SóProvas


ID
3040228
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto abaixo para responder às questões.


    Seis de janeiro, Epifania ou Dia de Reis (em referência aos reis magos), fecha o ciclo natalino que, entre os romanos, festejava o renascimento do sol depois do solstício de inverno (o dia mais curto do ano).

    Era uma festa de invocação do sol, pelo fim das noites invernais. Durante esses festejos pagãos, os papéis sociais se confundiam. Havia troca de presentes e de identidades. O escravo assumia o lugar de senhor, o homem se vestia de mulher − como se, para agradar à natureza, tivéssemos de reconhecer a arbitrariedade das convenções culturais.

    Nesse intervalo de poucos dias, o homem aceitava como natural o que por convenção as relações sociais e de poder não permitiam. Ameaçado pelos caprichos da natureza, reconhecia que as coisas são mais complexas do que estamos dispostos a ver.

    É plausível que Shakespeare tenha escrito “Noite de Reis”, segundo Harold Bloom sua comédia mais bem-sucedida, pensando nessa carnavalização solar, para comemorar a Epifania. A peça conta a história de Viola e Sebastian, gêmeos que naufragam ao largo do que hoje seria Croácia, Montenegro ou Albânia, e que no texto se chama Ilíria. Viola acredita que o irmão se afogou. Ao oferecer seus serviços ao duque de Ilíria, ela se disfarça de homem, assumindo o nome de Cesário. É o suficiente para pôr em andamento uma comédia de erros na qual as identidades serão confrontadas com a relatividade das nossas convicções.

    O sentido irônico do subtítulo da peça − “o que bem quiserem ou desejarem” − dá a entender que os desejos desafiam as convenções que os encobrem. As convenções se modificam conforme a necessidade. Os desejos as contradizem. Identidade e desejo são muitas vezes incompatíveis.

    É o que reivindica a filósofa Rosi Braidotti. Braidotti critica a banalização dos discursos identitários, uma incapacidade de lidar com a complexidade, análoga às soluções simplistas que certos discursos contrapõem às contradições. Diante da complexidade, é natural seguir a ilusão das respostas mais simples.

    Sob a graça da comédia, Shakespeare trata da fluidez das identidades. Epifania tem a ver com a luz, com o entendimento e a compreensão. Mas para voltar a ver e compreender é preciso admitir que as contradições são parte constitutiva do mundo. A democracia, em sua imperfeição e irrealização permanentes, depende disso.


(Adaptado de: CARVALHO, Bernardo. Disponível em: www1.folha.uol.com.br

A referência à comédia de Shakespeare acentua a seguinte ideia:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o texto, “As convenções se modificam conforme a necessidade.”, destacando o seu caráter mutante e aleatório. Na sequência, é dito que “Os desejos as [=convenções] contradizem.”, evidenciando que os desejos se posicionam contrariamente (vão de encontro a) às convenções estabelecidas.

    Essas ideias são corretamente apresentadas na redação da letra E.

     

     

    https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-trf-4-portugues-prova-recurso/

     

    Veja como a análise da prova TRF4 de língua portuguesa além de dicas e macetes inéditos abaixo 

    https://www.youtube.com/watch?v=y21NAFmnGbA

     

  • Achei a palavra "arbitrária" bem forçada nessa questão

  • Gabarito''E''.

    A referência à comédia de Shakespeare acentua a seguinte ideia:

    >RESOLUÇÃO: Segundo o texto, “As convenções se modificam conforme a necessidade.”, destacando o seu caráter mutante e aleatório. Na sequência, é dito que “Os desejos as [=convenções] contradizem.”, evidenciando que os desejos se posicionam contrariamente (vão de encontro a) às convenções estabelecidas.

    Fonte: Direção Concursos.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Gabarito: Letra E

    A resposta pode ser retirada dos seguintes trechos:

    "O escravo assumia o lugar de senhor, o homem se vestia de mulher − como se, para agradar à natureza, tivéssemos de reconhecer a arbitrariedade das convenções culturais."

    "As convenções se modificam conforme a necessidade. Os desejos as contradizem. Identidade e desejo são muitas vezes incompatíveis."

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • GABARITO: LETRA E

    → mais uma vez, trabalho da FCC com palavras-chaves, trechos-chaves:

    RESPOSTA As convenções sociais são arbitrárias e costumam ir de encontro a desejos humanos.

    RESOLUÇÃO → É o suficiente para pôr em andamento uma comédia de erros na qual as identidades serão confrontadas com a relatividade das nossas convicções.

    → lembrando "de encontro" (oposição); "ao encontro" (ideias semelhantes).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


  • de encontro = oposição!!

    ao encontro = ideias semelhantes!!

     

    Significado de Arbitrário

    adjetivoQue não segue princípios lógicos - ou seja, muda!!

  • Não entendi por que a - A- está errada.

  • NATANNE LIS

    Também fui na alternativa a) bastante convicto depoi analisar bem as alternativas e o texto.

    E naturalmente fiquei bravo por errar...

    Depois disso, ao procurar entender, identifiquei n letra a) que diz "A

    O aspecto lúdico dos rituais de celebração da natureza ( VISA )à aceitação dos limites impostos pelas normas sociais". Vejo que essa palavra torrna errada a alternativa. Relendo o texto depreende se dele que as pessoas se aproveitam da celebração para a "troca de papéis", por exemplo. E NÃO que os rituais VISAM a isso.

    Espero ter ajudado

    "

  • "O sentido irônico do subtítulo da peça − “o que bem quiserem ou desejarem” − dá a entender que os desejos desafiam as convenções que os encobrem. As convenções se modificam conforme a necessidade. Os desejos as contradizem. Identidade e desejo são muitas vezes incompatíveis."

     

    A alternativa A torna-se errada de acordo com o trecho: "Nesse intervalo de poucos dias, o homem aceitava como natural o que por convenção as relações sociais e de poder não permitiam. Ameaçado pelos caprichos da natureza, reconhecia que as coisas são mais complexas do que estamos dispostos a ver."

  • GABARITO: E.

     

    ➜ "Ao encontro de" significa "ser favorável a", "aproximar-se de":
    Ela foi ao encontro dos amigos.

    ➜ "De encontro a" indica oposição, colisão:
    Sua maneira de agir sempre veio de encontro a minha.

     

    https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=6​

  • Comreensível o gabarito letra E, mas areceu estar incomleta a questão.

  • Segundo o texto, “As convenções se modificam conforme a necessidade.”, destacando o seu caráter mutante e aleatório. Na sequência, é dito que “Os desejos as [=convenções] contradizem.”, evidenciando que os desejos se posicionam contrariamente (vão de encontro a) às convenções estabelecidas.

    Essas ideias são corretamente apresentadas na redação da letra E.

    Gabarito: E

  • caros colegas

    alguém poderia me explicar qual o erro da letra A?