SóProvas


ID
3040945
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Até finais dos anos sessenta, o enfrentamento com o comunismo definiu a política exterior. [...] houve períodos de grande tensão internacional [...]. O êxito soviético ao lançar o satélite não tripulado, Sputnik, em outubro de 1957, demonstrava aparentemente a superioridade dos soviéticos tanto em tecnologia espacial como na capacidade para atacar o hemisfério ocidental por meio de mísseis orbitais.

(Philip Jenkins. Breve história dos Estados Unidos, 2017.)


Pode-se acrescentar às condições das relações internacionais referidas pelo texto

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • o aumento constante do arsenal nuclear nas potências rivais.

    Famosa Guerra fria , corrida armamentista , corrida à lua etc .

    Esses ganchos são necessários para recordar do período em que quase fomos atingidos de modo geral por uma guerra nuclear. Um assunto tão hodierno nos tempos atuais ....

  • A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência. 

    A disputa dividiu o mundo em blocos de influência das duas superpotências e provocou uma CORRIDA ARMAMENTISTA que se estendeu por 40 anos. Com sistemas econômicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma GUERRA NUCLEAR, criando armas com potência suficiente para explodir o planeta inteiro. Os EUA assumiram a liderança do chamado mundo capitalista livre, e a URSS, do mundo comunista. 

    Nunca desista!

    PMESP!

  • O " nas potências rivais " me atrapalhou um pouco, porque parece que só aumentou nos rivais da URSS, que foi o nome citado ali no texto. Seria mais correto o termo " entre potências rivais ". Significando que ambos estão aumentando o arsenal

  • PMESP 2020!

  • na GUERRA FRIA; OUVE O CHAMADO CORRIDA ARMAMENTISTA, DISPUTA ENTRE EUA E URSS, ELES QUERIAM CADA VEZ MAIS AUMENTAR SEU PODER DE FOGO, PARA MOSTRAR QUEM ERA A SUPER POTENCIA DO PEDAÇO, MAS NUNCA TEVE CONFRONTO DIRETO ATE PQ OS DOIS PAIS TINHAM BOMBAS NUCLEARES.

    GAB. C

  • Crise dos mísseis no território de Cuba é um exemplo dessa corrida armamentista.
  • CRISE DOS MÍSSEIS

  • ALTERNATIVA C

    A corrida armamentista era muito presente na Guerra Fria. Um exemplo disso foi a Crise dos Mísseis de Cuba:

    onde os EUA, por meio de satélites, descobriram uma base militar em Cuba com os mísseis voltados ao território norte-americano. Isso ocorreu como uma retaliação á atitude dos EUA de colocar armas nucleares na Turquia e na Itália. Uma guerra poderia acabar com o mundo, foi um período de muita tensão e os presidentes, Nikita e Kennedy negociaram a retirada.

  • A) o acordo entre potências favorável à manutenção da democracia em escala global. (ACORDO - não havia acordo, mas sim rivalidade)

    B a reduzida influência política das potências nos países do Terceiro Mundo. (REDUZIDA - grande influência, principalmente se pensarmos no momento político que o Brasil passava no momento)

    C o aumento constante do arsenal nuclear nas potências rivais.(CORRETA)

    D o emprego de armas convencionais no confronto direto entre as potências. (convencionais - não há nada convencional em usar arma nuclear ou lançar foguete para os espaço)

    E a ausência de movimentos sociais nas áreas controladas pelas potências. (ausência)

  • A corrida armamentista com armas convencionais ocorreu antes da segunda guerra mundial. Lembrei-me da Alemanha, que investiu pesado, se armando até os "dentes" .