SóProvas



Questões de Processo Histórico de Construção do Sistema Único de Saúde - SUS


ID
352336
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Após a Reforma Sanitária, diversas mudanças nos modelos de enfrentamento de problemas de saúde no Brasil vêm ocorrendo. O modelo “sanitarista”, correspondente à Saúde Pública institucionalizada no país no século passado, tem como característica:

Alternativas
Comentários
  • O Modelo SANITARISTA, também conhecido como campanhista, foi o primeiro modelo a surgir na construção das políticas de saúde no Brasil. Suas ações existem nos dias atuais e coexistem com os modelos privatista e de vigilância da saúde. E de suas características mais fortes: 

    ações baseadas na realização de campanhas e em programas especiais.

    Modelo SANITARISTA = Modelo CAMPANHISTA

    PRIMEIRO MODELO na construção de políticas de saúde no Brasil.

    Fonte: Enfconcursos

  • MODELOS DE SAÚDE (MAIS APLICADOS NO SUS HOJE)

    Hoje, o sistema de saúde brasileiro é uma relação entre os mais diversos modelos assistenciais, com maior vinculação aos modelos hegemônicos, bem como, o modelo médico assistencial privatista e o modelo assistencial sanitarista. Em contrapartida também busca a construção de modelos alternativos.

    Modelos Hegemônicos

     

    Este modelo privilegia as demandas espontâneas da população com atendimento médico unicamente. 

    Tem como características principais: individualismo, saúde/doença da mercadoria, a história da prática médica, medicalização dos problemas, privilégio da medicina curativa, estímulo ao consumismo médico.

    Modelo Médico Assistencial Privatista

    Esse modelo é centrado também na demanda espontânea, porém baseado em procedimentos e serviços especializados e na clínica. Ainda é o mais prestigiado na sociedade. 

    O seu perfil principal é: demanda aberta, o objetivo é a doença ou o doente, seu agente é o médico, complementado pelos paramédicos, os meios de trabalho são as tecnologias médicas, as formas de organização são as redes de serviços, com destaque para hospitais.

    Esteve presente na assistência filantrópica e na medicina liberal. Fortalecido através do INAMPS, Instituto Nacional da Previdência Social.

    Modelo Sanitarista

    Essencialmente constituído de campanhas de saúde, programas especiais e vigilâncias. Tem como principais exemplos de sua atividade: vacinação, controle de epidemias e erradicação de endemias

    O modelo sanitarista tem os seguintes aspectos: remete a ideia de campanha e programa, ilustra a saúde pública centrada no biomédico, fortalece influência americana, desenvolve programas especiais, incorpora ações de vigilância sanitária e epidemiológica.

    Vigilância de saúde

    Essa proposta visa: problemas de saúde, respostas sociais, correspondência entre níveis de determinação e níveis de intervenção (controle de causas, de riscos e danos), práticas sanitárias (promoção, proteção e assistência).

    Sendo seus principais aspectos: Intervenção sobre os problemas de saúde; maior atenção em problemas que requerem maior atenção e maior acompanhamento; relação entre as ações promocionais, preventivas e curativas; atuação entre os setores e ações sobre território.

    FONTE: Sanarsaude.com

  • ASPECTOS HISTÓRICOS DO MODELO SANITARISTA/ CAMPANHISTA:

    O médico Oswaldo Cruz surge nesse período na cidade da Rio como figura chave para tentar conter as tais pandemias na cidade do Rio. Ele utiliza e inaugura um modelo denominado “Sanitarismo Campanhista” (pautado em campanhas sanitárias que objetivam controlar determinada doença). Oswaldo Cruz conseguiu controlar em nosso país três doenças: febre amarela (mosquito aedes), varíola e a peste bubônica (ratos), bem como ele trabalhou com o saneamento de espaços urbano.

    Ele encabeçou, juntamente com o presidente Rodrigues Alves, em 1904, o decreto lei 1.261 que obrigava a população da cidade do Rio de Janeiro a se vacinar contra varíola. O sujeito que não se vacinava, não podia se empregar, viajar, etc. A população não aceitou tal obrigatoriedade, gerando a famosa “REVOLTA DA VACINA”, devido a reação popular, o governo acabou com a “obrigatoriedade”.

    Enquanto que Oswaldo Cruz fazia parte do SANITARISMO IMPOSITIVO, que se baseava na polícia médica alemã, a qual dava poder de polícia aos sanitaristas. Por isso que houve o episódio da revolta da vacina, no qual os sanitaristas desejavam obrigar a população a se vacinar.

    Sucessor de Oswaldo Cruz – Carlos Chagas, aluno de Oswaldo Cruz, fez parte do movimento “Sanitarista Campanhista do Espaços Rurais”, desenvolvendo trabalhos com a malária, ancilostomose, doença de chagas/ mal de chagas, etc. Ele adota uma metodologia de trabalho diferente de Oswaldo Cruz, já que Chagas investe na EDUCAÇÃO SANITÁRIA”, que sobretudo visava a compreensão da população do “porquê” de determinadas medidas sanitárias.

    Doença de chagas – foi Carlos Chagas que mapeou toda a etiologia da doença, bem como seu vetor transmissor, o conhecido “besouro barbeiro” o qual carrega consigo um protozoário chamado de Trypanosoma cruzi.


ID
1703827
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No que tange às relações entre Estado, sociedade e saúde, uma de suas características históricas é:

Alternativas
Comentários
  • As estatísticas de saúde tiveram início em 1931, em todo o Território Nacional, com periodicidade anual, sob a responsabilidade do então Serviço de Estatística da Educação e Saúde. Em 1947, a coleta das informações passou a ser atribuição das Inspetorias Regionais de Estatísticas Municipais, enquanto a apuração, dos Departamentos Estaduais de Estatística. Em 1948, a Secretaria Geral do IBGE passou a desempenhar a função de órgão coordenador das fases de elaboração dessas estatísticas até o âmbito regional, e de coletor geral dos resultados da estatística em âmbito nacional. A partir de 1975, o Instituto assumiu, definitivamente, a responsabilidade pelo planejamento, coleta, apuração, sistematização e divulgação dos resultados da Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária - AMS, cujo primeiro volume, no âmbito do IBGE, referiu-se às estatísticas de 1976. Ao longo do tempo, ocorreram diversas alterações metodológicas na pesquisa com vistas à ampliação do leque de variáveis investigadas e adequação aos dados do modelo proposto pelo Sistema Único de Cadastramento de Estabelecimentos de Saúde, entre outros aprimoramentos, dentre os quais destacam-se a coleta de dados de localização geográfica do estabelecimento, por meio do Global Positioning System - GPS, e a introdução do questionário on line, na edição de 2009, que permitiu ao informante a opção de realizar o preenchimento dos dados pela Internet.

  • Que uma dessa não caia na minha prova. Amém

  • CESPE apelou


ID
1703860
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A década de 1980 pode ser considerada um “divisor de águas" na trajetória da política de saúde no país. Nesse período, é possível detectar transformações não apenas na política de saúde como também na política nacional de informação em saúde.

Em relação a este momento histórico, avalie as afirmativas a seguir.

I. A redução da informação a meras estatísticas foi substituída por uma abordagem que destacava seu potencial para a tomada de decisões.

II. Como as liberdades democráticas começavam a ser reconquistadas, os debates sobre a política de saúde foram favorecidos. 

III. Apesar de haver um claro processo de evolução política em torno da informação sobre saúde, mantinha-se, ainda, um modelo de gestão “emissor-receptor".

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • b) se todas as afirmativas estiverem corretas.


ID
1705483
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No que tange às relações entre Estado, sociedade e saúde, uma de suas características históricas é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

  • Respondi essa mesma questão, em que a resposta correta era D, aqui pelo Qconcursos.

  • GABA. B

    A cronologia histórica da saúde no Brasil se encontra nesse site da FUNASA

    http://www.funasa.gov.br/cronologia-historica-da-saude-publica


ID
1705516
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A década de 1980 pode ser considerada um “divisor de águas" na trajetória da política de saúde no país. Nesse período, é possível detectar transformações não apenas na política de saúde como também na política nacional de informação em saúde.

Em relação a este momento histórico, avalie as afirmativas a seguir. 

I. A redução da informação a meras estatísticas foi substituída por uma abordagem que destacava seu potencial para a tomada de decisões.

II. Como as liberdades democráticas começavam a ser reconquistadas, os debates sobre a política de saúde foram favorecidos.

III. Apesar de haver um claro processo de evolução política em torno da informação sobre saúde, mantinha-se, ainda, um modelo de gestão “emissor-receptor".

Assinale: 


Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

  • Identificando o erro:

    a) Está errada pois de acordo com a história, a década de 80 foi um divisor de águas e trouxe todos as ações

    descritas nas assertivas.

    b) Gabarito, como vimos na história da saúde pública, na década de 80 trouxe grandes feitos para a saúde pública no Brasil.

    c) Errado. Temos todas as assertivas como certa e aqui está considerando apenas uma.

    d) Errado. Todas estão corretas e não só a II

    Prof. Patrícia Wadt

  • A década de 1980 foi um "divisor de águas" porque a partir desse momento inicio-se a luta pelo direito à saúde e a democratização da saúde. Antes disso, as ações de saúde estavam voltadas para a cura de doenças e as informações eram meramente estatísticas e não havia uma tomada de decisão com potencial para atingir a toda a população.

    Os debates sobre as políticas de saúde voltaram a ser discutidas e as informações ainda se baseavam no modelo emissor-receptor.

    Esse tipo de questão pede que você analise quais afirmativas estão corretas e posteriormente marque a alternativa que traz as afirmativas corretas.

    Estão corretas as afirmativas: I, II e III.

    a) Está errada pois de acordo com a história, a década de 80 foi um divisor de águas e trouxe todos as ações descritas nas assertivas.

    b) Certo, como vimos na história da saúde pública, na década de 80 trouxe grandes feitos para a saúde pública no Brasil.

    c) Errado. Temos todas as assertivas como certa e aqui está considerando apenas uma.

    d) Errado. Todas estão corretas e não só a II

    e) Todas as assertivas estão certas, e por isso devem ser consideradas. Essa alternativa está errada.

    Gabarito: B

  • A década de 1980 foi um "divisor de águas" porque a partir desse momento inicio-se a luta pelo direito à saúde e a democratização da saúde. Antes disso, as ações de saúde estavam voltadas para a cura de doenças e as informações eram meramente estatísticas e não havia uma tomada de decisão com potencial para atingir a toda a população.

    Os debates sobre as políticas de saúde voltaram a ser discutidas e as informações ainda se baseavam no modelo emissor-receptor.

    Esse tipo de questão pede que você analise quais afirmativas estão corretas e posteriormente marque a alternativa que traz as afirmativas corretas.

    Estão corretas as afirmativas: I, II e III.

    a) Está errada pois de acordo com a história, a década de 80 foi um divisor de águas e trouxe todos as ações descritas nas assertivas.

    b) Certo, como vimos na história da saúde pública, na década de 80 trouxe grandes feitos para a saúde pública no Brasil.

    c) Errado. Temos todas as assertivas como certa e aqui está considerando apenas uma.

    d) Errado. Todas estão corretas e não só a II

    e) Todas as assertivas estão certas, e por isso devem ser consideradas. Essa alternativa está errada.

    Gabarito: B

  • o que seria um um modelo de gestão “emissor-receptor" ?

  • O  que seria um um modelo de gestão “emissor-receptor"  ?

  • Dica: A década de 1980 é diferente do ano de 1980, errei a questão por questão de interpretação/desatenção. Na década de 80 ocorrerão realmente muitos fatos importantes: ano de 1981 - Decreto n 86329 institui o CONASP; ano de 1985 - fim da ditadura militar; ano de 1986 - VIII Conferência Nacional de Saúde; ano de 1987 - Decreto n 94657 estabelece o programa de desenvolvimento do SUDS e no ano de 1988 - promulgação da CF/88 - criação do SUS. Portanto considerando esta sequencia de importantes acontecimentos e os desdobramentos deles todos os itens estão corretos. Gabarito letra B.

  • Markus, eu entendi assim: A questão diz que emissor (Governo) passa uma informação ao seu receptor (usuário) e este entende a mensagem exatamente como ela foi dita ( EMISSOR-RECEPTOR). Mas hoje para a saúde deve ser ao contrário. Os usuários quem devem passar as informações aos Entes federativos/Governo. Os usuários são a base para a formulação das ações e políticas de saúde. A Participação popular é indispensável à saúde.


ID
2585155
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

É uma ação de promoção da saúde, segundo o modelo de História Natural da Doença:

Alternativas
Comentários
  • B - CORRETO - A prevenção primária subdivide-se, por sua vez, em dois níveis: a promoção da saúde e a proteção específica. A promoção da saúde são as ações que incidem sobre melhorias gerais nas condições de vida de indivíduos, famílias e comunidades, beneficiando a saúde e a qualidade de vida de modo geral, obstaculizando um grande número de diferentes processos patogênicos. Saneamento básico, com distribuição de água potável e esgotamento sanitário; disposição e coleta de lixo adequadas; boas condições de moradia, nutrição, trabalho e transporte; acesso a serviços, informações e insumos em educação, saúde, lazer e cultura; controle da qualidade do ar, do nível de ruído, da radiação e de outras fontes de poluição ambiental; regulação dos espaços públicos em relação à segurança quanto a acidentes e violências; promoção e proteção dos direitos humanos são exemplos de ações de promoção da saúde que, ao longo do tempo, foram sendo incorporados às práticas de prevenção.

    C - ERRADO! A vacinação é exemplo de ação preventiva para proteção específica.

  • A - Cura

    B - Promoção

    C- Prevenção

    D- Cura, profilaxia e prevenção

    E- Cura, profilaxia e prevenção

  • Em 08/12/19 às 15:41, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 08/11/19 às 19:32, você respondeu a opção C.

    !

