SóProvas


ID
3046348
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em maio de 2016, estudos de um grupo de pesquisa do Recife/PE associaram um novo distúrbio do sistema nervoso à infecção por zika vírus em adultos: a encefalomielite disseminada aguda, ou ADEM, na sigla em inglês. Trata-se de uma síndrome autoimune que ocorre após uma infecção, danificando a bainha de mielina e provocando o edema do cérebro e medula. Os demais sintomas são parecidos com os da esclerose múltipla, como fraqueza, sensação de dormência, perda de equilíbrio e comprometimento da visão. Para os cientistas, os resultados da pesquisa pernambucana reforçam a necessidade de investigar em maior profundidade a interação desse micro-organismo com as células do sistema nervoso.

(Adaptado de Sociedade Brasileira de Microbiologia. Disponível em:<http://sbmicrobiologia.org.br/novo-disturbio-do-sistema-nervoso-associado-ao-zika-virus />. Acesso em: 10 out. 2016)


Sobre o sistema nervoso humano, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • e

  • a) A desmielinização dos neurônios tem como consequência a propagação do impulso nervoso nos dois sentidos da fibra nervosa, causando, assim, um colapso do sistema nervoso.

    A desmielinização tem como consequência a diminuição da velocidade de propagação do impulso, pois a bainha de mielina permite que o impulso seja conduzido de maneira saltatória. Essa forma de condução faz com que menos energia seja gasta e a velocidade do impulso seja maior.

    b) As células de Schwann envolvem os axônios de neurônios do sistema nervoso central (sistema nervoso periférico) e formam a bainha de mielina. Essa membrana é rica em substâncias lipofílicas e funciona como um isolante elétrico.

    c) A bainha de mielina formada por oligodendrócitos é contínua, enquanto que a bainha de mielina formada por células de Schwann apresenta intervalos reguladores, formando os nódulos de Ranvier.

    Ambas as bainhas são contínuas.

    d) O potencial de ação para um determinado neurônio varia de acordo com a intensidade do estímulo, pois obedece a lei do “tudo ou nada”.

    O potencial de ação é sempre o mesmo, qualquer que seja o estímulo, porque o neurônio obedece a "lei do tudo ou nada".

    e) Correta.

  • Questão para ser ANULADA.

    1.4 Mielina em invertebrados

    A mielina está ausente nos membros primitivos da linhagem dos vertebrados, como os peixes-bruxa e as lampreias (Bullock et al., 1984). O primeiro vertebrado mielinizado parece ter sido um placoderma (Zalc, 2006), o ancestral dos tubarões e peixes ósseos. Apesar de este ser um tema polêmico, na década de 50 já se considerava a presença de bainha de mielina em organismos invertebrados e estudos desta época já indicavam a presença de lipídios e proteínas orientadas da mesma maneira na bainha de invertebrados e vertebrados (Geren e Schmitt, 1954)."

    Fonte: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5369/1/423837.pdf

  • Não concordo com o fato da D estar errada. Para mim, o potencial de ação varia de acordo com o estímulo. Se o estímulo for insuficiente ao ponto de não atingir o limiar do potencial, ocorrerá uma variação: o fato do neurônio se manter em repouso. Se ele atingir/ultrapassar esse limiar, ocorrerá outra variação: o neurônio se despolarizará.

    A alternativa deveria ser reescrita da seguinte forma para ser considerada errada:

    "A INTENSIDADE do potencial de ação para um determinado neurônio varia de acordo com a intensidade do estímulo, pois obedece a lei do Tudo ou Nada."