-
Estranho ninguém comentar nessas questões da quadrix... Mas, sempre estudei que o que determina o envio para o arquivo intermediário não é a frequência de uso que diminui, pois podemos imaginar um documento que diminuiu a frequência de uso de 5 dias para quatro dias na semana, por exemplo, isso já é uma diminuição de frequência, no entanto o documento continuaria corrente. Questão horrível. Ajudem-me!
-
Daniel, é aquela típica coisa de pode/deve.
A questão fala que seja possível a transferência, não que deve ser transferido.
-
Arquivo intermediário: este é o arquivo de segunda idade, representando a segunda fase do ciclo de vida dos documentos. Ele é resultado da transferência de documentos que estavam no arquivo corrente, uma vez que os mesmos já não são consultados com tanta frequência.
Eles continuam possuindo valor primário, pois podem ser solicitados a qualquer momento para uso, sendo conservados por ordem administrativa, legal ou financeira, mas o valor primário dos documentos em arquivo intermediário perdem valor com o tempo.
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:
arquivo intermediário
1- Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda destinação.
-
Gabarito: CERTO
-
Necessário pontuar que os procedimentos de TRANSFERÊNCIA e RECOLHIMENTO são realizados segundo a frequência do uso dos documentos e não em função do seu valor (Perda de valor = Eliminação).
-
Gabarito: Certo
-
Os documentos são produzidos ou recebidos no âmbito do arquivo corrente da instituição para que alguma atividade institucional possa ser desenvolvida. Nesse sentido, quando o documento cumpre as funções pelas quais foi criado, ou seja, quando o objetivo de criação/recepção do documento é atingido, procede-se ao arquivamento na fase corrente.
Desde o momento de sua produção/recebimento, o prazo definido pela tabela de temporalidade para que esse documento fique no arquivo corrente começou a ser contado e continua a ser contabilizado após o seu arquivamento. Findo o prazo, há três possibilidades de movimentação desse documento:
- ser eliminado diretamente do arquivo corrente;
- ser transferido para o arquivo intermediário;
- ser recolhido ao arquivo permanente.
O documento será eliminado, caso não seja mais útil para a instituição. Será transferido se o valor primário ainda existir, ainda que em menor intensidade, e será recolhido caso o documento possua valor secundário (características históricas, culturais, probatórias ou informativas).
A questão trata da segunda opção: transferência para o arquivo intermediário. Como a questão utilizou o termo "podem", as outras alternativas não foram excluídas, o que tornou a afirmação correta.
Gabarito do Professor: CERTO.