    Você e


ID
2813467
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No início do século XX, o sanitarismo campanhista visava, principalmente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. O nascimento da saúde pública no Brasil deu-se na transição do século XIX para o século XX, no período compreendido entre o fim da monarquia e o início da "República Velha". Configurou-se em um processo de elaboração de normas e organizações sanitárias e de mudança nas práticas dominantes até então. Ficou conhecido como "sanitarismo campanhista", foi marcante nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, visou principalmente sanear os espaços de circulação das mercadorias exportáveis e predominou até meados dos anos 60.

  • O nascimento da saúde pública no Brasil deu-se na transição do século XIX para o século XX, no período compreendido entre o fim da monarquia e o início da "República Velha". Configurou-se em um processo de elaboração de normas e organizações sanitárias e de mudança nas práticas dominantes até então. Ficou conhecido como "sanitarismo campanhista", foi marcante nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, visou principalmente sanear os espaços de circulação das mercadorias exportáveis e predominou até meados dos anos 60.

     

    Na década de 20 surgem, no bojo da industrialização incipiente, as Caixas de Aposentadoria e Pensões, que são substituídas na década de 30 pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões, unificados na década de 60 para criar o Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social. Esta situação compõe os marcos administrativos nas políticas de saúde pública no Brasil de 1923 a 1975, período em que é possível evidenciar a duplicidade assistência/previdência, caracterizada pelo privilégio exercido pela prática médica curativa, individual, assistencialista e especializada, em detrimento da saúde pública, bem como o desenvolvimento de um sistema que priorizava a capitalização da medicina e a sua produção privada.

     

    Em 1975, a Lei 6229 organiza o Sistema Nacional de Saúde e estabelece as principais competências das distintas esferas de governo. Essa organização tinha forte característica centralizadora no nível federal e nítida dicotomia entre as ações coletivas (competência do Ministério da Saúde) e individuais (competência do Ministério da Previdência e Assistência Social), o que fazia com que não se estabelecesse um comando único em cada esfera de governo. No nível federal, além das competências do Ministério da Previdência e Assistência Social e do Ministério da Saúde, também se definiam competências para os Ministérios da Educação, do Trabalho e do Interior.

     

    Esse sistema recebeu fortes críticas de setores acadêmicos (Universidades, Departamentos de Medicina Preventiva e Social e Escolas de Saúde Pública) e de setores da sociedade civil. Já na década de 80, principalmente a partir de 1985, no interior do processo de redemocratização do país, deu-se o nascimento de um considerável movimento de múltiplos atores políticos chamado Movimento da Reforma Sanitária.

     

    O grande marco histórico nesse processo foi, sem dúvida alguma, a VIII Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em março de 1986, que contou com a participação de diversos setores organizados da sociedade e na qual houve um consenso de que para o setor da saúde no Brasil não era suficiente uma mera reforma administrativa e financeira, mas sim uma mudança em todo o arcabouço jurídico-institucional vigente, que contemplasse a ampliação do conceito de saúde segundo os preceitos da reforma sanitária. O relatório produzido nessa Conferência serviu de referência para os constituintes que elaboraram a Constituição de 1988.

     

     

    https://scielosp.org/article/rpsp/2000.v8n1-2/85-91/pt/

  • Sanitarismo Campanhista , do início do século, estava ligado ao modelo econômico agroexportador, fortemente assentado na exportação cafeeira; exigia do sistema de saúde política de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e erradicação ou controle das doenças que poderiam afetar a exportação. Este modelo se mostrava através de visão militarista de combate às doenças de massa, de concentração de decisões e de estilo repressivo de intervenção sobre os corpos individual e social

  • QUESTÃO :

    Início do século XX :

    SANITARISMO campanhista visava , PRINCIPALMENTE :

    GABARITO : A )

    SANEAR ( SOLUCIONAR / controlar as doenças que poderiam afetar a exportação ) espaços de circulação das mercadorias exportáveis .

  • 1904 : Revolta da Vacina

    1923: Lei Elói Chaves

    1923- 1933: criação do CAPS ( caixa de aposentadoria e pensão)

    1937: instituição das conferencias de saúde no Brasil- governo Getúlio Vargas

    1933- 1966: Criação do IAPS ( instituto de administração financeira da Previdência e Assistência social)

    1953: criação do Ministério da Saúde- 2° conferencia nacional de saúde- separação dos Ministérios de saúde e educação

    1966- 1977: Criação do INPS- concede benefícios ( IAPAS gestão)+INAMPS ( médico)- dividido pelo SIMPAS)

    1977: 1 conferência internacional sobre atenção primária à saúde ( Alma Ata)

    1977-1993: INAMPS ( assistência médica previdenciária)

    1983: Implementação do AIS ( ações integradas de saúde)

    1986: em março 8° Conferência Nacional de saúde

    1987:em julho foi criado o SUDS ( sistema unificado e descentralizado de saúde)

    1988 : CF-88- título para Saúde- criação do SUS

    1990: Lei 8080 regulamento o SUS( Lei orgânica da saúde)- extingue INAMPS, incorporando-o ao Ministério da Saúde

    1990: Lei 8142 financiamento e participação da população

  • O modelo campanhista – influenciado por interesses agroexportadores no início do século XX – baseou-se em campanhas sanitárias para combater as epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola, implementando programas de vacinação obrigatória, desinfecção dos espaços públicos e domiciliares e outras ações de medicalização do espaço urbano, que atingiram, em sua maioria, as camadas menos favorecidas da população. Esse modelo predominou no cenário das políticas de saúde brasileiras até o início da década de 1960.

    ANTECEDENTES HISTÓRICOS

    Sanitarismo Campanhista , do início do século, estava ligado ao modelo econômico agroexportador, fortemente assentado na exportação cafeeira; exigia do sistema de saúde política de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e erradicação ou controle das doenças que poderiam afetar a exportação. Este modelo se mostrava através de visão militarista de combate às doenças de massa, de concentração de decisões e de estilo repressivo de intervenção sobre os corpos individual e social.

    O modelo, embora não hegemônico, continuou convivendo no aparelho de Estado, responsabilizando-se pelas ações coletivas e campanhas

    LETRA --A

  • O Sanitarismo Campanhista , do início do século, estava ligado ao modelo econômico agroexportador, fortemente assentado na exportação cafeeira; exigia do sistema de saúde política de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e erradicação ou controle das doenças que poderiam afetar a exportação. 

    Resposta: A.


ID
2813470
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.


A ______________________________ ocorrida em março de 1986, contou com a participação de diversos setores organizados da sociedade e, nela, houve um consenso de que, para o setor da saúde no Brasil, não era suficiente uma mera reforma administrativa e financeira, mas sim uma mudança em todo o arcabouço jurídico-institucional vigente, que contemplasse a ampliação do conceito de saúde segundo os preceitos da reforma sanitária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. 

    Em 1975, a Lei 6229 organiza o Sistema Nacional de Saúde e estabelece as principais competências das distintas esferas de governo. Essa organização tinha forte característica centralizadora no nível federal e nítida dicotomia entre as ações coletivas (competência do Ministério da Saúde) e individuais (competência do Ministério da Previdência e Assistência Social), o que fazia com que não se estabelecesse um comando único em cada esfera de governo. No nível federal, além das competências do Ministério da Previdência e Assistência Social e do Ministério da Saúde, também se definiam competências para os Ministérios da Educação, do Trabalho e do Interior.

    Esse sistema recebeu fortes críticas de setores acadêmicos (Universidades, Departamentos de Medicina Preventiva e Social e Escolas de Saúde Pública) e de setores da sociedade civil. Já na década de 80, principalmente a partir de 1985, no interior do processo de redemocratização do país, deu-se o nascimento de um considerável movimento de múltiplos atores políticos chamado Movimento da Reforma Sanitária.

    O grande marco histórico nesse processo foi, sem dúvida alguma, a VIII Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em março de 1986, que contou com a participação de diversos setores organizados da sociedade e na qual houve um consenso de que para o setor da saúde no Brasil não era suficiente uma mera reforma administrativa e financeira, mas sim uma mudança em todo o arcabouço jurídico-institucional vigente, que contemplasse a ampliação do conceito de saúde segundo os preceitos da reforma sanitária. O relatório produzido nessa Conferência serviu de referência para os constituintes que elaboraram a Constituição de 1988.

     

    Fonte: internet.

  • Um marco na história das Conferências!

    8ª Conferência Nacional da Saúde - 1986.

     

    A 8ª Conferência Nacional da Saúde, realizada em março de 1986, é considerada um marco na história das conferências. Foi a primeira Conferência Nacional da Saúde aberta à sociedade e resultou na implantação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS), um convênio entre o INAMPS e os governos estaduais, mas o mais importante foi ter formado as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira de 5 de outubro de 1988. Além disso desempenhou um importante papel na propagação do movimento da Reforma Sanitária.

     

    Convocada pelo ministro Carlos Santanna e realizada sob a gestão de Roberto Figueira Santos, a 8ª Conferência teve sua Comissão Organizadora presidida por Sergio Arouca, uma das principais lideranças do Movimento da Reforma Sanitária. Os eixos temáticos da conferência eram compostos por três itens:

    1) saúde como direito;

    2) reformulação do Sistema Nacional de Saúde; e

    3) financiamento do setor. Um amplo processo de mobilização social, que articulou representação de diferentes segmentos e estimulou a realização de pré-conferências nos estados, permitiu a reunião de cerca de quatro mil pessoas em Brasília, dos quais mil eram delegados com direito a voz e voto, para discutir os rumos do sistema de saúde.

  • 8a. Conferência Nacional de Saúde - 1986

  • A - 1967 - Quarta Conferência Nacional de Cuidados em Saúde Pública;

    B - 1986- Oitava Conferência Nacional de Saúde

    C - 1978 - Conferência de Alma Ata

    D - 1978 - Primeira Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde = Conferência Alma Ata

    E - 1991- Terceira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde

  • QUESTÃO :

    Saúde no BRASIL ñ era suficiente a reforma administrativa e financeira, mas sim , mudar o arcabouço jurídico-institucional :

    AMPLIAR CONCEITO DE SAÚDE segundo os preceitos da REFORMA SANITÁRIA ;

    GABARITO B ) :

    1986 : OITAVA CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE : ( MARCO DA SAÚDE ) .

    Resultou na implantação do SUDS (Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde) ,convênio entre INAMPS e governos estaduais.

    Temas da CONFERÊNCIA :

    DIREITO À SAÚDE;

    REFORMULAR SNS ( Sistema Nacional de Saúde );

    FINANCIAR o setor .

  • 1986 = oitava conferência, pós regime militar, BASES para o SUS, 1° com participação popular

  • GABARITO: LETRA B

    A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada entre 17 e 21 de março de 1986, foi um dos momentos mais importantes na definição do Sistema Único de Saúde (SUS) e debateu três temas principais: ‘A saúde como dever do Estado e direito do cidadão’, ‘A reformulação do Sistema Nacional de Saúde’ e ‘O financiamento setorial’.

  • 8° Conferência em 1986 e teve com Presidente da Comissão, o Professor Sergio Arouca

  • 8° Conferência em 1986 e teve com Presidente da Comissão, o Professor Sergio Arouca

  • A 8a. Conferencia Nacional de Saúde foi um marco de mudanças porque o povo tinha por objetivo mudanças na saúde no Brasil. foi um marco na reforma sanitária, além de trazer novas concepções de saúde. fora ter possibilitado a participação comunitaria.

  • R: Letra B.

    Lembre-se a 8ª Conferência Nacional de Saúde foi em 1986, 2 anos antes da constituição de 1988.


ID
2995117
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

    O ministério da Saúde foi criado em 25 de Julho de 1953 pela Lei 1.920, assinada por Getúlio Vargas.

  • Isso, Diego! Mas saliento que ele foi mesmo desmembrado do Ministério da Educação e Saúde.

  • 1953 - Criação do Ministério da saúde.

  • Gabarito E

    Sobre a alternativa B

    B) O texto constitucional demonstra claramente que a concepção do SUS estava baseado na formulação de um modelo de saúde voltado para as necessidades da população, procurando resgatar o compromisso do estado para com o bem-estar social, especialmente no que refere a saúde coletiva, consolidando-o como um dos direitos da cidadania. CERTA

    Constituição Federal

    Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

  • O Ministério da Saúde foi criado em 1953.

  • 1904 : Revolta da Vacina

    1923: Lei Elói Chaves

    1923- 1933: criação do CAPS ( caixa de aposentadoria e pensão)

    1937: instituição das conferencias de saúde no Brasil- governo Getúlio Vargas

    1933- 1966: Criação do IAPS ( instituto de administração financeira da Previdência e Assistência social)

    1953: criação do Ministério da Saúde- 2° conferencia nacional de saúde- separação dos Ministérios de saúde e educação

    1966- 1977: Criação do INPS- concede benefícios ( IAPAS gestão)+INAMPS ( médico)- dividido pelo SIMPAS)

    1977: 1 conferência internacional sobre atenção primária à saúde ( Alma Ata)

    1977-1993: INAMPS ( assistência médica previdenciária)

    1983: Implementação do AIS ( ações integradas de saúde)

    1986: em março 8° Conferência Nacional de saúde

    1987:em julho foi criado o SUDS ( sistema unificado e descentralizado de saúde)

    1988 : CF-88- título para Saúde- criação do SUS

    1990: Lei 8080 regulamento o SUS( Lei orgânica da saúde)- extingue INAMPS, incorporando-o ao Ministério da Saúde

    1990: Lei 8142 financiamento e participação da população

  • O Ministério da saúde foi criado em 1953

  • GABARITO: LETRA E

    A criação do Ministério da Saúde foi em 25 de julho de 1953, Brasil.

  • O ministério da Saúde foi criado em 1953 a partir de um desmembramento do ministério da Educação!

  • Criado em 1953 com o desmembramento do MESP -Ministério de Educação e saúde ( Criado em 1930)

  • Ministério da Saúde foi criado em 1953

  • Em 1981 se tem a Instituição do Plano CONASP ( Conselho Consultivo de Administração da Saúde Previdenciária. O Plano se dividia em três grandes grupos de programas, um deles eram as Ações Integradas de Saúde (AIS) Que é um marco da atenção Primária.

  • O Ministério da Saúde foi criado em 1953, sendo um desdobramento do MESP-Ministério da Educação e Saúde criado em 1930, o qual evidenciava uma dicotomia entre saúde pública e assistência médica.


ID
3043996
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Caldas Novas - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No processo histórico e social da organização da saúde no Brasil, os temas saúde como direito, reformulação do sistema nacional de saúde e financiamento do setor saúde foram premissas da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito _ B

    A 8ª Conferência Nacional de Saúde realizada entre 17 e 21 de março de 1986, permitiu a participação da sociedade civil, foi um dos momentos mais importantes na definição do Sistema Único de Saúde (SUS) e debateu três temas principais: ‘A saúde como dever do Estado e direito do cidadão’, ‘A reformulação do Sistema Nacional de Saúde’ e ‘O financiamento setorial’. O relatório final aponta a importante conclusão de que as mudanças necessárias para a melhoria do sistema de saúde brasileiro não seriam alcançadas apenas com uma reforma administrativa e financeira. Era preciso que se ampliasse o conceito de saúde e se fizesse uma revisão da legislação. Em outras palavras, era preciso implantar uma Reforma Sanitária.

  • O que precisamos saber da VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE?

    – Grande marco da reforma sanitária brasileira;

    – Participação pela primeira vez dos usuários;

    – Discutiu e aprovou a unificação do sistema de saúde;

    Conceito ampliado de saúde;

    Saúde como direito de cidadania e dever do Estado;

    – Instituição de um Sistema Único de Saúde;

    – A partir dela se modificaram as bases de organização, deliberação e representação das Conferências Nacionais de Saúde.

    GAB.B

  • GABARITO: LETRA B

    A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada entre 17 e 21 de março de 1986, foi um dos momentos mais importantes na definição do Sistema Único de Saúde (SUS) e debateu três temas principais: ‘A saúde como dever do Estado e direito do cidadão’, ‘A reformulação do Sistema Nacional de Saúde’ e ‘O financiamento setorial’.

  • O fato marcante e fundamental para a discussão da questão Saúde no Brasil, ocorreu

    na preparação e realização da 8a Conferência Nacional de Saúde, realizada em março de

    1986, em Brasília - Distrito Federal. O temário central versou sobre: I A Saúde como direito

    inerente a personalidade e à cidadania; II Reformulação do Sistema Nacional de Saúde, III

    Financiamento setorial 5 .


ID
3129805
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Os principais esteios da reforma sanitária brasileira foram

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? No âmbito da história da saúde no Brasil, o processo de reforma sanitária dos anos 1980 e a construção do Sistema Único de Saúde estão entre os temas mais estudados. A relevância desse evento para a proteção social e para a saúde pública brasileira, a identificação do processo de mudanças com a luta pelo retorno ao regime democrático; o fato de alguns de seus artífices mais importantes terem ocupado posições centrais nas instituições acadêmicas de saúde coletiva e cargos-chave na área das políticas de saúde ajudam a compreender a grande produção acadêmica sobre o tema.

    ? Fonte: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v21n1/0104-5970-hcsm-21-1-00015.pdf

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: LETRA B

    O movimento da Reforma Sanitária nasceu no contexto da luta contra a ditadura, no início da década de 1970. A expressão foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. Essas mudanças não abarcavam apenas o sistema, mas todo o setor saúde, em busca da melhoria das condições de vida da população.

    Grupos de médicos e outros profissionais preocupados com a saúde pública desenvolveram teses e integraram discussões políticas. Este processo teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986. Entre os políticos que se dedicaram a esta luta está o sanitarista Sergio Arouca.

    As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Fonte: https://pensesus.fiocruz.br/reforma-sanitaria

  • O item E tenta confundir o candidato quando coloca em conjunto as doenças infecctocontagiosas com as doenças crônicos-degenerativas como responsáveis pelo sistema de saúde ser incapaz de dar respostas. Contudo, sabe-se que ambas as formas de adoecimento não coexistiram de modo a ocasionar o exposto no item e tampouco foram o "esteio da reforma sanitária brasileira". Com relação aos modos de adoecimento, é importante citar a transição epidemiológica, muito bem colocada no artigo:

    "Entende-se por transição epidemiológica as mudanças ocorridas no tempo nos padrões de morte, morbidade e invalidez que caracterizam uma população específica e que, em geral, ocorrem em conjunto com outras transformações demográficas, sociais e econômicas (Omram, 2001; Santos-Preciado et al., 2003). O processo engloba três mudanças básicas: substituição das doenças transmissíveis por doenças não-transmissíveis e causas externas; deslocamento da carga de morbi-mortalidade dos grupos mais jovens aos grupos mais idosos; e transformação de uma situação em que predomina a mortalidade para outra na qual a morbidade é dominante. A definição da transição epidemiológica deve, assim, ser considerada componente de um conceito mais amplo apresentado por Lerner (1973) como transição da saúde, que inclui elementos das concepções e comportamentos sociais, correspondentes aos aspectos básicos da saúde nas populações humanas."

    Entende-se que, "embora o grupo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) seja muito abrangente, as doenças cardiovasculares (doenças isquêmicas do coração, doenças cérebros-vasculares e hipertensão), as chamadas crônico-degenerativas (câncer, diabetes, doenças renais e reumáticas, etc.), os agravos decorrentes das causas externas (acidentes, violências e envenenamentos) e os transtornos de natureza mental são reconhecidos como os mais prevalentes no Brasil, contribuindo sobremaneira na carga global de doenças do país". >> Isso após a transição epidemiológica, ok!?

    Referências:

    http://www.scielo.br/pdf/csc/v9n4/a11v9n4.pdf

    http://www.saude.df.gov.br/doencas-nao-transmissiveis/

  • COMENTÁRIOS

    Esteio é onde se escora, certo? Logo, a pergunta é: “ o que chacoalhou o país para o a visão e as ações sobre saúde e obrigatoriedade do Estado caminhasse para o que temos hoje?”.

    A autora Sara Escorel menciona exatamente esse termo: os principais esteios da reforma foram o movimento na academia, ou seja, nos departamentos de medicina preventiva e social, nas escolas de saúde pública, nos programas de pós-graduação em saúde comunitária; o movimento estudantil; os movimentos médicos, os projetos institucionais etc.

    Isso está, de forma simplificada, na segunda alternativa. Veja que é um movimento de múltiplos atores e interesses e que inclui a participação popular.

    Ou seja, com o fim da ditadura, movimentos em prol da universalidade do acesso à saúde de diversos segmentos da sociedade incluindo profissionais, gestores e sociedade, se fortaleceram a favor da saúde coletiva, não só sanitarista ou para fins econômicos.

    RESPOSTA: B.


ID
3299302
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Brasil é reconhecido internacionalmente como um país que tem um dos mais completos e bem-sucedidos programas de imunizações do mundo, constituindo-se em poderosa ferramenta de controle de doenças transmissíveis imunopreveníveis. O país consegue garantir altos índices de cobertura vacinal, atingindo de forma estável e universal todos os segmentos populacionais.


De acordo com o texto, esses objetivos vêm sendo obtidos graças ao

Alternativas
Comentários
  • PNI — essas três letras inspiram respeito internacional entre especialistas de saúde pública, pois sabem que se trata do Programa Nacional de Imunizações, do Brasil, um dos países mais populosos e de território mais extenso no mundo e onde nos últimos 30 anos foram eliminadas ou são mantidas sob controle as doenças preveníveis por meio da vacinação.

    O Programa Nacional de Imunizações, nascido em 18 de setembro de 1973, chega aos 30 anos em condições de mostrar resultados e avanços notáveis. O que foi alcançado pelo Brasil, em imunizações, está muito além do que foi conseguido por qualquer outro país de dimensões continentais e de tão grande diversidade socioeconômica. No campo das imunizações, somos vistos com respeito e admiração até por países dotados de condições mais propícias para esse trabalho, por terem população menor e ou disporem de espectro social e econômico diferenciado. Desde as primeiras vacinações, em 1804, o Brasil acumulou quase 200 anos de imunizações — sendo que nos últimos 30 anos, com a criação do PNI, desenvolveu ações planejadas e sistematizadas. Estratégias diversas, campanhas, varreduras, rotina e bloqueios erradicaram a febre amarela urbana em 1942, a varíola em 1973 e a poliomielite em 1989, controlaram o sarampo, o tétano neonatal, as formas graves da tuberculose, a difteria, o tétano acidental, a coqueluche. Mais recentemente, implementaram medidas para o controle das infecções pelo Haemophilus influenzae tipo b, da rubéola e da síndrome da rubéola congênita, da hepatite B, da influenza e suas complicações nos idosos, também das infecções pneumocócicas. Hoje, os quase 180 milhões de cidadãos brasileiros convivem num panorama de saúde pública de reduzida ocorrência de óbitos por doenças imunopreveníveis.

    O País investiu recursos vultosos na adequação de sua Rede de Frio, na vigilância de eventos adversos pós-vacinais, na universalidade de atendimento, nos seus sistemas de informação, descentralizou as ações e garantiu capacitação e atualização técnico-gerencial para seus gestores em todos os âmbitos. As campanhas nacionais de vacinação, voltadas em cada ocasião para diferentes faixas etárias, proporcionaram o crescimento da conscientização social a respeito da cultura em saúde.

    FONTE: Programa Nacional de Imunizações 30 anos. Ministério da Saúde

    LETRA --A

  • Bom, querendo ou não, a letra D também não deixa de estar correta.

  • Por que a letra "d" está errada? Alguém poderia ajudar?

    Obrigada!!


ID
3417235
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No final da década de 1970, diversos segmentos da sociedade civil, insatisfeitos com o sistema de saúde brasileiro, iniciaram um movimento que lutava pela atenção à saúde como um direito de todos e um dever do Estado. Esse movimento é conhecido como Reforma Sanitária Brasileira. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acertei. Mas, achei difícil a questão. Fiquei em dúvida entre o gabarito e a alternativa E. Alguém poderia explicar?

  • Porque a alternativa C não está correta?

  • A alternativa C não está correta porque afirma um processo de trabalho integrado na saúde, enquanto o que acontecia era a fragmentação no setor saúde. Inclusive, no 1º Simpósio de Política Nacional de Saúde (1979) estabelecia como um dos princípios centrais a serem adotas pela Reforma Sanitária a integração entre saúde previdenciária e a saúde pública.

  • Não existia ações de saúde de forma integral. Tudo era muito fragmentado e excludente.

  • Porque não pode ser a questão E?

  • NÃO PODE SER A LETRA "E"

    Pois o modelo da saúde natural é focado no profissional médico e depois de instalada a doença no indivíduo.

    Nesta época já se pensava em "prevenção" (de uma forma grosseira).

    Além de que não tinha etapas bem delimitadas.

    Dá pra confundir mesmo.

  • O erro da letra E consiste em afirmar que "A Reforma Sanitária pode ser sintetizada no modelo da história natural e prevenção de doenças e agravos à saúde, no qual cada etapa da prevenção é bem delimitada". A Reforma Sanitária foi um movimento bem maior que esta mera síntese, conforme aponta a letra D, no caso, o gabarito correto: A Reforma Sanitária tinha como ideia central uma reforma social, que incluía processos de mudanças dos pilares econômicos, sociais e culturais, determinantes da saúde e da doença.

  • Qual o erro da letra A?

  • Alternativa A - Déc de 70 - Modelo médico privatista


ID
3463003
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Historicamente, pode-se dizer que uma grande conquista do Movimento da Reforma Sanitária foi, em 1988, a definição na Constituição Federal (CF) de questões relativas ao setor da saúde. Em seguida, no ano de 1990, foi criada a lei que instituiu o Sistema Único de Saúde, com comando único em cada esfera de governo e definiu o Ministério da Saúde como gestor no âmbito da União, sendo está a Lei n°

Alternativas
Comentários
  • Letra. C

    Questão presente de mãe.

  • Letra C

    Ah, se todas as questões fossem assim!


ID
3463132
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Conhecer o processo histórico de conformação do sistema de saúde é necessário para a compreensão das bases atuais do Sistema Único de Saúde e também de um movimento importante, que é antecedente ao SUS e nasceu no contexto da luta contra a ditadura militar. Esse movimento foi

Alternativas
Comentários
  • R: letra B.

    No Brasil, o Movimento da Reforma Sanitária foi influenciado pelas reformulações na área da saúde ocorridas na Itália, e surgiu no início da década de 70 em defesa da democracia - lembrando que a ditadura militar no País compreendeu o período de 1964 a 1985.

    CONSTRUÇÃO DO SUS

    Movimento da Reforma Sanitária

    Surgimento:

    No Final dos anos de 1970 e início dos anos de

    1980, o agravamento das carências sociais,

    principalmente nos grandes centros urbanos, e o

    afrouxamento do regime autoritário desencadearam

    o surgimento de vários movimentos populares de

    caráter reivindicatório, dando início ao Movimento da

    Reforma Sanitária.


ID
3536695
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Seringueiras - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No Brasil, a Atenção Primária à Saúde incorpora os princípios da Reforma Sanitária, levando o Sistema Único de Saúde (SUS) a adotar a designação Atenção Básica à Saúde (ABS) para enfatizar a:

Alternativas
Comentários
  • R: Letra A.

    No Brasil, a APS incorpora os princípios da Reforma Sanitária, levando o Sistema Único de Saúde (SUS) a adotar a designação Atenção Básica à Saúde (ABS) para enfatizar a reorientação do modelo assistencial, a partir de um sistema universal e integrado de atenção à saúde.

  • fonte: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/ateprisau.html


ID
3547717
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Prata - PB
Ano
2017
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Qual foi o personagem mais importante na luta contra a Febre Amarela e que estabeleceu para o seu controle um modelo de intervenção conhecido como “Campanhista”, que até hoje é amplamente utilizado na Saúde Pública no Brasil?

Alternativas
Comentários
  • R: Letra A.

  • A banca foi boazinha, poderia ter colocado Carlos Chagas pra confundir rs

  • Oswaldo Cruz teve a missão de erradicar a Febre amarela


ID
3547798
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Prata - PB
Ano
2017
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Qual o principal movimento que revolucionou a área de Saúde Pública e lançou as bases do Sistema Único de Saúde, no Brasil?

Alternativas
Comentários
  • R: Letra E.

  • Gabarito (E)

    -Movimento da Reforma Sanitária (1980)

  • Bolsa família kk

  • Movimento da Reforma Sanitária que começou a partir da década 1970, no período da ditadura ainda.


ID
3634126
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Campo Mourão - PR
Ano
2015
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Quanto a história do sistema de saúde no Brasil está correto afirmar, exceto: 

Alternativas
Comentários
  • O INAMPS que criou o SUDS.

  • Letra D

    O INAMPS dispunha de estabelecimentos próprios, mas a maior parte do atendimento era realizado pela iniciativa privada (e não nestes estabelecimentos); os convênios estabeleciam a remuneração por procedimento, consolidando a lógica de cuidar da doença e não da saúde.

    fonte:

  • Porque a letra B estaria errada, considerando o "exceto" no final da questão ?
  • o INAMPS veio do do SIMPAS que era uma autarquia federal e surgiu em 1977.

  • De onde o Inamps foi criado em 1990??? oi???

  • o advento do Sistema Único de Saúde (SUS), a atuação do Ministério da Saúde se resumia às atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças (por exemplo, vacinação), realizadas em caráter universal, e à assistência médico-hospitalar para poucas doenças; servia aos indigentes, ou seja, a quem não tinha acesso ao atendimento pelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social. O INAMPS foi criado pelo regime militar em 1974 pelo desmembramento do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que hoje é o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); era uma autarquia filiada ao Ministério da Previdência e Assistência Social (hoje Ministério da Previdência Social), e tinha a finalidade de prestar atendimento médico aos que contribuíam com a previdência social, ou seja, aos empregados de carteira assinada. O INAMPS dispunha de estabelecimentos próprios, mas a maior parte do atendimento era realizado pela iniciativa privada; os convênios estabeleciam a remuneração por procedimento, consolidando a lógica de cuidar da doença e não da saúde.

  • essa questão esta mal feita o INAMPS É 1977

  • Questão mal feita. O INAMPS foi criado em 1977.

  • Não entendi a última alternativa. O SUDS não foi criado em 1987 DEPOIS do INAMPS? O SUS não foi instituído em 1988? alguém me ajuda a entender essa questão????

  • Outro erro na questão é que o INAMPS não proporcionava a MAIOR parte dos atendimentos em seus estabelecimentos, e sim por convênios com a rede privada.

  • LETRA A: Antes do advento do Sistema Único de Saúde (SUS), a atuação do Ministério da Saúde se resumia às atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças (por exemplo, vacinação), realizadas em caráter universal, e à assistência médico-hospitalar para poucas doenças;

    LETRA B: servia aos indigentes, ou seja, a quem não tinha acesso ao atendimento pelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social.

    LETRA C: O INAMPS foi criado pelo regime militar em 1974 pelo desmembramento do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), que hoje é o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS);

    era uma autarquia filiada ao Ministério da Previdência e Assistência Social (hoje Ministério da Previdência Social), e tinha a finalidade de prestar atendimento médico aos que contribuíam com a previdência social, ou seja, aos empregados de carteira assinada.

    LETRA D: O INAMPS dispunha de estabelecimentos próprios, mas a maior parte do atendimento era realizado pela iniciativa privada; os convênios estabeleciam a remuneração por procedimento, consolidando a lógica de cuidar da doença e não da saúde.

    É a única que não está de ACORDO com o site que eles tiraram para fazer essa questão.

    O movimento da Reforma Sanitária nasceu no meio acadêmico no início da década de 70 como forma de oposição técnica e política ao regime militar, sendo abraçado por outros setores da sociedade e pelo partido de oposição da época — o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), atual Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em meados da década de 70, com o fim do milagre econômico, ocorreu uma crise do financiamento da previdência social, com repercussões no INAMPS.

    LETRA E: A implantação do SUS foi realizada de forma gradual: primeiro veio o SUDS; depois, a incorporação do INAMPS ao Ministério da Saúde (Decreto nº 99.060, de 7 de março de 1990); e por fim a Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990) fundou o SUS. Em poucos meses foi lançada a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que imprimiu ao SUS uma de suas principais características: o controle social, ou seja, a participação dos usuários (população) na gestão do serviço. O INAMPS só foi extinto em 27 de julho de 1993 pela Lei nº 8.689.

  • O INAMPS não foi criado em 1977?

  • Entendi nada de nada.

  • Letra E está certa!

    1) Primeiro veio o SUDS em 1987.

    2) Um aparente passo significativo na direção do cumprimento desta definição constitucional de construção do Sistema Único de Saúde, foi a publicação do Decreto nº. 99.060, de 7 de março de 1990, que transferiu o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) do Ministério da Previdência para o Ministério da Saúde.

    3) Portanto, anterior à promulgação da Lei 8.080, que só ocorreu em setembro do mesmo ano (1990).

  • O INAMPS foi criado em 1977 e não em 1974. Questão que caberia recurso. Quem como Deus, ninguém como Deus. Rumo à aprovação. Vai dar certo!
  • A LOS fundou o SUS? Pensei que tivesse apenas regulamentado.

  • no item E afirma que a Lei Organiza criou o SUS. Mas eu já vi outras questões considerarem que o SUS foi criado pela Constituição de 88, e regulamentado pelas leis Orgânicas 8080 e 8142.
  • fonte: vozes da fcc

  • Lei 8.080 FUNDOU o SUS?? Jamais, o uso desse termo, para mim, já torna o item incorreto, pois a lei 8.080 regulamentou o SUS que foi criado pela Constituição de 1988. Além disso, a data de criação do INAMPS está incorreta também, tendo sido criado em 1977. Ou seja, questão extremamente mal formulada.


ID
3709999
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR
Ano
2008
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Reforma Sanitária Brasileira possui quatro grandes princípios: conceito ampliado de saúde – reconhecimento da saúde como direito de todos e dever do estado – promoção da justiça social – princípios organizativos. Sobre o texto anterior, no que se refere ao Princípio da Justiça Social, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra C Incorreta. O acesso à informação não criando canais que viabilizem a circulação constante das decisões, constitui foco de decisão política fundamental.

    Deve-se criar canais de informação sobre as decisões.


ID
3744475
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A criação do SUS é um legado de crenças democráticas e socialistas, que surgiram durante a democratização do Brasil, no final de década de 1980. Contemplado pela Constituição de 1988, o SUS foi organizado a partir da Lei Nº 8080 (1990), que visou regular, em todo o território nacional, as ações e os serviços de saúde, tendo como um dos seus princípios

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    A letra E refere-se ao dos princípios?

  • Muita gente marcou a letra D, mas ela esta errada por flar que é em direção federal. IX - descentralização político-administrativa, com direção única no governo federal.

    O certo é : IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo

  • R: Letra E. (inciso 13)

    XIII - organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no , obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

    III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;

    IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;

    V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde;

    VI - divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário;

    VII - utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática;

    VIII - participação da comunidade;

    IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:

    a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;

    b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde;

    X - integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico;

    XI - conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população;

    XII - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e

    XIII - organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

    XIV – organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral, que garanta, entre outros, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras, em conformidade com a .           

  • correção:

    a- das pessoas, não só dos profissionais de saúde

    b- sem privilégios


ID
3756670
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Desde a Reforma Sanitária Brasileira até os dias atuais, o SUS tem sofrido muitos ataques e diversos retrocessos, especialmente na conjuntura da Emenda Constitucional 95/2016. O único documento normativo que claramente explicita a Defesa do SUS como uma atividade dos trabalhadores, gestores e usuários é o Pacto da Saúde 2006, que inclui

Alternativas
Comentários
  • R: Letra B.

    Atividade de repolitização da saúde, como uma clara estratégia de mobilização social.


ID
3778711
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

As reformas do setor saúde, empreendidas nos anos 90, como expressão temática das reformas econômicas liberais com origem no Consenso de Washington, fracassaram


PORQUE


se fixaram em ideias-força, como privatização, separação de funções, novos arranjos organizativos e introdução de mecanismos de competição que não foram capazes de gerar valor para os cidadãos comuns que utilizam os sistemas de atenção à saúde.

Alternativas
Comentários
  • Primeiro vamos entender esse Consenso de Washington : Trata-se de um encontro ocorrido em 1989, na capital dos Estados Unidos. Nesse encontro, realizou-se uma série de recomendações visando ao desenvolvimento e à ampliação do neoliberalismo nos países da América Latina. As recomendações eram

    Reforma fiscal: promover profundas alterações no sistema tributário (arrecadação de impostos), no sentido de diminuir os tributos para as grandes empresas para que elas aumentassem seus lucros e o seu grau de competitividade;

    Abertura comercial: proporcionar o aumento das importações e das exportações através da redução das tarifas alfandegárias;

    Política de Privatizações: reduzir ao máximo a participação do Estado na economia, no sentido de transferir a todo custo as empresas estatais para a iniciativa privada;

    Redução fiscal do Estado: reduzir os gastos do Estado através do corte em massa de funcionários, terceirizando o maior número possível de serviços, e diminuição das leis trabalhistas e do valor real dos salários, a fim de cortar gastos por parte do governo e garantir arrecadação suficiente para o pagamento da dívida pública.

    Nesse sentido, as premissas acima divergem das políticas de saúde que ocorriam nos anos 90 que buscavam a igualdade social, participação popular, etc. Então, no segundo paragrafo do texto temos justamente a razão pelo qual essas ideias fracassaram.

    Gabarito B


ID
3817171
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, foi um acontecimento importante que influenciou a criação do SUS. Em relação ao Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3817174
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A reforma sanitária foi o principal movimento na construção do SUS vigente no Brasil. O marco referencial definitivo na institucionalização das propostas desse movimento foi:

Alternativas

ID
3832552
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A análise da evolução das políticas de saúde no Brasil mostra que

Alternativas
Comentários
  • R: Letra B.

    Houve migração do modelo curativo para o modelo preventivo.

  • Acertei, por exclusão. Mas é incorreto afirmar que houve migração. Podemos entender que a integralidade conjuga os dois modelos, priorizando a prevenção, contudo sem abandonar o modelo assistencial/curativo.
  • Erro da E?

  • gab b

    b-houve sim uma migração, pois o modelo curativo visava somente a cura. hoje com o modelo preventivo ALÉM DE CURA, protege, promove, recupera, reabilita

    e- a migração que houve foi a da letra B e não da E, já que hoje é tudo junto, priorizando, ainda que lentamente, a promoção E proteção


ID
3887521
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de São Carlos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A respeito do Sistema Único de Saúde (SUS), sabemos que é o conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. Entretanto, historicamente, este sistema foi uma conquista advinda de reinvindicações, é correto afirmar que o movimento desta conquista foi nomeado de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • R: Letra B.

    A Reforma Sanitária brasileira nasceu na luta contra a ditadura, com o tema Saúde e Democracia, e estruturou-se nas universidades, no movimento sindical, em experiências regionais de organização de serviços. Esse movimento social consolidou-se na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, na qual, pela primeira vez, mais de cinco mil representantes de todos os seguimentos da sociedade civil discutiram um novo modelo de saúde para o Brasil. O resultado foi garantir na Constituição, por meio de emenda popular, que a saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado."

    Sergio Arouca, 1998.

    O termo “Reforma Sanitária” foi usado pela primeira vez no país em função da reforma sanitária italiana. A expressão ficou esquecida por um tempo até ser recuperada nos debates prévios à 8ª Conferência Nacional de Saúde, quando foi usada para se referir ao conjunto de que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde.


ID
3901396
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O caráter residual do sistema de saúde que vem se consolidando historicamente no Brasil, desde a década de 1980, provocou desdobramentos no campo da assistência privada à saúde e na expansão de novos mecanismos financeiros no setor. Essa conformação gerou na política de saúde:

Alternativas
Comentários
  • R: Letra A.

    Um formato híbrido – público e privado – integrando agentes variados para a oferta de serviços e captação de clientes no mercado de saúde.

    A dinâmica das decisões governamentais e das ações privadas – estas

    últimas em grande parte como resposta a estímulos governamentais, no caso

    das empresas empregadoras ou operadoras de planos de saúde, ou como

    alternativa de assistência diante da deterioração da assistência pública, ou ao

    encarecimento da medicina liberal, no caso dos usuários – foi constituindo o

    arranjo institucional da assistência à saúde no Brasil.

    Tal arranjo assumiu um formato híbrido – público e privado –, integrando agentes variados, articulados por um conjunto de regras, inicialmente definidas prioritariamente pelo

    Poder Público, que era o agente regulador, mesmo que isso se fizesse de

    forma precária, em razão da captura do governo pelos interesses privados,

    particularmente dos prestadores de serviços. Em um segundo momento,

    esse espaço de regulação foi sendo ocupado e disputado por agentes privados representantes do segmento da assistência supletiva, concomitantemente

    ao processo de autonomização em relação ao setor público.

  • gab a

    correções com base na lei 8.080/90

    a- caráter complementar = privado ajuda o público

    b- não é só público o SUS!

    c- questão fala de modo geral e não apenas municipal

    d- SUS é tripartite


ID
3950953
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que contenha alguns desafios a serem vencidos para resgatar preceitos da Reforma Sanitária

Alternativas
Comentários
  • R: letra B.

    Alguns desafios a serem vencidos para resgatar preceitos da Reforma Sanitária?

    Fortalecer os processos de regionalização cooperativa e solidária, na perspectiva da ampliação do acesso com equidade e considerar a diversidade cultural e a desigualdade socioeconômica presente no território nacional.

    De onde tiraram essa questão?

    Resposta:

    Mas o SUS é ainda uma reforma incompleta na Saúde, encontrando-se em

    pleno curso de mudanças.

    Muitos desafios para a produção de saúde permanecem, como

    por exemplo:

    - Qualificar o sistema de cogestão do SUS;

    - Criar um sistema de saúde em rede, que supere o isolamento dos

    serviços em níveis de atenção, o que produz baixa transversalização/

    comunicação entre as equipes e, consequentemente, segmentação 

    do cuidado e dificuldades de seguimento/continuidade da ação

    clínica pela equipe que cuida do usuário;

    - Fortalecer e qualificar a atenção básica e ampliá-la como estratégia

    organizadora das redes de cuidado em saúde;

    - Fortalecer os processos de regionalização cooperativa e solidária, na

    perspectiva da ampliação do acesso com equidade;

    - Considerar a diversidade cultural e a desigualdade socioeconômica

    presente no território nacional;

    - Considerar o complexo padrão epidemiológico do povo brasileiro, que

    requer a utilização de multiplicidade de estratégias e tecnologias;

    - Superar a disputa de recursos entre os entes federados, para a afirmação da contratação de corresponsabilidade sanitárias;

    - Diminuir a interferência da lógica privada na organização da rede de

    saúde, ampliando a co-responsabilização nos processos de cuidado

    de todos os serviços que compõem a rede do SUS;

    - Superar o entendimento de saúde como ausência de doença (cultura sanitária biomédica), para a ampliação e o fortalecimento da

    concepção de saúde como produção social, econômica e cultural;

    - Garantir recursos suficientes para o financiamento do SUS, para a

    superação do subfinanciamento;

    - Superar a fragmentação do processo de trabalho e das relações entre

    os diferentes profissionais;

    - Implantar diretrizes do acolhimento e da clínica ampliada, para a

    ratificação do compromisso ético-político dos serviços de saúde na

    defesa da vida;

    - Melhorar a interação nas equipes e qualificá-las para lidarem com

    as singularidades dos sujeitos e coletivos nas práticas de atenção

    à saúde;

    - Fomentar estratégias de valorização do trabalhador: promover melhorias nas condições de trabalho (ambiência), ampliar investimentos

    na qualificação dos trabalhadores, etc.

    - Fomentar processos de cogestão, valorizando e incentivando a inclusão dos trabalhadores e usuários em todo processo de produção

    de saúde;

    - Incorporar de forma efetiva nas práticas de gestão e de atenção os

    direitos dos usuários da saúde.

  • Fonte : https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_documento_gestores_trabalhadores_sus.pdf&ved=2ahUKEwjChfjiguHrAhUQIbkGHfNKD5IQFjAAegQIChAC&usg=AOvVaw01qc4Vv6jOL7zSMRrDHP9I

    PS. Já vi outras questões desse caderno.


ID
4006165
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Em meados da década de 70 e início dos anos 80, surgiu uma nova forma de encarar o planejamento em saúde, a partir das críticas e fracassos que acompanhavam a visão normativa adotada até aquele momento. Contudo, com o desenvolvimento das várias vertentes do planejamento estratégico e de suas releituras e reelaborações foram se desenvolvendo uma série de abordagens e métodos de planejamento em saúde e uma vasta literatura, na qual são utilizadas diferentes terminologias. O Sistema de Planejamento, Monitoramento e Avaliação das Ações em Saúde (Sisplam) consiste em um sistema federal de planejamento com uma pauta estabelecida, que busca responder às exigências constitucionais e legais, entre as quais figura a elaboração do plano plurianual (a cada quatro anos) e as propostas anuais de diretrizes orçamentárias e do orçamento que balizam a aprovação das respectivas leis. Assinale a alternativa que apresenta os objetivos do Sisplam.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • LETRA C. responde essa questão cortando os absurdos das outras altenartivas.

  • Principais objetivos do Sisplam:

    • estabelecer linhas gerais para a programação anual e para o monitoramento e a avaliação dos programas e ações do PPA no âmbito do MS;

    • possibilitar o acompanhamento sistemático e oportuno da execução físico-financeira e da evolução dos gastos dos programas e ações de saúde;

    • buscar eficiência, eficácia e efetividade na execução das ações do MS;

    • apoiar a gestão do MS e atender às demandas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Casa Civil, entre outros;

    • integrar os processos de trabalho, compatibilizando o Sisplam com outras iniciativas de monitoramento de ações existentes ou em desenvolvimento no âmbito do MS;

    • subsidiar a tomada de decisão por parte dos dirigentes do MS. Conferir maior visibilidade à programação estabelecida, mediante seu detalhamento operacional a cada ano.


ID
4099735
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A VIII Conferência Nacional de Saúde (CNS) foi um marco na história das conferências de saúde no Brasil. A esse respeito analise as afirmativas a seguir.

I. A VIII CNS consagrou uma concepção ampliada de saúde e o princípio da saúde como direito universal do cidadão e dever do Estado.
II. O temário da conferência era composto pelos itens saúde como direito; reformulação do Sistema Nacional de Saúde; e financiamento do setor.
III. A VIII CNS deu início aos debates sobre participação social, embora os representantes presentes ainda não tivessem direito à voz e voto nas discussões sobre os rumos do sistema de saúde.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s): 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • GABARITO: A

    A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada entre 17 e 21 de março de 1986, foi um dos momentos mais importantes na definição do Sistema Único de Saúde (SUS) e debateu três temas principais: ‘A saúde como dever do Estado e direito do cidadão’, ‘A reformulação do Sistema Nacional de Saúde’ e ‘O financiamento setorial’.

    Um amplo processo de mobilização social, que articulou representação de diferentes segmentos e estimulou a realização de pré-conferências nos estados, permitiu a reunião de cerca de quatro mil pessoas em Brasília, dos quais mil eram delegados com direito a voz e voto, para discutir os rumos do sistema de saúde.

     

    1986 - Realização da VIII Conferência Nacional de Saúde Constitui-se como marco para a saúde pública no Brasil pelo seu caráter democrático. Grande participação popular (em torno de 1000 delegados dos diversos segmentos [usuários, trabalhadores, partidos políticos, universidades, parlamentares, gestores] e cerca de 4000 participantes)


ID
4138057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com relação aos programas de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item seguinte.


A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão cuja finalidade é orientar a descentralização das ações e dos serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito, regionalização não é diretriz do SUS

  • Princípio organizativo

  • Concordo com Noemi Soares. Discordo do gabarito.

    Regionalização não é diretriz do SUS.

    Vê art. 198 da CF:

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

            I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

            II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

            III - participação da comunidade.

    § 1º O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. (...)

      

    Fonte:

  • As diretrizes do SUS são: Descentralização, atendimento integral e participação da comunidade. Regionalização é um princípio organizativo

  • Regionalização é Principio e Diretriz do SUS na Lei 8080/90. Se a questão não cita a CF de 88 então ela acerta ao colocar como diretriz do SUS. A questão também cita o pacto pela saúde de 2006.


ID
4138060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com relação aos programas de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item seguinte.


Todo município é responsável pela integralidade da atenção à saúde da sua população, exercendo essa responsabilidade de forma solidária com o estado a que pertence e a União.

Alternativas
Comentários
  • GAB CORRETO

  • Tem questão que é tão fácil, que faz medo de responder . kkkkkk


ID
4138063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com relação aos programas de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item seguinte.


O Pacto pela Saúde redefiniu as responsabilidades de cada gestor nas três esferas de governo, em função das necessidades de saúde da população e em busca da equidade social.

Alternativas
Comentários
  • GAB C


ID
4138066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com relação aos programas de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item seguinte.


As formas de transferência dos recursos federais para estados e municípios foram modificadas pelo Pacto pela Saúde, que passou a integrá-las em três grandes blocos de financiamento: atenção básica e vigilância em saúde; média e alta complexidade da assistência; e assistência farmacêutica e gestão do SUS.

Alternativas
Comentários
  • bLocos de Financiamento: Vigilancia em Saúde, Assistencia Farmaceutica, Gestão do SUS, Média e Alta Complexidade, Atenção Básica, Gestão do SUS, Investimentos na rede do SUS

  • 6 blocos

  • Questão desatualizada.

  • Questão desatualizada.

  • As formas de transferência dos recursos federais para estados e municípios também foram modificadas pelo Pacto pela Saúde, passando a ser integradas em cinco grandes blocos de financiamento (Atenção, Básica, Média e Alta Complexidade da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão do SUS).

    FONTE: Conselho Nacional de Saúde

    https://conselho.saude.gov.br/webpacto/index.htm#:~:text=As%20formas%20de%20transfer%C3%AAncia%20dos,Farmac%C3%AAutica%20e%20Gest%C3%A3o%20do%20SUS)%2C

  • PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO Nº 6/2017

    Art. 3º Os recursos do Fundo Nacional de Saúde, destinados a despesas com ações e serviços públicos de saúde, a serem repassados na modalidade fundo a fundo aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios serão organizados e transferidos na forma dos seguintes blocos de financiamento: 

    I - Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde; e 

    II - Bloco de Estruturação da Rede de Serviços Públicos de Saúde. 

    Redação dada pela PORTARIA GM/MS 828/2020

  • A questão cita três grandes blocos e a redação do Pacto pela Saúde se refere a cinco. Contudo, a PORTARIA GM/MS 828/2020 em seu art.3º é a resposta correta.

    As formas de transferência dos recursos federais para estados e municípios também foram modificadas pelo Pacto pela Saúde, passando a ser integradas em cinco grandes blocos de financiamento (Atenção, Básica, Média e Alta Complexidade da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão do SUS), substituindo, assim, as mais de cem "caixinhas" que eram utilizadas para essa finalidade.

     Fonte:https://conselho.saude.gov.br/webpacto/index.htm

    PORTARIA GM/MS 828/2020 em seu art.3: Os recursos do Fundo Nacional de Saúde, destinados a despesas com ações e serviços públicos de saúde, a serem repassados na modalidade fundo a fundo aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios serão organizados e transferidos na forma dos seguintes blocos de financiamento: 

    I - Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde; e 

    II - Bloco de Estruturação da Rede de Serviços Públicos de Saúde. 


ID
4138069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com relação aos programas de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item seguinte.


O Pacto em Defesa do SUS estabelece como diretrizes para a gestão do sistema o financiamento, a programação pactuada e integrada (PPI) e a gestão do trabalho e da educação na saúde.

Alternativas
Comentários
  • Fala de Pacto de Gestão

  • Pacto em defesa do SUS

    Mobilização Social

    Mostrar a saúde com direito a cidadania

    Repolitização

    Garantia de financiamento adequado para materialização dos princípios e diretrizes

    Pacto pela vida

    Implantar a Política Nacional da Saúde do Idoso

    Promoção da Saúde

    Fortalecimento da Atenção Básica

    Redução da mortalidade materna e infantil

    Pacto pela Gestão

    Definir a responsabilidade sanitária de cada esfera de governo

    Estabelecer as diretrizes para a gestão:

    Descentralização

    Regionalização

    Financiamento

    Participação e controle social

    Planejamento

    Gestão do trabalho e Educação em saúde.


ID
4138072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com relação aos programas de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item seguinte.


O Pacto pela Vida é o compromisso dos gestores do SUS com prioridades que apresentem impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

  • gab C

    PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    I – PACTO PELA VIDA

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    Complementando:

    Os estados/região/município devem pactuar as ações necessárias para o alcance das metas e dos objetivos propostos.

    São seis as prioridades pactuadas:

    Saúde do idoso;

    Controle do câncer de colo de útero e de mama;

    Redução da mortalidade infantil e materna;

    Fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    Promoção da Saúde;

    Fortalecimento da Atenção Básica.


ID
4143211
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB A

  • A reforma sanitária impulsionou a criação do SUS, nada a ver com o período colonial.

  • A) No Brasil, durante a chamada República Velha, que durou de 1889 a 1930, a assistência médica era prestada à população de baixa renda por meio das instituições de caridade, pois a assistência à saúde pública e privada era de baixa qualidade. CORRETO

    B) A primeira reforma sanitária no Brasil se deu logo com a chegada da Família Real no Brasil em 1808. ERRADO- A Reforma Sanitária se deu na década de 70 num contexto de democratização da saúde, teve suas propostas debatidas na 8° Conferência Nacional de Saúde, presidida por Sérgio Arouca e formulou as bases para a criação do SUS em 1988

    C) A população brasileira, no início do século XIX, aceitou livremente as campanhas de vacinação, promovidas pelo sanitarista Oswaldo Cruz, não sendo necessária a intervenção estatal com medidas obrigatórias. ERRADO - A população brasileira NÃO aceitou livremente as campanhas de vacinação contra a varíola, culminando em 1904 com a Revolta da Vacina

    D) Apesar do desenvolvimento da colonização brasileira, a assistência médica dos jesuítas não conseguiu sobressair-se sobre a medicina indígena, que prevaleceu até os anos de 1960, quando houve o grande êxodo rural brasileiro. ERRADO- Assistência médica dos jesuítas através das Santas Casas de Misericórdia foi de suma importância para a população pobre que não tinha acesso a saúde privada durante muito tempo no Brasil.

    E) O Sistema Único de Saúde teve como princípio basilar, para sua criação, a previsão constitucional de que a saúde é direito de todos e dever do Estado, previsto na Constituição Federal de 1946. ERRADO- A saúde como direito de todos e dever do Estado está previsto no artigo 196 da Constituição Federal de 1988


ID
4143604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A respeito do sistema único de saúde (SUS), julgue o item a seguir.

A construção do SUS, desde o movimento pela reforma sanitária na década de 70 do século XX, tem como base a diretriz da centralização das ações e dos serviços de saúde como algumas das experiências que antecederam a criação do SUS, a exemplo o sistema nacional de saúde (SNS) e o sistema nacional de previdência e assistência social (SINPAS), os quais foram criados antes de 1980.

