SóProvas


ID
3047698
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vírus são os únicos organismos acelulares que conhecemos. Eles são muito pequenos para serem vistos no microscópio óptico e não se multiplicam fora de suas células hospedeiras. Apesar de conhecermos a ecologia, a reprodução e anatomia desses indivíduos, a questão de os vírus serem organismos vivos ou não ainda tem uma resposta ambígua.


Sobre os vírus, analise informações a seguir:

( ) Os bacteriófagos podem se multiplicar por dois mecanismos alternativos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. O ciclo lítico termina com a lise e a morte da célula hospedeira, enquanto, no ciclo lisogênico, a célula hospedeira permanece viva.

( ) A doença do vírus Zika é causada por um vírus transmitido principalmente pelo mosquito Lutzomyia. Contudo, ainda não há consenso científico de que o vírus Zika seja a causa da microcefalia e da síndrome de Guillain-Barré.

( ) Os bacteriófagos são vírus exclusivos de hospedeiros procariotos e, assim como todos os vírus, seu ciclo de multiplicação, ocorre em cinco etapas distintas: adsorção, penetração, biossíntese, maturação e liberação. Na etapa de penetração, ocorre entrada apenas do ácido nucleico.

( ) As células do corpo humano, quando infectadas por vírus, secretam interferons, que induzem as células próximas não infectadas a produzirem substâncias que inibem a replicação viral. Em procariotos, um tipo de "sistema imune" também pode ser encontrado, o CRISPR, o qual ajuda a preservar a estabilidade do genoma destruindo o DNA invasor proveniente de infecções virais e, às vezes, da conjugação.


A ordem correta, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • V, F, F, V.

  • A doença do vírus Zika é causada por um vírus transmitido principalmente pelo mosquito Lutzomyia. Contudo, ainda não há consenso científico de que o vírus Zika seja a causa da microcefalia e da síndrome de Guillain-Barré. – em gestantes há consenso de que o desenvolvimento da microcefalia e a síndrome estão ligados à presença do vírus.

    Os bacteriófagos são vírus exclusivos de hospedeiros procariotos e, assim como todos os vírus, seu ciclo de multiplicação, ocorre em cinco etapas distintas: adsorção, penetração, biossíntese, maturação e liberação. Na etapa de penetração, ocorre entrada apenas do ácido nucleico. – as etapas do ciclo reprodutivo viral são: adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese) maturação e liberação. 

    Referência:

    http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/cap2.pdf

  • O vírus Zika é transmitido por mosquitos do gênero Aedes. No Brasil o vetor é o Aedes aegypti. Mosquitos do gênero Lutzomya estão relacionados à Leishmaniose.

  • acredito que o erro da alternativa de bacteriófago está em "assim como todos os vírus". Nem todos tem essas etapas, alguns entram junto com capsídeo na célula hospedeira. Ele começa falando de bacteriófago e depois generaliza para confundir.