SóProvas


ID
3042250
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

                                                Texto II

                MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

                CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO

                 RURAL SUSTENTÁVEL ATA EXECUTIVA DA 52ª

                         REUNIÃO AMPLIADA DO CONDRAF


      Aos dias cinco e seis de dezembro de dois mil e doze, sendo no primeiro dia, das nove às dezoito horas, e no segundo dia, das nove horas às treze horas, foi realizada a quinquagésima segunda Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável - CONDRAF, na Esplanada dos Ministérios, Bloco A, Térreo, Brasília-DF. Estiveram presentes o Ministro de Estado do Desenvolvimento [...], os Convidados Permanentes […], os (as) Conselheiros (as) [...] os (as) Convidados (as) […]. PAUTA. PRIMEIRA PARTE: Brasil Rural Hoje: […] A Reunião teve início com uma saudação do Secretário-Executivo a todos os Conselheiros do CONDRAF, tendo apresentado e aprovado a pauta da 52ª Reunião. Em seguida, em relação a ata da 6ª Reunião Extraordinária, foi dispensada a leitura, não havendo alteração do texto, foi aprovada a ata da 6ª Reunião Extraordinária pelo Plenário. [...] Após a leitura da Minuta do Regimento Interno, em que os participantes da Reunião, conselheiros/ as e convidados foram indicando destaques à proposta, o Secretário colocou em debate os destaques indicados, em que a grande maioria foi acatada pela Mesa; foi acordado a aprovação do Regimento Interno pelo Plenário […] Por fim e nada mais havendo a ser tratado, o Secretário-Executivo do CONDRAF encerrou a reunião, agradecendo a presença de todos.

Adaptado de: http://livrozilla.com/doc/462282/ata-52%C2%AA-ro--- minist%C3%A9rio-do-desenvolvimento-agr%C3%A1rio Acesso em 15/04/2018.

Visando à objetividade, o locutor-relator da ata em questão apresenta os fatos

Alternativas
Comentários
  • me digam onde está a priorização externa no texto , que bagaça esta banca... letra B certeza !!

  • Gabarito D

    Eu entendi que o "ponto de vista externo" q a banca fala é no sentido de que quando vc lê a ata vc percebe q é como se tivesse uma terceira pessoa externa ao acontecimento q está vendo e contando o q está acontecendo.

  • "O Secretário [ele]... A reunião [ela]... Conselheiros e convidados [eles]..." Sempre na terceira pessoa. Mostra isenção, visão externa, relato, imparcialidade, observação. Letra 'D'.

  • A terceira pessoa torna o texto mais objetivo e menos pessoal. Esse senso de objetividade permite ao autor parecer menos enviesado e, portanto, mais crível.

    A terceira pessoa ajuda a manter o texto focado nos fatos e nas evidências, em vez de na opinião pessoal.

  • Significado de Onisciência

    Característica ou condição de onisciente, que tudo sabe e conhece: os cristãos acreditam na onipresença, onisciência e onipotência de Deus.

    Saber absoluto; conhecimento abundante sobre tudo.

  • Já que onisciente reflete a capacidade de saber sobre tudo infinitamente, creio que o item B acerta quando diz que "em terceira pessoa" representa objetividade, mas exagera no final da alternativa quando diz que o locutor-relator demonstra onisciência diante das ações relatadas. A meu ver, ele só está registrando mediante ata o acontecido durante a reunião, não significando assim que ele tenha todo o conhecimento abundante e infinito acerca dos assuntos narrados e discutidos na reunião, já que no próprio item D (gabarito da questão) aponta que ele se "prioriza um ponto de vista externo" e não dele. Enfim, entendi assim.

  • Gabarito letra B.

    A ata é redigida em 3ª pessoa e configura uma visão externa dos fatos.

    É como se responsável pela redação apenas presenciou o ocorrido e posteriormente descreveu!

    Por isso a visão externa dos fatos!

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à ata.
    Ata é o registro sucinto das decisões e acontecimentos ocorridos em reunião, audiência, congresso, mesa-redonda, convenção etc. Seu texto deve ser elaborado em linguagem clara e concisa e seguir o padrão da língua culta, observando-se a impessoalidade e a formalidade. 
    Devendo o texto ser impessoal, ele deve ser escrito em 3ª pessoa. Assim, as alternativas A, C e E estão descartadas. Vamos à análise das demais.
    b) Onisciente é uma pessoa que tem saber absoluto, pleno; que tem conhecimento infinito sobre todas as coisas. Sendo assim, não é possível atribuir essa característica ao relator da ata, pois exercer essa função não o torna conhecedor de todas as coisas. Portanto, a afirmação está incorreta.
    d) O locutor-relator tem por obrigação registrar todas as decisões e acontecimentos ocorridos em reunião, conforme exposto acima, priorizando o ponto de vista dos participantes da reunião, audiência etc. Dessa forma, este é o item correto.
    Gabarito: Letra D