SóProvas


ID
3047017
Banca
Makiyama
Órgão
CAU-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Meus filhos gostam de beber Toddy ® no café da manhã.


A substituição do nome do produto pelo nome da marca, como no exemplo acima, é uma característica de qual figura de linguagem?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Meus filhos gostam de beber Toddy ® no café da manhã.

    → na verdade eles bebem o líquido (o achocolatado), dessa forma temos uma metonímia (substituição da parte pelo todo, da marca pelo conteúdo).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Metonímia: substituição de um termo por outro devido a sua relação Ex.: Gosto de ler John Boyne. (ao invés de dizer que gosta de ler as obras do John Boyne.) Meu corpo precisa do seu. (ao invés de dizer que precisa da presença da pessoa)

  • Elipse: ela é utilizada para omitir termos numa sentença que não forem mencionados anteriormente. No entanto, esses termos são facilmente identificáveis pelo interlocutor.

    Exemplo: Comi no restaurante da minha avó na semana passada.

    No exemplo acima, sabemos que pela conjugação do verbo (primeira pessoa do singular), o termo omitido foi o pronome pessoal (eu). Esse caso é chamado de “elipse de sujeito”.

    Paradoxo é uma figura de pensamento baseada na contradição.

    Muitas vezes pode apresentar uma expressão absurda e aparentemente sem nexo, entretanto, expõem uma ideia fundamentada na verdade. Ex.: Luís Vaz de Camões (1524-1580).

    Amor é fogo que arde sem se ver,

    é ferida que dói, e não se sente;

    é um contentamento descontente,

    é dor que desatina sem doer.

    Catacrese é uma figura de linguagem que representa um tipo de metáfora de uso comum que, com o passar do tempo, foi desgastada e se cristalizou.

    Isso porque ao utilizarmos tanto determinada palavra, não notamos mais o sentido figurado expresso nela. Por exemplo: O pé da cadeira está quebrado.

    Eufemismo é um recurso estilístico muito utilizado na linguagem coloquial bem como nos textos literários com o intuito de atenuar ou suavizar o sentido das palavras, substituindo assim, os termos contidos no discurso, embora o sentido essencial permanece, por exemplo: Ele deixou esse mundo. (nesse caso, a expressão “deixou esse mundo”, ameniza o discurso real: ele morreu.)

    Fontes: Toda Matéria

  • Não consigo ver diferença entre Elipse e Metonimia.

  • Algum macete pra decorar figuras de linguagem?

  • @Pedro garcia , Eu decoro resolvendo exercicios kk

  • Gab D .

    Metonímia: a parte pelo todo.