SóProvas


ID
3046933
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Biologia Molecular tem contribuído nas pesquisas de identificação do DNA do Papilomavirus Humano - HPV. Uma das técnicas do diagnóstico molecular da infecção pelo HPV é a Reação em Cadeia de Polimerase (PCR). Este método aumenta a acurácia diagnóstica, permite a detecção de vários tipos virais e fornece informações precisas da carga viral para cada subtipo encontrado. A tipagem do HPV e sua classificação nos grupos de alto e baixo risco são muito importantes no tratamento preventivo, uma vez que quando o tipo de vírus é identificado o tratamento pode ser mais precoce, tendo assim um prognóstico satisfatório para o paciente.

(MAGALHÃES, H. A. et al. Papilomavírus humano: as técnicas moleculares: captura híbrida e reação em cadeia da polimerase. Disponível em: http://faculdadeguanambi. edu.br/wp-content/uploads/2015/12. Acesso em: 15/11/2016. Adaptado).



Sobre a Reação em Cadeia da Polimerase é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A PCR, que significa reação em cadeia da polimerase, é uma técnica da biologia molecular para amplificar uma única ou poucas cópias de um pedaço de DNA e baseia-se no processo de replicação do DNA que ocorre in vivo.

    Durante o PCR elevadas temperaturas separam as moléculas de DNA em duas cadeias simples, permitindo então a ligação de oligonucleotídios iniciadores (primers), também em cadeia simples e geralmente constituídos por 15 a 30 nucleótidos, obtidos por síntese química. Então, os dois pares de primers são acrescentados na reação. Se a determinada sequência estiver presente na amostra, ela será multiplicada milhares de vezes, podendo configurar uma reação positiva.