dos filhos, mas as de classe baixa não estão a par das atividades escolares, muito menos da estrutura organizacional da escola.


    B) proporcionam aos filhos experiências que estão além dos limites da escola; veem a escola como responsável pela vida escolar dos filhos.

    CORRETA. A letra B descreve exatamente os papeis de ambas as famílias: as de classe média, ultrapassam os limites da escola, os de classes menos favorecidas se restringem exclusivamente à escola como responsável pela trajetória educacional dos filhos.


    C) enfatizam a convivência familiar; participam assiduamente da comunidade escolar.

    ERRADA. Nesta opção, as afirmações estão invertidas: as famílias menos favorecidas é que enfatizam a conivência familiar, não as de classe média; já as famílias de classe média participam assiduamente da comunidade escolar.


    D) avaliam que o sucesso nos estudos é consequência da alta renda familiar; consideram irrelevante a autoridade dos pais em relação aos filhos. 

    ERRADA. Quem avalia que o sucesso nos estudos é consequência da renda familiar é a socióloga Anette Lareau, e não quaisquer tipos de famílias. Quanto à segunda afirmação, ela não está presente no texto.


    E) preferem que seus filhos estudem na rede privada; veem com descaso os esforços dos professores.

    ERRADA. A letra extrapola completamente as informações do texto, pois não se aborda a preferência dos pais de classe média pela rede privada e não se menciona descaso algum em relação à ação dos professores.

     
    Resposta: B