SóProvas


ID
3043348
Banca
IBFC
Órgão
CGE - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Eduardo Galeano, escritor uruguaio, faz uma compilação de histórias trazendo mulheres como protagonistas. Inicia seu livro intitulado Mulheres com o capítulo “Sherazade”. Leia abaixo este capítulo e responda a questão.


Para se vingar de uma, que o havia traído, o rei degolava todas.

No crepúsculo se casava, na alvorada enviuvava.

Uma atrás da outra, as virgens perdiam a virgindade e a cabeça.

Sherazade foi a única que sobreviveu à primeira noite, e depois continuou trocando uma história por cada novo dia de vida.

Essas histórias, por ela escutadas, lidas ou imaginadas, a salvavam da decapitação. As dizia em voz baixa, na penumbra do quarto, sem outra luz que a da lua. Dizendo essas histórias sentia prazer, e dava prazer, mas tomava muito cuidado. Às vezes, em pleno relato, sentia que o rei estava examinando seu pescoço.

Se o rei se aborrecesse, estava perdida.

De medo de morrer nasceu a maestria de narrar.

Ref. In: GALEANO, Eduardo. Mulheres. Tradução de Eric Nepomuceno e Sergio Faraco. Porto Alegre, RS: L&PM, 2017.


Sobre a interpretação do texto acima, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → lembrando que queremos a alternativa INCORRETA:

    → Sherazade se gaba da sua astúcia por escapar do destino trágico das outras virgens que a precederam, por meio de sua habilidosa capacidade de narrar e extrema beleza. → em nenhum momento o texto trata desse assunto, a Sherazade não se gabe hora nenhuma, há, então, dessa forma, uma extrapolação da interpretação textual.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Às vezes, em pleno relato, sentia que o rei estava examinando seu pescoço.

    Se o rei se aborrecesse, estava perdida.

    De medo de morrer nasceu a maestria de narrar.

    Ela tinha é medo e por isso, contava histórias. Nenhum momento ela se gaba por estar viva

  • Gabarito:"A"

    "De medo de morrer nasceu a maestria de narrar."

    Quem se gaba com medo de morrer?

  • Queremos a incorreta:

    A) Sherazade se gaba da sua astúcia por escapar do destino trágico das outras virgens que a precederam, por meio de sua habilidosa capacidade de narrar e extrema beleza.(não há essa afirmação)

    B)A história de Sherazade conta que as histórias ouvidas, lidas ou imaginadas por ela foram a real causa dela não ser decapitada pelo rei.(Essas histórias, por ela escutadas, lidas ou imaginadas, a salvavam da decapitação. )

    C)O rancor do rei foi gerado por ele ter sido traído por uma mulher, e, como resposta, degolava todas as suas esposas depois da primeira noite, com exceção de Sherazade.(Para se vingar de uma, que o havia traído, o rei degolava todas.)

    D) O prazer proporcionado e sentido por Sherazade em suas noites com o rei era suscitado pelas narrativas que ocupavam a madrugada, na penumbra do quarto.(Essas histórias... lidas ou imaginadas, a salvavam da decapitação. ... Dizendo essas histórias sentia prazer, e dava prazer)

    Boa Sorte!

  • Extrapolação textual. Nada induz a entender que ela se gabava.

  • gab. A

    EM NENHUM MOMENTO DO TEXTO MOSTRA QUE ELA SE ''GABA''. EXTRAPOLOU.

  • Letra A – ERRADA – É incorreto dizer que Sherazade se gabava de sua astúcia. Na verdade, ela temia ser decapitada como tantas outras mulheres.

    Letra B – CERTA – De fato! O que a salvou do mesmo destino das outras mulheres foi o fato de ela contar histórias que entretinham o rei.

    Letra C – ERRADA – De fato! Foi realmente a postura adotada. Todas as mulheres, com exceção de Sherazade, tiveram o mesmo destino.

    Letra D – ERRADA – De fato! É o que se apresenta descrito na seguinte passagem: “As dizia em voz baixa, na penumbra do quarto, sem outra luz que a da lua. Dizendo essas histórias sentia prazer, e dava prazer, mas tomava muito cuidado.”.

    Resposta: B

  • Nenhum momento ela se gabou...

  • Ótimo livro. Leiam.

    • não se gaba : De medo de morrer nasceu a maestria de narrar. (quem se gaba não tem medo de morrer)
    • não se fala sobre a beleza da moça