SóProvas


ID
3042253
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

                                                Texto II

                MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

                CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO

                 RURAL SUSTENTÁVEL ATA EXECUTIVA DA 52ª

                         REUNIÃO AMPLIADA DO CONDRAF


      Aos dias cinco e seis de dezembro de dois mil e doze, sendo no primeiro dia, das nove às dezoito horas, e no segundo dia, das nove horas às treze horas, foi realizada a quinquagésima segunda Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável - CONDRAF, na Esplanada dos Ministérios, Bloco A, Térreo, Brasília-DF. Estiveram presentes o Ministro de Estado do Desenvolvimento [...], os Convidados Permanentes […], os (as) Conselheiros (as) [...] os (as) Convidados (as) […]. PAUTA. PRIMEIRA PARTE: Brasil Rural Hoje: […] A Reunião teve início com uma saudação do Secretário-Executivo a todos os Conselheiros do CONDRAF, tendo apresentado e aprovado a pauta da 52ª Reunião. Em seguida, em relação a ata da 6ª Reunião Extraordinária, foi dispensada a leitura, não havendo alteração do texto, foi aprovada a ata da 6ª Reunião Extraordinária pelo Plenário. [...] Após a leitura da Minuta do Regimento Interno, em que os participantes da Reunião, conselheiros/ as e convidados foram indicando destaques à proposta, o Secretário colocou em debate os destaques indicados, em que a grande maioria foi acatada pela Mesa; foi acordado a aprovação do Regimento Interno pelo Plenário […] Por fim e nada mais havendo a ser tratado, o Secretário-Executivo do CONDRAF encerrou a reunião, agradecendo a presença de todos.

Adaptado de: http://livrozilla.com/doc/462282/ata-52%C2%AA-ro--- minist%C3%A9rio-do-desenvolvimento-agr%C3%A1rio Acesso em 15/04/2018.

Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às características do gênero Ata.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → Pode ser redigida no computador e arquivada para ser posteriormente alterada quando e se necessário.

    → não pode ser alterada, visto que há assinaturas do pessoal competente e que participou de determinada ocasião em que a ata foi produzida, sendo um documento inalterável após finalizado.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Uma ata, normalmente, é um documento oficial que não pode ter nenhuma mudança após ser redigido, por isso não costuma-se usar espaçamentos nem parágrafos neste tipo de texto, além de tudo, o livro ou caderno de atas tem margens em ambos os lados, e caso a ata seja digital, o arquivo tem que ser salvo em um tipo que não pode ser mais editado. Números só podem ser escritos por extenso e não é permitido o uso de abreviações ou siglas. Na estrutura da ata é preciso ter as seguintes partes:

    *Data, horário, local e objetivo da reunião, assembleia ou convenção.

    *Convocação: se a reunião é ordinária ou extraordinária.

    *Nome de quem está presidindo a reunião e de quem a está secretariando.

    *Corpo do texto com o relato detalhado da reunião

    *Presentes: seja o nome, uma indicação ou apenas o número de presentes.

    *Encerramento.

  • Resumindo:

    >>> Ata é o registro utilizado para formalizar assuntos discutidos e eventuais decisões tomadas em uma reunião, assembleia, congresso ou convenção.

    >>> Deve ser escrita sem parágrafos, sem abreviaturas, com números grafados por extenso, sem rasuras nem emendas, sem uso de corretivo, com verbo no pretérito perfeito do indicativo, pois vai se falar de algo que já aconteceu. Ou seja, depois aprovada por todos, não pode modificar a ata.

    >>> Em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informação ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “em tempo” ao final da ata, com o registro das informações corretas.

    >>> Na ata deve constar o dia, o mês e o ano, local da reunião, pessoas presentes, ordem do dia, conclusão e abreviações finais.

    >>> A ata será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.

  • GABARITO: LETRA C

    Ata

    É o instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia.

    Estrutura:

    - Título - ATA. Em se tratando de atas elaboradas sequencialmente, indicar o respectivo número da reunião ou sessão, em caixa-alta.

    - Texto, incluindo: Preâmbulo - registro da situação espacial e temporal e participantes; Registro dos assuntos abordados e de suas decisões, com indicação das personalidades envolvidas, se for o caso;

    Fecho - termo de encerramento com indicação, se necessário, do redator, do horário de encerramento, de convocação de nova reunião etc.

    A ATA será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.

    A fim de se evitarem rasuras nas atas manuscritas, deve-se, em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informações ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “Em tempo” ao final da ATA, com o registro das

    informações corretas.

    FONTE: MAX EDUCA

  • Gabarito: C

    Ata: é o RESUMO escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para um determinado fim. Ela é redigida sem deixar espaços, sem fazer parágrafo para impossibilitar acréscimos. 

  • A ata deve ser lavrada de tal modo que não possibilite a introdução de modificações em caso de erros observados após a sua conclusão.

    g: C