Alternativas
Comentários
  • Diretriz de descentralização.

  • Descentralização, para estados e municípios.

  • Centralização não. DESCENTRALIZAÇÃO

  • descentralização

  • A construção do SUS, desde o movimento pela reforma sanitária na década de 70 do século XX, tem como base a diretriz da descentralização das ações e dos serviços de saúde como algumas das experiências que antecederam a criação do SUS, a exemplo o sistema nacional de saúde (SNS)criado em 1979 e o sistema nacional de previdência e assistência social (SINPAS) criado em 1977, os quais foram criados antes de 1980.


ID
4165147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No que se refere às reflexões acerca de reforma sanitária e de política de saúde no Brasil, julgue o item.

No Brasil, o atual projeto de saúde privatista apoia-se na política de ajuste, com o objetivo de contenção dos gastos, com a racionalização da oferta e a descentralização com diminuição de responsabilidade do poder central.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

  • Esse final, ao meu ver, é incorreto. O setor privado trabalha de forma complementar na saúde pública. As responsabilidades dos entes federativos como fiscalização, controle, acompanhamento, entre outros permanecerão . As intenções dessas concessões são reduzir gastos, aumentar a oferta, a promoção, a proteção da saúde e outras diversas ações pra que mais pessoas sejam atingidas. É muita gente pra pouco dinheiro, é uma má gestão que prejudica quem mais precisa.

    GAB CERTO

  • O projeto saúde articulado ao mercado ou a reatualização do modelo médico assistencial privatista, está pautado na Política de Ajuste que tem como principais tendências a contenção dos gastos com racionalização da oferta; descentralização com isenção de responsabilidade do poder central. A tarefa do Estado, nesse projeto, consiste em garantir um mínimo aos que não podem pagar, ficando para o setor privado o atendimento dos que têm acesso ao mercado. Suas principais propostas são: caráter focalizado para atender às populações vulneráveis através do pacote básico para a saúde, ampliação da privatização, estímulo ao seguro privado, descentralização dos serviços ao nível local, eliminação da vinculação de fonte com relação ao financiamento (Costa, 1996). 

    BRAVO, Maria Inês Souza. Política de Saúde no Brasil. Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional.


ID
4165150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No que se refere às reflexões acerca de reforma sanitária e de política de saúde no Brasil, julgue o item.

A implantação e a operacionalização do SUS ao longo dos últimos vinte anos tiveram como eixo central o aprofundamento do processo de descentralização, que pode ser justificado pelo elevado grau de consenso que a municipalização da saúde obteve na agenda de reformas na área social.

Alternativas
Comentários
  • a descentralização é o foco. Foço, força e café! Conheça o meu Instagram e acompanhe mais dicas @concurseiradaodontologia no Instagram!

ID
4165153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No que se refere às reflexões acerca de reforma sanitária e de política de saúde no Brasil, julgue o item.

A concepção sobre a determinação social da saúde, presente no projeto de reforma sanitária, já se fazia presente na corrente utilitarista, a qual se embasava na intervenção governamental orientada a maximização do bem-estar para cada pessoa.

Alternativas
Comentários
  • Utilitarismo:  Tal doutrina fundamenta-se no princípio de utilidade, que determina que a  deve basear-se sempre em contextos práticos, pois o agente moral deve analisar a situação antes de agir, e sua ação deve ter por finalidade proporcionar a maior quantidade de prazer (bem-estar) ao maior número de pessoas possível para que seja moralmente correta.  GAB CERTA


ID
4165156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No que se refere às reflexões acerca de reforma sanitária e de política de saúde no Brasil, julgue o item.


Com o objetivo de estabelecer novas estratégias na gestão do SUS, de forma a avançar na sua consolidação, o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, promoveu acordo com entidades da sociedade civil e lideranças comunitárias, denominado Pacto pela Saúde.

Alternativas
Comentários
  • gestores do sus

  • Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão  (U, E. DF e M), definindo prioridades e os integrando em três componentes - Pacto em defesa do SUS; Pacto pela vida e Pacto de gestão do SUS.

    #DefendamoSUS


ID
4165159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No que se refere às reflexões acerca de reforma sanitária e de política de saúde no Brasil, julgue o item.

O projeto de reforma sanitária fundamentado na concepção de Estado democrático de direito recomenda a interdisciplinaridade nas ações de saúde.

Alternativas
Comentários
  • GAB CERTO

  • interdisciplinaridade refere-se à solidariedade do conhecimento e à preocupação do profissional em contribuir com o seu conhecimento para resolver problemas, contribuindo para a cura dos enfermos


ID
4165162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No que se refere às reflexões acerca de reforma sanitária e de política de saúde no Brasil, julgue o item.

Apoio matricial e equipe de referência são metodologias de gestão da atenção em saúde e podem ser considerados arranjos organizacionais que visam diminuir a fragmentação imposta ao processo de trabalho decorrente da especialização nas diversas áreas de conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

  • apoio matricial pretende oferecer tanto retaguarda assistencial quanto suporte técnico-pedagógico às equipes de referência. Depende da construção compartilhada de diretrizes clínicas e sanitárias entre os componentes de uma equipe de referência (procura fazer coincidir a unidade de gestão que compõe as organizações de saúde com a unidade de produção interdisciplinar) e os especialistas que oferecem apoio matricial.

  • "O apoio matricial e a equipe de referência são metodologias de trabalho, modo para se realizar a gestão da atenção em saúde, mas são, ao mesmo tempo, arranjos organizacionais que buscam diminuir a fragmentação imposta ao processo de trabalho decorrente da especialização crescente em quase todas as áreas de conhecimento."


ID
4165165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No que se refere às reflexões acerca de reforma sanitária e de política de saúde no Brasil, julgue o item.


Entre os níveis da atenção à saúde no contexto do SUS, identifica-se o de média complexidade (MC), que compreende um conjunto de ações e serviços qualificados ambulatoriais e hospitalares, operacionalizados em todos os municípios brasileiros.

Alternativas
Comentários
  • PORTARIA Nº 95, DE 26 DE JANEIRO DE 2001

    12 - A Atenção de Média Complexidade – MC – compreende um conjunto de ações e serviços ambulatoriais e hospitalares que visam atender os principais problemas de saúde da população, cuja prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos de apoio diagnóstico e terapêutico, que não justifique a sua oferta em todos os municípios do país.

    Portanto, errada.

  • Os Municípios previnem, por isso são responsáveis pela Atenção Básica (Ubs, postos, ACS...)

    Os Estados são responsáveis pela média complexidade. A União é responsável pela alta complexidade por conta do sue alto custo com equipamentos, materiais e profissionais.

    Lembrando que os entes sempre trabalham juntos, porém cada um com suas responsabilidades (Integralidade).


ID
4165168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No que se refere às reflexões acerca de reforma sanitária e de política de saúde no Brasil, julgue o item.

O controle social na área da saúde por meio do Conselho Nacional de Saúde, articulado aos gestores estaduais e municipais e movimentos sociais, lançou, em 2009, a campanha do SUS como patrimônio social, cultural, imaterial da humanidade, denominada Caravana em Defesa do SUS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

  • O Pacto pela saúde aborda o tema descrito.

    O Pacto em Defesa do SUS envolve ações concretas e articuladas pelas três instâncias federativas no sentido de reforçar o SUS como política de Estado mais do que política de governos; e de defender, vigorosamente, os princípios basilares dessa política pública, inscritos na Constituição Federal.

  • A Caravana em Defesa do SUS foi lançada pelo Conselho Nacional de Saúde em 12 de março de 2009, em Brasília.

    A Caravana foi lançada para percorrer as capitais brasileiras com a intenção de promover debates em torno da conjuntura atual da saúde, considerando-se a crise e as dificuldades no aumento de investimentos públicos e de serviços, respeitando-se as realidades específicas e as necessidades de cada estado.

    Disponível em:

    <https://conselho.saude.gov.br/biblioteca/Relatorios/caravana_sus_web.pdf>


ID
4165171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No que se refere às reflexões acerca de reforma sanitária e de política de saúde no Brasil, julgue o item.

A Política Nacional de Promoção da Saúde tem o objetivo de ampliar a autonomia e a corresponsabilidade de sujeitos e coletividades, incluindo o poder público, no cuidado integral à saúde e minimizar e(ou) extinguir as desigualdades de toda e qualquer ordem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

  • Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

  • Ampliar a autonomia e a co-responsabilidade de sujeitos e coletividades, inclusive o poder público, no cuidado integral à saúde e minimizar e/ou extinguir as desigualdades de toda e qualquer ordem (étnica, racial, social, regional, de gênero, de orientação/opção sexual, dentre outras);

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/portaria687_2006_anexo1.pdf

    pagina 14


ID
4165174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No que se refere às reflexões acerca de reforma sanitária e de política de saúde no Brasil, julgue o item.

A iniquidade de acesso observada em muitas doenças, como o tratamento para os diversos tipos de câncer, é considerada uma das lacunas que justificam o descompasso entre a orientação para a configuração de um sistema universal e o processo de consolidação do SUS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

  • A lei diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado.

  • "A iniquidade de acesso observada em muitas doenças, como o tratamento para os diversos tipos de câncer, é considerada uma das lacunas que justificam o descompasso entre a orientação para a configuração de um sistema universal e o processo de consolidação do SUS."

    A questão necessita de conhecimentos prévios sobre o SUS e as políticas públicas de saúde, bem como uma "pitada" de interpretação.

    A palavra "acesso" é a chave para resolvê-la. Lendo de forma rápida, entende-se que "as lacunas" justificam esse "descompasso". Contudo, essas "lacunas" referem-se a palavra "acesso".

    • A presença de uma significativa iniqüidade de acesso, observada em muitas doenças e agravos, envolvendo, por exemplo, dificuldades para cobrir o conjunto de pessoas com hipertensão e diabetes, para o acompanhamento pré-natal das mulheres grávidas, para conferir maior abrangência no fornecimento de orientação, prevenção e tratamento para os diversos tipos de câncer e para atender ao conjunto das necessidades na área de doenças transmissíveis, em grande parte negligenciadas pelos esforços mundiais de pesquisa e de produção.

    Diretrizes Estratégicas no site do governo, minha gente! CESPE não é brinquedo não.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/pacsaude/diretrizes.php

  • Vem SESAU/AL


ID
4169011
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

São ações responsáveis pela repolitização da saúde, pela retomada das discussões dos princípios da Reforma Sanitária e que fortalecem a defesa do SUS:

I - Estabelecer diálogo com a sociedade, além dos limites institucionais do SUS.
II - Ampliar e fortalecer as relações com os movimentos sociais.
III - Tornar pública a Carta de Direitos dos Usuários do SUS.
IV- Assegurar a aprovação do orçamento do SUS, nas três esferas de governo, que garanta o desenvolvimento pleno das ações de saúde.

São corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • A - Pacto em defesa do SUS


ID
4173232
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A reforma sanitária brasileira foi o principal movimento na construção do Sistema Único de Saúde. O marco referencial definitivo na institucionalização das propostas desse movimento foi a

Alternativas
Comentários
  • Trocaram os anos nas alternativas B e C.

  • Gabarito: Letra A

  • A) 8ª Conferência Nacional de Saúde realizada em 1986, com destaque em sua participação o médico sanitarista Sérgio Arouca. - (CORRETA) Este processo teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986. Entre os políticos que se dedicaram a esta luta está o sanitarista Sergio Arouca.

    B) Carta de Ottawa, que discorre sobre a primeira conferência internacional de promoção da saúde em 1978. - (ERRADO) A Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, Canadá, em novembro de 1986, apresenta neste documento sua Carta de Intenções, que seguramente contribuirá para se atingir Saúde para Todos no Ano 2000 e anos subseqüentes. Esta Conferência foi, antes de tudo, uma resposta às crescentes expectativas por uma nova saúde pública, movimento que vem ocorrendo em todo o mundo

    C) Conferência Internacional de Alma Ata sobre cuidados primários em saúde em 1986. - (ERRADO) Em setembro de 1978, a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em Alma-Ata, na República do Cazaquistão, expressava a “necessidade de ação urgente de todos os governos, de todos os que trabalham nos campos da saúde e do desenvolvimento e da comunidade mundial para promover a saúde de todos os povos do mundo”. 

    D) política das ações integradas de saúde. - (ERRADO) . Assume-se a proposta das Ações Integradas de Saúde como componente originalmente subalterno do Plano do CONASP e como redefinição democratizante de uma política racionalizadora que passou a ter mais espaço com o avanço das lutas democráticas. Ou seja, as Ações Integradas de Saúde era uma iniciativa dada pelo o governo, n sendo uma proposta da reforma sanitária.


ID
4173241
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Matozinhos - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A evolução histórica das políticas de atenção à saúde se destacou com o Movimento da Reforma Sanitária Brasileira e teve grandes implicações nos princípios do Sistema Único de Saúde e no Estratégia Saúde da Família. NÃO está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    1994

  • O PSF foi criado em 1994.

  • Foi criado em 1994.

  • Ódio dessas bancas que pede o ano ou dia. aff

  • Em 1994, o Programa Saúde da Família (PSF) foi criado como estratégia de reorientação dos serviços de atenção à saúde. As antigas práticas mais voltadas para a doença e valorização do hospital são substituídas por novos princípios, com o foco na promoção da saúde e na participação da comunidade.

    Na época da criação do Programa Saúde da Família, o país contava com 29 mil agentes comunitários de saúde. Os primeiros 55 municípios que implantaram o Programa colocaram em ação 328 equipes de Saúde da Família.

    Uma equipe de saúde da família é composta por:

    • 1 médico,
    • 1 enfermeiro,
    • 1 auxiliar de enfermagem
    • e de 4 a 6 agentes comunitários de saúde.

    http://www.ccms.saude.gov.br/asaudebateaporta/timeline.php#:~:text=Em%201994%2C%20o%20Programa%20Sa%C3%BA

    de,e%20na%20participa%C3%A7%C3%A3o%20da%20comunidade.

