SóProvas


ID
3040660
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Poá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                               Ameaças globais


      A mudança climática continua sendo percebida como a maior ameaça global, diz o Pew Research Center. Realizado no ano passado com mais de 27 mil pessoas em 26 países, o estudo indicou um fortalecimento dessa percepção. Em 2013, 56% viam o aquecimento global como uma grande ameaça. Em 2017, eram 63%. No ano passado, o porcentual foi de 67%. No Brasil, 72% apontaram a mudança climática como uma relevante ameaça global.

      Confirma-se, assim, que o mundo está cada vez mais preocupado com a sustentabilidade do planeta, o que tem muitas consequências sociais, políticas e econômicas. Por exemplo, os governos que se mostrarem alheios ou contrários a essa preocupação estarão contrariando os sentimentos de sua própria população, além de se colocarem na contramão da história. Outro inegável efeito é que, com populações cada vez mais atentas a questões ambientais, ampliar o acesso a novos mercados exige o compromisso de melhorar as práticas ambientais. Ser indiferente ao meio ambiente é um meio de um país se isolar na esfera internacional.

      Além do aquecimento global, o terrorismo foi outra grande preocupação constatada na pesquisa. Em oito países, entre eles, Rússia, França, Indonésia e Nigéria, o Estado Islâmico foi visto como o maior risco global. Também cresceu a preocupação com os ataques cibernéticos. Em quatro países, incluindo Estados Unidos e Japão, o risco cibernético foi a preocupação internacional mais citada.

      No mundo inteiro, cresceu a preocupação com o poder e a influência dos Estados Unidos. Em dez países, metade ou mais das pessoas entrevistadas afirmou que o poder americano é uma grande ameaça ao seu país. Foi a maior mudança de sentimento entre as ameaças globais avaliadas. Na Alemanha, o crescimento foi de 30%; na França, de 29%; no Brasil e no México, de 26%.

      O estudo revelou um dado interessante a respeito da percepção sobre o risco envolvendo a situação da economia global. Embora seja citado em muitos lugares como uma ameaça significativa, tal perigo não é visto em nenhum país como a principal ameaça. O Pew Research Center destacou que isso ocorreu mesmo naqueles países em que as economias nacionais tiveram avaliações especialmente negativas, como a Grécia e o Brasil.

      Tem-se, assim, que a avaliação que a população de um país faz sobre as ameaças globais pode não ser muito objetiva. Às vezes, há perigos que as pessoas não querem ver. Tal fato mostra a importância de os governos atuarem de forma responsável, com base em dados empíricos e estudos consistentes. Nesta situação, ideologias não são um bom parâmetro para a análise de riscos.

                                                            (O Estado de S. Paulo. 17.02.2019. Adaptado)

De acordo com as informações do texto, é correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Confirma-se, assim, que o mundo está cada vez mais preocupado com a sustentabilidade do planeta, o que tem muitas consequências sociais, políticas e econômicas. Outro inegável efeito é que, com populações cada vez mais atentas a questões ambientais, ampliar o acesso a novos mercados exige o compromisso de melhorar as práticas ambientais. Ser indiferente ao meio ambiente é um meio de um país se isolar na esfera internacional.

    → ou seja: as empresas, que desejam ampliações, devem se preocupar com as questões ambientais.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • QUESTÃO FÁCIL! Mas penso que caberia recurso de anulação.

    B) a preocupação com a sustentabilidade tem se tornado relevante para cidadãos do mundo todo, o que obriga empresas, desejosas de expandir negócios, ao comprometimento com boas práticas ambientais.

    O texto não fala EXPLICITAMENTE de empresas, fala de países. Veja só: Por exemplo, os governos que se mostrarem alheios ou contrários a essa preocupação estarão contrariando os sentimentos de sua própria população, além de se colocarem na contramão da história.

  • @Antonio amaral: recurso negado!

    .

    Explica-se: o texto fala que quem quer expandir os negócios precisa se preocupar com o meio ambiente. A alternativa fala que empresas desejosas de expandir os negócios devem se comprometer com o meio ambiente. 

    .

    Ou seja, quem deseja expandir, precisa se preocupar com o meio ambiente. Das empresas, aquelas que desejam expandir precisam se preocupar com o meio ambiente. Uma coisa está contida dentro da outra.

  • Acompanho o comentário feito pelo @Luis Henrique, em relação à anulação defendida pelo @Antonio Amaral. Destaco que as questões da banca Vunesp costumam seguir o seguinte formato: "a partir das informações do texto é possível CONCLUIR que...". Basta que a resposta decorra do texto, não que conste do texto.

  • obriga? não obrigada a nada!

    Ninguém será obrigado a nada!

    Exigir é uma coisa... obrigar é outra.

  • Essa questão exige que o candidato leia atentamente o texto e compare o descrito pelo autor com as ideias principiais das opções. Perceba que ao ler os textos, precisamos identificar aquilo que possa ter justificativa dentro do que está escrito no texto, e não somente sobre aquilo que compreendemos criticamente sobre o tema. Vejamos agora o que a questão solicita:

    De acordo com o enunciado da questão, devemos procurar pela opção que depreende corretamente o que o autor propõe ao expor as suas ideias. Vamos para a análise de cada opção:


    Letra A: INCORRETA. Segundo a opção "habitantes de países que passam por graves dificuldades no setor econômico avaliaram a crise econômica internacional como a principal ameaça à estabilidade interna da nação.", ou seja, quem passa por uma crise econômica, enxerga esse sendo a principal ameaça à estabilidade. Porém, segundo o texto: " O estudo revelou um dado interessante a respeito da percepção sobre o risco envolvendo a situação da economia global. Embora seja citado em muitos lugares como uma ameaça significativa, tal perigo não é visto em nenhum país como a principal ameaça.", ou seja, nem nos países que passam por dificuldades econômicas essa é a principal ameaça. Por isso, essa opção está incorreta.

    Letra B: CORRETA. Segundo a opção "a preocupação com a sustentabilidade tem se tornado relevante para cidadãos do mundo todo, o que obriga empresas, desejosas de expandir negócios, ao comprometimento com boas práticas ambientais.", e isso pode ser confirmado com palavras do próprio texto: "Confirma-se, assim, que o mundo está cada vez mais preocupado com a sustentabilidade do planeta, o que tem muitas consequências sociais, políticas e econômicas". Por isso, essa opção está correta.


    Letra C: INCORRETA. Segundo a opção "os indivíduos entrevistados pelo Pew Research Center fizeram considerações acuradas sobre as principais ameaças globais, elencando, entre elas, as ideologias políticas que têm gerado conflitos entre alguns países.", entretanto, no texto, quando a palavra ideologias aparece, ela está ligada do termo perigos que as pessoas não querem ver, ou seja, não é sobre conflitos, mas sim sobre crenças que limitam a visão os perigos. Isso é comprovado no trecho "Às vezes, há perigos que as pessoas não querem ver. Tal fato mostra a importância de os governos atuarem de forma responsável, com base em dados empíricos e estudos consistentes. Nesta situação, ideologias não são um bom parâmetro para a análise de riscos.". Por isso essa opção está incorreta.


    Letra D: INCORRETA. Em "as estratégias de defesa contra os ataques terroristas, além das drásticas mudanças climáticas, são outra importante preocupação que está em pauta, sobretudo para a maioria dos países europeus.", os países europeus se preocupam, mas não só eles. Segundo o texto; "Além do aquecimento global, o terrorismo foi outra grande preocupação constatada na pesquisa. Em oito países, entre eles, Rússia, França, Indonésia e Nigéria, o Estado Islâmico foi visto como o maior risco global.", ou seja, outros países também apontam o terrorismo como um risco. Por isso, essa opção não está correta.


    Letra E: INCORRETA. Segundo a opção: "a alteração dos índices relativos à influência dos Estados Unidos na esfera global não foi significativa, porém países como Alemanha e França evidenciaram a necessidade de cautela diante dessa influência.", ou seja, a negação aponta que não houve um aumento de preocupação quanto à influência dos Estados Unidos, entretanto, segundo o texto: "No mundo inteiro, cresceu a preocupação com o poder e a influência dos Estados Unidos. Em dez países, metade ou mais das pessoas entrevistadas afirmou que o poder americano é uma grande ameaça ao seu país.", ou seja, o número foi significativo, o contrário do que foi proferido pelo texto desta opção. Por isso, essa opção está incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.