Departamentalização por produtos.
Nele, todas as tarefas ligadas à produção de um determinado produto ou serviço devem estar agrupadas em um mesmo departamento. Mesmo que estas tarefas tenham naturezas diferentes.
Se uma empresa produz o produto X, que exige a realização das atividades A, B, C e D em sua produção, ela deve reunir todas estas atividades em um mesmo departamento do produto X. Assim, tudo o que envolve a produção deste produto estará interligada e em constante contato nesta área da empresa. Facilitando a aplicação de tecnologias, máquinas, equipamentos, conhecimento, mão-de-obra etc.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os critérios de departamentalização. Neste caso, a alternativa a ser marcada deve apresentar o tipo que agrupa em um mesmo órgão todas as atividades diretamente relacionadas a determinado produto, independente da sua natureza ou especialidade.
A - incorreta. Departamentalização por especialidade/função: fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.
B - correta. Departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços (CHIAVENATO, 2014) para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço.
C - incorreta. Departamentalização por Clientes é responsável por agrupar as atividades da organização de acordo com os clientes-alvo. Nesse caso, o seu foco se concentrará nos atributos e nas necessidades de cada segmento de mercado.
D - incorreta. A departamentalização por processos é usada frequentemente nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional, nas áreas de operações ou produtivas. A diferenciação e o agrupamento ocorrem pela sequência do processo de produção. Neste critério, cada setor da organização é dono de um macroprocesso, e cada fase/etapa desse macroprocesso está aos cuidados de uma unidade integrante desse setor.
E - incorreta. Departamentalização por volume = não existe.
Concluímos, portanto, que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.