“No ano passado, 554 casos de sífilis congênita foram notificados em Santa Catarina, um crescimento de 13,5% em relação aos 488 novos casos registrados em 2015. Destes, foram notificados 34 óbitos e 18 abortos. Essa realidade poderia ter sido minimizada, já que a criança nasce sem sífilis se houver o tratamento adequado da gestante infectada e do seu parceiro sexual. A maioria dos casos de sífilis congênita foi registrada na região da Grande Florianópolis (156), que também detém o maior número de notificações de sífilis em gestantes (286).”
(Disponível em: http://sc.gov.br/index.php/noticias/temas/saude/em-santa-catarina-554-bebes-foram-diagnosticados-com-sifilis-congenita Acesso: 25/09/2017).
Com relação à sífilis, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida exclusivamente por via sexual ou da mãe para o feto durante a gestação.
( ) Em virtude do aumento do número de notificações de óbitos infantis no Estado de Santa Catarina, uma das medidas de prevenção é a promoção de uma intensa campanha de vacinação contra a sífilis em gestantes.
( ) A sífilis pode afetar o sistema nervoso, causando problemas mentais, paralisia e cegueira.
( ) O uso correto de camisinha e realização de exames periódicos pela gestante são medidas de prevenção no combate a sífilis congênita.
( ) Lesão nos órgãos genitais, na pele e mucosas são manifestações clínicas da sífilis.
Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo: