SóProvas


ID
3047101
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“No ano passado, 554 casos de sífilis congênita foram notificados em Santa Catarina, um crescimento de 13,5% em relação aos 488 novos casos registrados em 2015. Destes, foram notificados 34 óbitos e 18 abortos. Essa realidade poderia ter sido minimizada, já que a criança nasce sem sífilis se houver o tratamento adequado da gestante infectada e do seu parceiro sexual. A maioria dos casos de sífilis congênita foi registrada na região da Grande Florianópolis (156), que também detém o maior número de notificações de sífilis em gestantes (286).”

(Disponível em: http://sc.gov.br/index.php/noticias/temas/saude/em-santa-catarina-554-bebes-foram-diagnosticados-com-sifilis-congenita Acesso: 25/09/2017).


Com relação à sífilis, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida exclusivamente por via sexual ou da mãe para o feto durante a gestação.

( ) Em virtude do aumento do número de notificações de óbitos infantis no Estado de Santa Catarina, uma das medidas de prevenção é a promoção de uma intensa campanha de vacinação contra a sífilis em gestantes.

( ) A sífilis pode afetar o sistema nervoso, causando problemas mentais, paralisia e cegueira.

( ) O uso correto de camisinha e realização de exames periódicos pela gestante são medidas de prevenção no combate a sífilis congênita.

( ) Lesão nos órgãos genitais, na pele e mucosas são manifestações clínicas da sífilis.


Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • A sífilis e tratável, curável, porém, não existe vacina. Erro da segunda alternativa:

    ( F ) Em virtude do aumento do número de notificações de óbitos infantis no Estado de Santa Catarina, uma das medidas de prevenção é a promoção de uma intensa campanha de vacinação (APENAS PREVENÇÃO) contra a sífilis em gestantes.

    "Doenças como a sífilis e o HIV não são de fácil produção de vacina pois há o risco de deixar a pessoa infectada em vez de imune."

    Fonte:

  • Modo de transmissão

    Pode ser sexual, vertical ou sanguíneo. A transmissão sexual é a predominante. Os sítios de inoculação do T. pallidum são, em geral, os órgãos genitais, podendo ocorrer também manifestações extragenitais (lábios, língua e áreas da pele com solução de continuidade). A transmissão vertical pode ocorrer durante a gestação e implicar consequências, como aborto, natimorto, parto pré-termo, morte neonatal e manifestações congênitas precoces ou tardias. A transmissão por transfusão de sangue ou derivados pode ocorrer, mas tornou-se muito rara, devido ao controle e testagem do sangue doado pelos hemocentros.

    Fonte: Guia de Vigilancia em saúde - MS 2019

    http ://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_ vigilancia_saude_3ed.pdf

    Questão deveria ser anulada.

    Resposta correta deveria ser a E

  • Questão merecia ser anulada!