  • O enfermeiro coordena os ACS, que base jurídica está dizendo isso! Não ganha um tostão a mais pra fazer isso. Triste!


ID
4873447
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
Prefeitura de Paraíba do Sul - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

“Expressa os compromissos dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) com a consolidação da reforma Sanitária Brasileira, indicando iniciativas e ações.” Trata-se do:

Alternativas
Comentários
  • A implantação deste Pacto, nas suas três dimensões – Pacto pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão –, possibilita a efetivação de acordos entre as três esferas de gestão do SUS para a reforma de aspectos institucionais vigentes, promovendo inovações nos processos e instrumentos de gestão que visam alcançar maior efetividade, 8 eficiência e qualidade de suas respostas e, ao mesmo tempo, redefine responsabilidades coletivas por resultados sanitários em função das necessidades de saúde da população e na busca da eqüidade social.

  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/PactosPelaVida_Vol1DiretOperDefesaSUSeGestao.pdf

    página 7


ID
4886440
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

“Embora contemporâneo da Reforma Sanitária, o processo de Reforma Psiquiátrica brasileira tem uma história própria, inscrita num contexto internacional de mudanças pela superação da violência asilar. Fundado, ao final dos anos 70, na crise do modelo de assistência centrado no hospital psiquiátrico, por um lado, e na eclosão, por outro, dos esforços dos movimentos sociais pelos direitos dos pacientes psiquiátricos, o processo da Reforma Psiquiátrica brasileira é maior do que a sanção de novas leis e normas e maior do que o conjunto de mudanças nas políticas governamentais e nos serviços de saúde.” (BRASIL, 2005)


Sobre a Reforma Psiquiátrica brasileira e suas consequências, escolha a assertiva INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • o Programa "De Volta para Casa", criado pelo Ministério da Saúde, vem realizar a regulamentação do auxílio-reabilitação psicossocial para assistência, acompanhamento e integração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas de transtornos mentais com história de longa internação psiquiátrica (dois anos ou mais de internação)

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/prog_volta_para_casa.pdf

  • O programa "De Volta pra Casa" é destinado a pacientes egressos de internação superior ou igual a 2 anos.

    Letra C INCORRETA.


ID
4960699
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa CORRETA:



I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral.


II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar.


III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos.


IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social.

Alternativas
Comentários
  • Ctrl+C + Ctrl+V do comentário do colega Jonathas na questão Q1662193:

    I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral. ERRADO - A primeira modalidade de seguro de saúde do Brasil foram as CAPS (Caixas de Aposentadorias e Pensões), criada em 1923 a partir da Lei Eloi Chaves e organizadas pelas empresas e trabalhadores formais.

    II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar. ERRADO - A Reforma Sanitária aconteceu em um contexto de democratização e preconizava a saúde não como uma questão a ser resolvida pelos serviços médicos mas como uma questão social e política a ser abordada no espaço público. As propostas da Reforma Sanitária foram discutidas na 8° Conferência Nacional de Saúde que formulou as bases para a criação do SUS. Sendo, portanto, centrada na atenção básica, prevenção de doenças e promoção da saúde e não na atenção médica e hospitalar como diz a questão.

    III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos. CORRETO - A CF-88 trouxe nos artigos 196 a 200 a questão da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS).

    IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social. CORRETO - O capítulo II do título VII da Constituição diz respeito a Seguridade Social e este é composto por 4 seções, sendo a 1° disposições gerais, a 2° da saúde, a 3° da previdência

    social e a 4° da assistência social.


ID
4963879
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa CORRETA:



I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral.


II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar.


III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos.


IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social.

Alternativas

ID
4964374
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa CORRETA:



I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral.


II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar.


III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos.


IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social.

Alternativas

ID
4964554
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:


I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral.


II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar.


III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos.


IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social.

Alternativas

ID
4964575
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Pacto pela Saúde de 2006 é um conjunto de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde. Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
4967704
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:


I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral.


II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar.


III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos.


IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social.

Alternativas

ID
4967725
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Pacto pela Saúde de 2006 é um conjunto de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde. Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
4984339
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa CORRETA:

I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral.
II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar.
III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos.
IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social.

Alternativas
Comentários
  • I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral.

    II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar.

    III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos.

    IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social.


ID
4985449
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:

I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral.
II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar.
III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos. IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social.

Alternativas
Comentários
  • I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral. ERRADO - A primeira modalidade de seguro de saúde do Brasil foram as CAPS (Caixas de Aposentadorias e Pensões), criada em 1923 a partir da Lei Eloi Chaves e organizadas pelas empresas e trabalhadores formais

    II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar. ERRADO - A Reforma Sanitária aconteceu em um contexto de democratização e preconizava a saúde não como uma questão a ser resolvida pelos serviços médicos mas como uma questão social e política a ser abordada no espaço público. As propostas da Reforma Sanitária foram discutidas na 8° Conferência Nacional de Saúde que formulou as bases para a criação do SUS. Sendo, portanto, centrada na atenção básica, prevenção de doenças e promoção da saúde e não na atenção médica e hospitalar como diz a questão.

    III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos. CORRETO - A CF-88 trouxe nos artigos 196 a 200 a questão da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS

    IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social. CORRETO - O capítulo II do título VII da Constituição diz respeito a Seguridade Social e este é composto por 4 seções, sendo a 1° disposições gerais, a 2° da saúde, a 3° da previdência social e a 4° da assistência social

    ALTERNATIVA CORRETA: E


ID
4985734
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:


I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral.

II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar.

III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos.

IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social.

Alternativas
Comentários
  • I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral. ERRADO - A primeira modalidade de seguro de saúde do Brasil foram as CAPS (Caixas de Aposentadorias e Pensões), criada em 1923 a partir da Lei Eloi Chaves e organizadas pelas empresas e trabalhadores formais

    II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar. ERRADO - A Reforma Sanitária aconteceu em um contexto de democratização e preconizava a saúde não como uma questão a ser resolvida pelos serviços médicos mas como uma questão social e política a ser abordada no espaço público. As propostas da Reforma Sanitária foram discutidas na 8° Conferência Nacional de Saúde que formulou as bases para a criação do SUS. Sendo, portanto, centrada na atenção básica, prevenção de doenças e promoção da saúde e não na atenção médica e hospitalar como diz a questão.

    III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos. CORRETO - A CF-88 trouxe nos artigos 196 a 200 a questão da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS

    IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social. CORRETO - O capítulo II do título VII da Constituição diz respeito a Seguridade Social e este é composto por 4 seções, sendo a 1° disposições gerais, a 2° da saúde, a 3° da previdência social e a 4° da assistência social

    ALTERNATIVA CORRETA: E


ID
4986586
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa CORRETA:


I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral.

II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar.

III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos.

IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social.

Alternativas
Comentários
  • I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral. ERRADO - A primeira modalidade de seguro de saúde do Brasil foram as CAPS (Caixas de Aposentadorias e Pensões), criada em 1923 a partir da Lei Eloi Chaves e organizadas pelas empresas e trabalhadores formais

    II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar. ERRADO - A Reforma Sanitária aconteceu em um contexto de democratização e preconizava a saúde não como uma questão a ser resolvida pelos serviços médicos mas como uma questão social e política a ser abordada no espaço público. As propostas da Reforma Sanitária foram discutidas na 8° Conferência Nacional de Saúde que formulou as bases para a criação do SUS. Sendo, portanto, centrada na atenção básica, prevenção de doenças e promoção da saúde e não na atenção médica e hospitalar como diz a questão.

    III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos. CORRETO - A CF-88 trouxe nos artigos 196 a 200 a questão da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS

    IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social. CORRETO - O capítulo II do título VII da Constituição diz respeito a Seguridade Social e este é composto por 4 seções, sendo a 1° disposições gerais, a 2° da saúde, a 3° da previdência social e a 4° da assistência social

    ALTERNATIVA CORRETA: E


ID
4986607
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Pacto pela Saúde de 2006 é um conjunto de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde. Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde. Ao mesmo tempo, o Pacto pela Saúde redefine as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social.

     

    A implementação do Pacto pela Saúde se dá pela adesão de Municípios, Estados e União ao Termo de Compromisso de Gestão (TCG). O TCG substitui os processos de habilitação das várias formas de gestão anteriormente vigentes e estabelece metas e compromissos para cada ente da federação, sendo renovado anualmente. Entre as prioridades definidas estão a redução da mortalidade infantil e materna, o controle das doenças emergentes e endemias (como dengue e hanseníase) e a redução da mortalidade por câncer de colo de útero e da mama, entre outras.

     

    As formas de transferência dos recursos federais para estados e municípios também foram modificadas pelo Pacto pela Saúde, passando a ser integradas em cinco grandes blocos de financiamento (Atenção, Básica, Média e Alta Complexidade da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão do SUS), substituindo, assim, as mais de cem "caixinhas" que eram utilizadas para essa finalidade.

  • Qual o erro da LETRA E então?

  • O erro da alternativa é consiste em afirmar que a transferência de recursos serão dos "estados e municípios para federação".


ID
4987111
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:

I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral.
II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar.
III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos.
IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social.

Alternativas
Comentários
  • I – Os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP) foram a primeira modalidade de seguro de saúde oferecida no Brasil para a população em geral. ERRADO - A primeira modalidade de seguro de saúde do Brasil foram as CAPS (Caixas de Aposentadorias e Pensões), criada em 1923 a partir da Lei Eloi Chaves e organizadas pelas empresas e trabalhadores formais

    II – O movimento que originou a Reforma Sanitária brasileira na década de 70 foi impulsionado pela concepção da determinação social da saúde e, por isso, defendia a construção de um modelo de saúde centrado na atenção médica e hospitalar. ERRADO - A Reforma Sanitária aconteceu em um contexto de democratização e preconizava a saúde não como uma questão a ser resolvida pelos serviços médicos mas como uma questão social e política a ser abordada no espaço público. As propostas da Reforma Sanitária foram discutidas na 8° Conferência Nacional de Saúde que formulou as bases para a criação do SUS. Sendo, portanto, centrada na atenção básica, prevenção de doenças e promoção da saúde e não na atenção médica e hospitalar como diz a questão.

    III – A Constituição Federal de 1988 é o arcabouço jurídico ao que se refere aos serviços de saúde e às ações para promoção, proteção e recuperação da saúde como direito de todos. CORRETO - A CF-88 trouxe nos artigos 196 a 200 a questão da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS

    IV – Na Constituição Federal de 1988, a Saúde está inserida em uma lógica de Seguridade Social, em conjunto com as políticas de Previdência e Assistência Social. CORRETO - O capítulo II do título VII da Constituição diz respeito a Seguridade Social e este é composto por 4 seções, sendo a 1° disposições gerais, a 2° da saúde, a 3° da previdência social e a 4° da assistência social

    ALTERNATIVA CERTA: E

  • O item I está errado também por conta que a primeira modalidade de assistenciais a saúde (CAP's) estava restrita aos ferroviários, instituída pela Lei Eloi Chaves, Nisso, você já pode descartar esta alternativa.

  • CAP's: 1923- Primeira modalidade de seguro de saúde (Ferroviários e Marítimos), bipartite (empresas e empregados);

    IAP's: 1933- Segunda modalidade, agora inclui outras profissões por categorias, tripartite (empresas, empregados e governo);


ID
5024245
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Segundo a Fiocruz, o termo “Reforma Sanitária” foi usado pela primeira vez no país em função da reforma sanitária italiana. A expressão ficou esquecida por um tempo até ser recuperada nos debates prévios à 8ª Conferência Nacional de Saúde, quando foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde.

 Quanto à reforma sanitária, julgue os itens a seguir. 

A reforma sanitária ficou conhecida como um movimento originado por grupos que tinham, nos respectivos focos de estudos, a modificação do modelo médico brasileiro, desestimulando o modelo médico social, pois os referidos grupos pensavam que ele não concebia a saúde de forma integral.

Alternativas
Comentários
  • Professores, comentem pvf!!

  •  Essa mudança começou no final dos anos 60 e início dos 70 – o período mais repressivo do autoritarismo no Brasil – quando se constituiu a base teórica e ideológica do pensamento médico-social, também chamado de abordagem marxista da saúde e teoria social da medicina.

  • No contexto brasileiro, esses debates em torno da saúde ocorreram em um cenário de grandes transformações políticas e sociais. No campo político, os anos 1970 marcam um momento de grande repressão, mas também originam iniciativas de distensão nos primeiros passos rumo à abertura democrática.

    Um importante marco desse processo foi o lançamento, pelo governo militar, do segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (2o PND)

    No terreno estritamente econômico, ainda informado pelos anos de entusiasmado desenvolvimentismo e pela ideia de um país potência em construção, o plano tinha em vista o aprofundamento da política de substituição de importações, concentrando sua atenção sobre a produção de insumos básicos e de bens de capital, em contraposição à mera substituição de bens de consumo

    seus efeitos foram cerceados pela crise internacional que se ampliava nesse mesmo período

    Apesar das vicissitudes, o 2o PND teve o mérito de ter levado para a agenda do planejamento estatal prioridades sociais como educação, saúde e infraestrutura de serviços urbanos

  • Pedimos aos professores que ao comentarem as questões Tipo - (A - B - C - D e E) - expliquem cada item, não apenas a correta.

  • A questão está errada devido a afirmativa sobre modelo médico assistencial na época que não era medico social, mas sim um modelo assitencial privatista.


ID
5024248
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Segundo a Fiocruz, o termo “Reforma Sanitária” foi usado pela primeira vez no país em função da reforma sanitária italiana. A expressão ficou esquecida por um tempo até ser recuperada nos debates prévios à 8ª Conferência Nacional de Saúde, quando foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde.

 Quanto à reforma sanitária, julgue os itens a seguir. 

Diversos questionamentos se realizaram no período da reforma sanitária. Entre eles, houve o movimento dos médicos residentes na luta por direitos trabalhistas.

