SóProvas


ID
3040885
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Mais ócio, por favor


      Quando o sociólogo italiano Domenico De Masi lançou o conceito de “ócio criativo”, em seu livro homônimo de 2000, foi alçado à condição de pensador revolucionário e à lista dos mais vendidos.

      O sucesso se deveu à explicação do espírito daquele tempo, ao apontar que tão essencial ao crescimento profissional quanto o estudo e o trabalho eram os momentos de desconexão com a labuta que abririam as portas para a criatividade e para “pensar fora da caixinha”. A intenção era alcançar uma fusão entre estudo, trabalho e lazer para aprimorar o conhecimento, vivenciar diferentes experiências e instigar a criatividade.

      Com o lançamento de “Uma Simples Revolução”, um best-seller, o sociólogo prega uma nova guinada no pensamento empresarial.

      Ao analisar as taxas de desemprego e de desocupação, para De Masi, a única saída é reduzir a carga de trabalho individual e abrir novas vagas. “Se as regras do jogo não mudarem, o desemprego – aberto ou oculto – está destinado a crescer em dimensão patológica”, escreve.

      O Brasil é um dos países que vivem essa realidade, com um desemprego de mais de 13 milhões de pessoas, segundo dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mais de 5 milhões de pessoas procuram trabalho no país há um ano ou mais, o que representa quase 40% desse total.

      A lógica do mercado não ajuda a melhorar esses números. As empresas tentam reduzir suas folhas de pagamento, mesmo que isso signifique mais horas extras.

      Só que, de acordo com o sociólogo, quanto mais horas um indivíduo trabalha, mais ele contribui para a taxa de desocupação. “Na Alemanha, onde todos trabalham, em média, 1400 horas, o desemprego está em 3,8% e o emprego está em 79%. Já na Itália, onde um italiano trabalha em média 1800 horas, o desemprego está em 11% e o emprego está em 58%”, detalha.

      “Para eliminar o desemprego, o único remédio válido é reduzir as horas de trabalho, mantendo o salário e aumentando o número de vagas”, diz, em entrevista ao UOL.


(Lúcia Valentim Rodrigues, “Mais ócio, por favor”. https://noticias.uol.com.br. Adaptado)

Assinale a alternativa em que se transcreve uma passagem do texto na qual o termo destacado é empregado em sentido figurado.

Alternativas
Comentários
  • "… que abririam as portas para a criatividade …"

    A criatividade não é algo físico para necessitar que alguém abra a porta para ela. Logo, está no sentido figurado.

    GABARITO: LETRA E

  • GABARITO: LETRA E

    → dica matadora: sentido conotativo (conto de fadas, sentido figurado); sentido denotativo (sentido real, sentido dos dicionários).

    → … que abririam as portas para a criatividade … (2° parágrafo) → não foi aberto no sentido próprio e sim no sentido figurado, significado a criatividade começou (foi implantada).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! AVANTE NA LUTA!

  • Assertiva E

     que abririam as portas para a criatividade … (2° parágrafo)

  • qual o erro da alternativa A ?

  • pessoal entendo que muitas questões são semelhantes,por outro lado oriento que optem pela questão mais obvia, quando falamos em:"espírito daquele tempo " asssociamos a estado de ânimo

    *já porta é algo concreto e a criatividade abstrato: não como abrir a porta de fato para algo abstrato!!!

    #fica a dica!

  • qual o erro da C ?

  • DENOTATIVO= denotou que o sentido é REAL

    CONOTATIVO= conotou que o sentido é FIGURADO

    confia no SENHOR teu DEUS e tudo dará certo..

  • Assertiva E

    … que abririam as portas para a criatividade … (2° parágrafo)

  • Errei. marquei o gabarito "A" porque pensei: "e tempo tem espírito"? Mas é assim mesmo! É errando que se aprende.