SóProvas


ID
3046738
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Micotoxinas são substâncias químicas produzidas por fungos, que quando ingeridas por animais ou humanos por meio de alimentos contaminados, podem causar graves intoxicações. Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) O ergotismo é uma intoxicação causada por alcaloides produzidos pelo fungo Claviceps purpurea, que na Idade Média foi responsável por grandes epidemias devido ao consumo de pão feito com centeio contaminado.

( ) Aflotoxinas são produzidas pelo fungo Ganoderma lucidum e causam efeitos alucinógenos em humanos e animais.

( ) Algumas espécies de Aspergillus e Penicillium produzem ocratoxinas, conhecidamente causadoras de nefropatologias em suínos.

( ) Quando avaliada a intoxicação em animais domésticos e humanos, as espécies fúngicas dos gêneros Aspergillus, Penicillium e Fusarium são consideradas as mais importantes.

( ) Tricotecenos, patulina e ácido penicílico são algumas das substâncias produzidas por fungos comprovadamente tóxicas em alimentos.

Alternativas
Comentários
  • ergotismo, também conhecido por envenenamento por Ergotenvenenamento por cravagem e Fogo de Santo António é uma intoxicação causada pela ingestão de produtos contaminados pelo  (Claviceps purpurea), um  contaminante comum do  e outros cereais, ou pelo uso excessivo ou mal orientado de drogas derivadas da .

    aflatoxina é uma  produzida por espécies de  do gênero . É um dos principais tipos de micotoxinas, presente em diversos , sendo considerada uma  que representa risco para a  de  e 

    Ocratoxinas são potentes toxinas fúngicas que afetam alimentos e rações processados e não processados, principalmente sob condições de armazenamento quentes e úmidas.

    As ocratoxinas são conhecidas por agir principalmente como toxinas renais e são carcinogênicas em roedores. A toxina é formada pelas espécies Aspergillus e Penicillium e afeta principalmente cultivos processados e não processados, assim como café, vinho e uvas secas. 

    As cinco mais importantes micotoxinas, referente aos alimentos são: aflatoxina, deoxinivalenol, nivalenol, zearalenona e fumonisinas., Outras micotoxinas foram pesquisadas, isoladas, caracterizadas bioquimicamente, tais como, patulina, citrulina, ácido fusárico, citrinina, ácido penicílico, ocratoxinas, rubratoxinas, esterigmatocistina e tricotecenos.

  • Aflotoxinas são produzidas pelo fungo Aspergillus; micotoxina encontrada no amendoim, espigas de milho e outros cereais. Têm atividade imunossupressora, teratogênica, hepatocarcinogêncica.