SóProvas


ID
3047176
Banca
Makiyama
Órgão
Banestes
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Se o número 18 [...] evoca a ideia de maioridade, esta representa algo para além de seu aspecto jurídico: representa a ideia de emancipação das autoridades tradicionais ou das determinações externas e coletivas pelo indivíduo, que assim afirma sua autonomia, o Sapere aude! (Ouse conhecer!) pronunciado por Kant em O que é o Iluminismo?

Quando se trata de literatura num país que sempre teve de se haver com sua minoridade (dependência econômica, condição periférica, identidade instável), essa emancipação muitas vezes representou a criação de um discurso empenhado na construção de uma identidade nacional. Ou seja, uma emancipação mais coletiva do que individual – o que não deixa de ser incongruente, senão contraditório, com as noções de autonomia e autodeterminação.

Disponível em:<http://revistacult.uol.com.br/home/2015/06/literatura-em-busca-da-emancipacao/>  Acesso: 22 jun. 2015

Pelo contexto da reportagem, pode-se depreender que na “minoridade” da literatura do país – sobre a qual o autor fala – está contida:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → a questão pergunta o que faz parte da "minoridade" da literatura, são todos os termos que estão dentro dos parênteses.

    → Quando se trata de literatura num país que sempre teve de se haver com sua minoridade (dependência econômica, condição periférica, identidade instável).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