SóProvas


ID
3046585
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos


Leis da natureza, leis dos homens

    As leis gerais da natureza, até onde sabemos, são imutáveis e irrecorríveis, capitaneadas todas por sua Lei maior, a que faz nascer, viver e morrer. Parte da natureza, os homens – não se sabe se por mérito próprio ou por mais um atendimento às determinações naturais – destacaram-se dos demais viventes por desenvolver atributos e habilidades que lhes permitiram associar experiências, produzir conhecimento, desenvolver e articular linguagens. Seres de natureza sociável, logo sentiram a necessidade de estipular princípios de comportamento que tornassem a vida de todos mais protegida e mais colaborativa. Nasceram assim os rudimentos de uma legislação primitiva, transmitida nos gestos da tradição e nos valores passados de boca em boca. Com a escrita, esses dispositivos fixaram-se, formalizaram-se em códigos, criados e administrados por especialistas e referendados pelo poder constituído.
    Ao contrário do que ocorre com as leis naturais, as humanas não são nem imutáveis nem irrecorríveis. Elas estão permanentemente convocadas para responder ao envelhecimento e ao nascimento dos valores sociais, e abrem espaço para que sejam interpretadas em meio a demandas e conflitos. É missão das leis assegurarem aos homens princípios de civilidade, em distribuição justa e equilibrada dos direitos e deveres. É missão dos legisladores – seja no âmbito influente dos estudiosos do Direito doutrinário, seja no âmbito decisivo dos parlamentares das diferentes casas legislativas – constituírem a melhor formalização possível das leis que venham a reger os interesses essenciais de uma comunidade. A expressão “democrática distribuição da justiça” é o princípio regente, sem o qual ficam os homens abandonados a algum poder discricionário, quando não tirânico e ditatorial. Sem as leis humanas, vigorariam os princípios básicos – segundo alguns, “bárbaros” – dos instintos naturais. Sabemos que a barbárie jamais foi de todo afastada da História, mas sempre podemos perguntar o que seria de nós sem a busca e determinação dos princípios que vão garantindo, de qualquer modo, a escalada da civilização.
(MOURINHO, Geraldo Tomé, inédito

Constituem uma causa e sua consequência, nesta ordem, os seguintes segmentos:

Alternativas
Comentários
  • Por causa de serem Seres de natureza sociável, consequentemente sentiram a necessidade de estipular princípios de comportamento que tornassem a vida de todos mais protegida e mais colaborativa. 

    GAB. C

  • GABARITO: LETRA C

    → O FATO DE (CAUSA)... FEZ QUE (CONSEQUÊNCIA):

    O FATO DE (CAUSA) serem seres de natureza sociável FEZ QUE (CONSEQUÊNCIA) sentissem a necessidade de estipular princípios de comportamento (1° parágrafo).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • logo, com isso, são conjunções de consequências
  • Se algum examinador da FCC estiver lendo esse comentário, por favor, coloque marcações de linhas no texto e use-as como fator de referenciação nas alternativas.

    Poupará muito da já debilitada saúde mental de um concurseiro.

    Grato.

  • Seres de natureza sociável ( por isso) sentiram a necessidade de estipular princípios de comportamento

  • Com todo respeito ao colega que prefere que a banca expresse em qual linha está as alternativas. Na minha opinião não é necessário, na maioria das questão da FCC não é preciso recorrer ao texto para responder, pelo contrário essa releitura do texto pode até trazer confusão.

  • GABARITO (C).

    Seres de natureza sociável (Causa) // sentiram a necessidade de estipular princípios de comportamento. (Consequência)

    O fato X, Fez com Y acontecesse.

    Ou seja, devido ao aumento da convivência social, precisou-se criar regras para direcionar as condutas dos cidadães.