SóProvas


ID
3044707
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               A mensagem desejada


      Brigaram muitas vezes e muitas vezes se reconciliaram, mas depois de uma discussão particularmente azeda, ele decidiu: o rompimento agora seria definitivo. Um anúncio que a deixou desesperada: vamos tentar mais uma vez, só uma vez, implorou, em prantos. Ele, porém, se mostrou irredutível: entre eles estava tudo acabado.

      Se pensava que tal declaração encerrava o assunto, estava enganado. Ela voltou à carga. E o fez, naturalmente, através do e-mail. Naturalmente, porque através do e-mail se tinham conhecido, através do e-mail tinham namorado. Ela agora confiava no poder do correio eletrônico para demovê-lo de seus propósitos. Assim, quando ele viu, estava com a caixa de entrada entupida de ardentes mensagens de amor.

      O que o deixou furioso. Consultando um amigo, contudo, descobriu que era possível bloquear as mensagens de remetentes incômodos. Com uns poucos cliques resolveu o assunto.

      Naquela mesma noite o telefone tocou e era ela. Nem se dignou a ouvi-la: desligou imediatamente. Ela ainda repetiu a manobra umas três ou quatro vezes.

      Esgotada a fase eletrônica, começaram as cartas. Três ou quatro por dia, em grossos envelopes. Que ele nem abria. Esperava juntar vinte, trinta, colocava todas em um envelope e mandava de volta para ela.

      Mas se pensou que ela tinha desistido, estava enganado. Uma manhã acordou com batidinhas na janela do apartamento. Era um pombo-correio, trazendo numa das patas uma mensagem.

      Não teve dúvidas: agarrou-o, aparou-lhe as asas. Pombo, sim. Correio, não mais.

      E pronto, não havia mais opções para a coitada. Aparentemente chegara o momento de gozar seu triunfo; mas então, e para seu espanto, notou que sentia falta dela. Mandou-lhe um e-mail, e depois outro, e outro: ela não respondeu. E não atendia ao telefone. E devolveu as cartas dele.

      Agora ele passa os dias na janela, contemplando a distância o bairro onde ela mora. Espera que dali venha algum tipo de mensagem. Sinais de fumaça, talvez.

(Adaptado de: SCLIAR, Moacyr. O imaginário cotidiano. São Paulo: Global, 2013, p. 71-72) 

O assunto central do texto é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → desencontros na vida amorosa.

    → centrado em uma procura enlouquecida da namorada por um retorno amoroso e logo após o contrário, marcando, dessa forma, DESENCONTROS AMOROSOS.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • UFA !!! O texto tenta enrolar toda hora, porém se ficarmos atentos notamos o DESENCONTRO AMOROSO entre ambos, porque num momento do texto a NAMORADA está A FIM e o NAMORADO NÃO e em outro momento VICE VERSA.

  • Essa letra D me deixou em duvida, mas analisando bem, diante de tantas mensagens escritas, teve tambem telefonema, descartada a letra D.

  • Gabarito A

    desencontros da vida amorosa. Isso fica explícito quando a namorada está apaixonada e ele a rejeita. Logo após acontece justamente o contrário.

  • Gabarito''A''.

    >O tema central do texto é aquele que gira em torno da problemática principal, geralmente é colocado pelo autor durante o desenvolvimento.

    Porém, vale ressaltar que para que o texto possua coerência é interessante no título e na introdução indicar elementos do tema central.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Gabarito: A

    Desencontro: incapacidade ou impossibilidade de encontrar-se de novo.

  • Segundo a professora Yara Coeli, o assunto central ou ideia principal do texto vem, geralmente, no início do parágrafo ou no último.

    Nessa questão eu fui por eliminação e também avaliei o último parágrafo.  

     Agora ele passa os dias na janela, contemplando a distância o bairro onde ela mora. Espera que dali venha algum tipo de mensagem. Sinais de fumaça, talvez.

    Percebam que mesmo sabendo onde ela mora, ele fica na janela contemplando a distância entre o bairro dele e o dela.

    Espera que dali venha algum tipo de mensagem, ou seja, pode ser um encontro ao acaso ou não.

    Claro, não deixei de avaliar todo o contexto.

    Se eu estiver errada, me corrijam.

    Bons estudos a todos!

  • . Aparentemente chegara o momento de gozar seu triunfo; mas então, e para seu espanto, notou que sentia falta dela. Mandou-lhe um e-mail, e depois outro, e outro: ela não respondeu. E não atendia ao telefone. E devolveu as cartas dele.

       Agora ele passa os dias na janela, contemplando a distância o bairro onde ela mora. Espera que dali venha algum tipo de mensagem. Sinais de fumaça, talvez.

  • Fiz exatamente isso com uma ex. Eu me arrependo amargamente.

  • Responda questões de interpretação de texto da FGV, se você conseguir ir bem nelas, irá bem em interpretar as questões de qualquer banca.

  • O assunto principal, geralmente e na introduçao do texto

  • Acredito que boa parte das pessoas indentificaram-se com o texto em alguma fase da vida da qual passaram!!! rsrsrsr

  • GABARITO: A

  • GABARITO: A

    TEXTO BACANA.