Alternativas
Comentários
  • É preciso a presença dos professores nos comentários das questões.

  • Entre esses diversos atores do movimento sanitário, destacam-se ainda os médicos residentes, que na época trabalhavam sem carteira assinada e com uma carga horária excessiva;  https://portaldareformasanitaria.org/services/reforma-sanitaria/
  • PROFESSORES, COMENTEM AS QUESTÕES. NÃO PODEMOS IR FAZER AS PROVAS COM DÚVIDAS.

  • De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz ( FIOCRUZ), alguns dos atores do movimento sanitarista foram os médicos residentes, “que na época trabalhavam sem carteira assinada e com uma carga horária excessiva”, por exemplo. Outras movimentações da Reforma Sanitária foram as primeiras greves realizadas depois de 1968 e os sindicatos médicos, que também estavam em fase de transformação.

    Fonte: https://www.politize.com.br/direito-a-saude-historia-da-saude-publica-no-brasil/

  • CERTO

    Essas mudanças não abarcavam apenas o sistema, mas todo o setor saúde, em busca da melhoria das condições de vida da população.

    Este processo teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986.

    As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • O que foi a reforma sanitária brasileira? No Brasil, o Movimento da Reforma Sanitária foi influenciado pelas reformulações na área da saúde ocorridas na Itália, e surgiu no início da década de 70 em defesa da democracia - lembrando que a ditadura militar no País compreendeu o período de 1964 a 1985


ID
5024251
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Segundo a Fiocruz, o termo “Reforma Sanitária” foi usado pela primeira vez no país em função da reforma sanitária italiana. A expressão ficou esquecida por um tempo até ser recuperada nos debates prévios à 8ª Conferência Nacional de Saúde, quando foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde.

 Quanto à reforma sanitária, julgue os itens a seguir. 

A criação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) foi um dos principais pontos da reforma sanitária. Por meio desse centro, foram desenvolvidos estudos voltados à saúde privada brasileira, estimulando um modelo de atenção centrado no médico mais efetivo.

Alternativas
Comentários
  • Saúde Pública

  • Já o movimento dos médicos surgiu a partir de críticas ao sistema de saúde vigente e lutas da categoria por direitos trabalhistas. Lideradas por associações e sindicatos médicos, as greves e outras mobilizações reivindicavam melhores condições de trabalho e mudanças no sistema de saúde, caracterizando-se também como resistência ao processo de mudanças da medicina que transformava os médicos – típicos profissionais liberais – em trabalhadores assalariados e ainda como uma forma de luta pela democratização da sociedade.

    pagina 23

    https://www.scielo.br/pdf/hcsm/v21n1/0104-5970-hcsm-21-1-00015.pdf

  • O Cebes desempenhou um papel importante na emergência e fortalecimento do chamado movimento sanitário e na criação do Sistema Único de Saúde (SUS), mantendo, desde então, influência política significativa no setor. A atuação do Cebes durante esses 40 anos foi balizada pela defesa da democracia como valor, como uma causa atemporal, cujas regras devem ser respeitas por todos e garantidas pelas instituições criadas para assegurar o jogo democrático. A questão da democracia é intrínseca à defesa do direito à saúde como direito de cidadania, bem como de todos os demais direitos sociais universais. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-11042016000100004&script=sci_arttext&tlng=pt
  • ERRADA

    A expressão foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. Essas mudanças não abarcavam apenas o sistema, mas todo o setor saúde, em busca da melhoria das condições de vida da população.

    Este processo teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986.

    As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

     

  • O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde é uma entidade nacional criada em 1976, cuja missão histórica é a luta pela democratização da sociedade e a defesa dos direitos sociais, em particular o direito universal à saúde


ID
5029657
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Entre a década de 30 e meados da década de 60, a Política de Saúde caracterizou-se pela(o):

Alternativas
Comentários
  • LETRA -----> C

    criação de condições sanitárias mínimas combinadas à medicina previdenciária dos IAP’s.

  • Gab C

    Em 1930:

    • criação dos IAP's (Os IAPS surgem, da necessidade política do Estado estender a todas as categorias do operariado urbano organizado os benefícios da previdência)
    • política de saúde de caráter nacional, organizada em dois subsetores: saúde pública e medicina previdenciária;

    Até 1960, o subsetor de saúde pública centralizou-se na criação de condições sanitárias mínimas para as populações urbanas e, restritamente, para as do campo. O subsetor de medicina previdenciária só irá sobrepujar o de saúde pública a partir de 1966.

    .

    .

    .

    .

    Em 1933, as CAPS são unificadas e são criados os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAP's), que garantiam aos associados:

    • aposentadoria;

    • pensão em caso de morte: para os membros de suas famílias ou para os beneficiários;

    • assistência médica e hospitalar;

    • socorros farmacêuticos, mediante indenização pelo preço do custo acrescido

    das despesas de administração.

    O cavalo prepara-se para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. (Pv 21:31)

  • Qual o erro da letra B?

  • 1933 - IAPS

    1966 - Unificação dos IAPs e criação do INPS


ID
5164825
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Damião - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Reforma Sanitária foi um movimento que teve início na década de 1970. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), a expressão foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. De acordo com este movimento é CORRETO afirmar que teve como marco institucional a:

Alternativas
Comentários
  • A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada entre 17 e 21 de março de 1986, foi um dos momentos mais importantes na definição do Sistema Único de Saúde (SUS) e debateu três temas principais: 'A saúde como dever do Estado e direito do cidadão', 'A reformulação do Sistema Nacional de Saúde' e 'O financiamento setorial'.

    FONTE: GOOGLE

  • Não seria um marco ideológico (1986 - 8 Conferencia Nacional de Saúde)? Vejo como marco institucional a CF de 1988 com a criação do SUS.

  • gab. C


ID
5171173
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Reforma Psiquiátrica iniciada nos anos 70, propôs a substituição do modelo hospitalocêntrico nos cuidados em saúde mental por um modelo desinstitucionalizado, apoiado na família e comunidade. Considere as ações da Terapia Ocupacional na abordagem familiar para analisar as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O terapeuta ocupacional lança mão de atividades expressivas, grupos terapêuticos e oficinas terapêuticas, entre outras para oferecer renda extra às famílias.


ID
5211358
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Coronel Freitas - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Em relação à legislação do Sistema Único de Saúde, historicamente a aproximação do governo com o movimento sanitário e os movimentos sociais populares, que marcou uma nova fase na participação social nas políticas públicas de saúde, foi:

Alternativas
Comentários
  • A 8° conferência de saúde aconteceu em 1986, foi a primeira a ter a participação da comunidade


ID
5224753
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

É um conjunto de sistemas naturais e artificiais que engloba indivíduos e instituições, independentemente de seu poder. Deve ser considerado em suas divisões jurídicas e políticas, suas heranças históricas e seus aspectos econômicos e normativos. É nele que se processa a vida social e nele tudo possui interdependência, acarretando no seu âmbito a fusão entre o local e o global:

Alternativas
Comentários
  • É a definição de territorio.

  • fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_do_nasf_nucleo.pdf

    página 18


ID
5313196
Banca
Itame
Órgão
Câmara de Itauçu - GO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

“As interrelações entre o agente, a pessoa suscetível e o meio ambiente que afetam o processo global e o desenvolvimento da doença desde as primeiras forças que criam o estímulo para o processo patológico no meio ambiente; passando pela resposta do homem a esse estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte”, é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • História natural da doença refere-se a uma descrição da progressão ininterrupta de uma doença em um indivíduo desde o momento da exposição aos agentes causais até a recuperação ou a morte. “História natural da doença” é um dos principais elementos da epidemiologia descritiva.


ID
5313205
Banca
Itame
Órgão
Câmara de Itauçu - GO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

É um conjunto de reformas institucionais do SUS acordado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde, redefinindo as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social. O presente conceito é denominado de:

Alternativas

ID
5354545
Banca
FSPSS
Órgão
FSPSS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

É um conjunto de reformas institucionais do SUS acordado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde, redefinindo as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social. O presente conceito é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde

  • Pacto pela saúde: Conjunto de reformas institucionais do SUS = U E e M.

    Objetivo: promover inovações nos processos e instrumentos de gestão

    visando: alcançar maior eficiência e qualidade das resposta do SUS


ID
5386243
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as políticas de saúde no Brasil, nas últimas décadas do século XX, apresentadas a seguir, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Movimento da Reforma Sanitária surge nos anos 80 e se mostra contrário ao modelo de saúde considerado desestatizante, curante e centralizador.
( ) Uma característica do processo de descentralização, iniciado antes da criação do SUS, é estar direcionado, sobretudo, para os estados, tendência que a NOB 01/96 modificou.
( ) A regulação infraconstitucional do SUS, objeto de intensa discussão, se completa, em 1990, com a edição das Lei nº 8.080/90 e da Lei nº 8.142/90.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente:

Alternativas

ID
5391289
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Passagem - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A reforma sanitária foi o resultado de um conjunto de alterações estruturais realizadas na área da saúde em vários países, quando a falta de condições de saneamento e a baixa qualidade na prestação dos serviços, entre tantos outros, eram enfrentados por vários deles.
Sobre a reforma Sanitária, analise os itens:

I. No Brasil, o Movimento da Reforma Sanitária foi influenciado pelas reformulações na área da saúde ocorridas na Itália, e surgiu no início da década de 70 em defesa da democracia - lembrando que a ditadura militar no País compreendeu o período de 1964 a 1985.
II. Os seus impulsionadores, dentre os quais o médico e sanitarista Sérgio Arouca, se reuniram em um evento da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e o seu grupo passou a ser ofensivamente chamados de “partido sanitário”.
III. O Cebes - Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, criado em 1976, motivou o debate para os problemas sanitários, o que foi feito através de uma publicação chamada de Saúde e Debate, que logo nos primeiros números falava sobre o direito à saúde e uma proposta de reforma sanitária, que se tornou a premissa da reforma.
IV. Em 1986, o movimento sanitarista ou movimento sanitário se consolidou e transformou-se em projeto, com a realização da VIII Conferência Nacional de Saúde.
V. Entre 1986 e 1987, a criação da Comissão Nacional da Reforma Sanitária (CNRS) se debruçou sobre a estrutura técnica que seria necessária para tornar possível a mudança do serviço de saúde.

Estão CORRETAS: 

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica, por favor ?

  • Alguém explica, por favor ? UP

  • A questão foi retirada do texto "Reforma sanitária brasileira" do site "Toda matéria", segue link: https://www.todamateria.com.br/reforma-sanitaria-brasileira/

  • LETRA E

    I, II, III, IV e V.

  • Questão muito boa, excelente elaboração.

  • Alguém pode explicar por favor?


ID
5391766
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

As opções a seguir identificam uma característica da história das políticas de saúde no Brasil ao longo do século XX, à exceção de uma. Assinale-a

Alternativas
Comentários
  • O SUS foi criado em 1988 e instaurado com a Lei orgânica 8080 em 1990.


ID
5433748
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) teve o seu início marcado nos primeiros anos da década de 90, após a promulgação da Constituição Federal (CF), quando da instituição do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS) como um colegiado intergovernamental. A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) tem atuação no âmbito:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • cit ( tripartite)- municipio, estado, uniao

  • As Comissões Intergestores pactuarão a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde, sendo:

    I - a CIT, no âmbito da União, vinculada ao Ministério da Saúde para efeitos administrativos e operacionais;

    II - a CIB, no âmbito do Estado, vinculada à Secretaria Estadual .


ID
5503027
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Marechal Cândido Rondon - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Movimento de Reforma Sanitária com a proposta do Sistema Único de Saúde como alternativa ao Sistema de Saúde em vigor, foi legitimado em nível nacional na VIII Conferência Nacional de Saúde, em 1986. A participação no Sistema Único de Saúde na perspectiva do Controle Social foi um dos eixos dos debates desta Conferência. De acordo com Machado (1986), a participação em Saúde é definida como

Alternativas
Comentários
  • A participação no   (SUS) na perspectiva do ‘ ’ foi um dos eixos dos debates da VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986. Nessa conferência, a participação em saúde é definida como “o conjunto de intervenções que as diferentes forças sociais realizam para influenciar a formulação, a execução e a avaliação das políticas públicas para o setor saúde” (Machado, 1987, p. 299). O ‘ ’ é apontado como um dos princípios alimentadores da reformulação do sistema nacional de saúde e como via imprescindível para a sua democratização.

  • Referência ?

  • Gabarito: A

    A participação no (SUS) na perspectiva do ‘’ foi um dos eixos dos debates da VIII Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986. Nessa conferência, a participação em saúde é definida como “o conjunto de intervenções que as diferentes forças sociais realizam para influenciar a formulação, a execução e a avaliação das políticas públicas para o setor saúde” (Machado, 1987, p. 299).

     

    MACHADO, F. de A. Participação social em saúde. Anais da VIII Conferência Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 1987.


ID
5509567
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Maringá - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Reforma Psiquiátrica Brasileira garantiu mudanças assistenciais na Saúde Mental. Dentre elas, a forma de tratamento aos pacientes, na contramão da tradicional forma instituída por Pinel. Com base no papel do terapeuta ocupacional na saúde mental é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
5606089
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jundiaí - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a Reforma Sanitária, a criação e a implementação do SUS. 

Alternativas
Comentários
  • A reforma sanitária representou a preconizava mudanças muita além da área da saúde, como: transporte, saneamento, educação dentre outras.


ID
5614582
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Laguna - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

No Brasil, os avanços decorrentes da Reforma Psiquiátrica transformaram o modelo assistencial focado no hospital para uma atenção voltada para a comunidade. Sobre a Reabilitação Psicossocial é INCORRETO afirmar que: 

Alternativas

ID
5614591
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Laguna - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A necessidade de se propor novos dispositivos de atenção em saúde mental é um dos desdobramentos relativos à implementação da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Sobre as ações transdisciplinares e práticas híbridas em saúde mental é CORRETO afirmar que: 

Alternativas