-
Gabarito _ B
A 8ª Conferência Nacional de Saúde realizada entre 17 e 21 de março de 1986, permitiu a participação da sociedade civil, foi um dos momentos mais importantes na definição do Sistema Único de Saúde (SUS) e debateu três temas principais: ‘A saúde como dever do Estado e direito do cidadão’, ‘A reformulação do Sistema Nacional de Saúde’ e ‘O financiamento setorial’. O relatório final aponta a importante conclusão de que as mudanças necessárias para a melhoria do sistema de saúde brasileiro não seriam alcançadas apenas com uma reforma administrativa e financeira. Era preciso que se ampliasse o conceito de saúde e se fizesse uma revisão da legislação. Em outras palavras, era preciso implantar uma Reforma Sanitária.
-
O que precisamos saber da VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE?
– Grande marco da reforma sanitária brasileira;
– Participação pela primeira vez dos usuários;
– Discutiu e aprovou a unificação do sistema de saúde;
– Conceito ampliado de saúde;
– Saúde como direito de cidadania e dever do Estado;
– Instituição de um Sistema Único de Saúde;
– A partir dela se modificaram as bases de organização, deliberação e representação das Conferências Nacionais de Saúde.
GAB.B
-
GABARITO: LETRA B
A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada entre 17 e 21 de março de 1986, foi um dos momentos mais importantes na definição do Sistema Único de Saúde (SUS) e debateu três temas principais: ‘A saúde como dever do Estado e direito do cidadão’, ‘A reformulação do Sistema Nacional de Saúde’ e ‘O financiamento setorial’.
-
O fato marcante e fundamental para a discussão da questão Saúde no Brasil, ocorreu
na preparação e realização da 8a Conferência Nacional de Saúde, realizada em março de
1986, em Brasília - Distrito Federal. O temário central versou sobre: I A Saúde como direito
inerente a personalidade e à cidadania; II Reformulação do Sistema Nacional de Saúde, III
Financiamento setorial 5 .