SóProvas


ID
3046918
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Classe Cestoda compreende um grupo de parasitos hermafroditas, que apresentam o corpo achatado dorsoventralmente. Dentre eles, os mais encontrados parasitando o homem pertencem à família Taenidae, que causam a teníase e cisticercose. O ciclo das tênias implica dois hospedeiros, um definitivo e um intermediário, e uma fase de vida livre. Medidas de controle da teníase dependem das características epidemiológicas da enfermidade, em uma região, incluindo condições econômicas, sociais e culturais. A principal medida consiste em interromper o ciclo evolutivo do parasita, a fim de evitar a infecção nos animais e na população humana. As estratégias consistem, fundamentalmente, em: melhoramento das condições de saneamento do meio ambiente; tratamento de toda a população; melhoramento da criação de animais (evitar o acesso de animais a fezes humana); incrementar a inspeção veterinária de produtos cárneos; evitar o abate e comércio de produtos clandestinos; educação em saúde enfatizando a adoção de hábitos de higiene.


PFUETZENREITER, M. R; ÁVILA-PIRES, F.D. Epidemiologia da Teníase/Cisticercose. Ciência Rural, Santa Maria, v.30, n.3, p.541-548, 2000.


Sobre o ciclo de vida da Taenia solium, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • D

    Ao atravessar a barreira intestinal, a parede dos vasos sanguíneos, a oncosfera se instala nos tecidos do hospedeiro intermediário (suíno), geralmente músculos de maior movimentação, como músculo da mastigação, coração, língua, diafragma, fígado, esôfago.

  • Gabarito: letra D.

    Ciclo da Teníase

    1 Ao se alimentar de carnes cruas ou mal passadas, o homem pode ingerir cisticercos (lasvas de tênia).

    2 No intestino, a larva se liberta, fixa o escólex, cresce e origina a tênia adulta.

    3 Proglotes maduras, contendo testículos e ovários, reproduzem-se entre si e originam proglotes grávidas, cheias de ovos. Proglotes grávidas desprendem-se unidas em grupos de 2 a 6 e são liberados durante ou após as evacuações.

    4 No solo, rompem-se e liberam ovos. Cada ovo é esférico, mede cerca de 30 mm de diâmetro, possui 6 pequenos ganchos e é conhecido como oncosfera. Espalham-se pelo meio e podem ser ingeridos pelo hospedeiro intermediário.

    5 No intestino do animal, os ovos penetram no revestimento intestinal e caem no sangue. Atingem principalmente a musculatura sublingual, diafragma, sistema nervoso e coração.

    6 Cada ovo se transforma em uma larva, uma tênia em miniatura, chamada cisticerco, cujo tamanho lembra o de um pequeno grão de canjica. Essa larva contém escólex e um curto pescoço, tudo envolto por uma vesícula protetora.

    7 Por autoinfestação, os ovos passam para a corrente sanguínea, desenvolvem-se em cisticercos (larvas) em tecidos humanos, causando uma doença, a cisticercose, que pode ser fatal.

    Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/Teniase.php