Aos não-assinantes
( VERDADEIRO) É obrigatório nas coberturas de temas científicos e de economia quando a importância ou o interesse da informação não é autoevidente.
(FALSA ) Corre o risco de subordinar a matéria a crenças ou teorias comprovadas, transformando informação em opinião. Eu juro que julguei essa como VERDADEIRA, mas por eliminação marquei com Falsa. A meu olhar eu sinto esse risco sim de Interpretação se tornar opinião (nada comprovado pessoal, apenas "opinião minha" - e não se aplica muito em concursos rs) Seguimos
( VERDADEIRO) Tem serventia nas coberturas políticas quando aborda contextos pouco conhecidos, como é o caso da realidade de países distantes.
Sobre a alternativa: "Corre o risco de subordinar a matéria a crenças ou teorias comprovadas, transformando informação em opinião".
A questão usou como bibliografia o livro "Teoria e Técnica de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística", de Nilson Lage. Na obra consta que:
"O risco do jornalismo interpretativo é subordinar a matéria a crenças ou teorias não comprovadas, transformando informação em opinião, diante da qual o receptor poderá apenas concordar ou discordar" (p. 61).
Se fossem Teorias Comprovadas não haveria problema, a questão é o Não Comprovadas, disseminando, assim, a desinformação.
Errei a questão porque marquei a alternativa como Certa, bola para frente, cada dia um aprendizado.
Bons estudos!