SóProvas


ID
3047830
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Guamá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    Ética de princípios.

                                                                                                                 Rubem Alves

      AS DUAS ÉTICAS: a ética que brota da contemplação das estrelas perfeitas, imutáveis e mortas, a que os filósofos dão o nome de ética de princípios, e a ética que brota da contemplação dos jardins imperfeitos e mutáveis, mas vivos - a que os filósofos dão o nome de ética contextual.

      Os jardineiros não olham para as estrelas. Eles nada sabem sobre os estrelas que alguns dizem já ter visto por revelação dos deuses. Como os homens comuns não veem essas estrelas, eles têm de acreditar na palavra dos que dizem já as ter visto longe, muito longe ... Os jardineiros só acreditam no que os seus olhos veem. Pensam a partir da experiência: pegam a terra com as mãos e a cheiram...

      Vou aplicar a metáfora a uma situação concreta. A mulher está com câncer em estado avançado. É certo que ela morrerá. Ela suspeita disso e tem medo. O médico vai visitá-la. Olhando, do fundo do seu medo, no fundo dos olhos do médico ela pergunta: “Doutor, será que eu escapo desta?”

      Está configurada uma situação ética. Que é que o médico vai dizer? Se o médico for um adepto da ética estrelar de princípios, a resposta será simples. Ele não terá que decidir ou escolher. O princípio é claro: dizer a verdade sempre. A enferma perguntou. A resposta terá de ser a verdade. E ele, então, responderá: “Não, a senhora não escapará desta. A senhora vai morrer ...”. Respondeu segundo um princípio invariável para todas as situações.

      A lealdade a um princípio o livra de um pensamento perturbador: o que a verdade irá fazer com o corpo e a alma daquela mulher? O princípio, sendo absoluto, não leva em consideração o potencial destruidor da verdade. Mas, se for um jardineiro, ele não se lembrará de nenhum princípio. Ele só pensará nos olhos suplicantes daquela mulher. Pensará que a sua palavra terá que produzir a bondade. E ele se perguntará: “Que palavra eu posso dizer que, não sendo um engano - 'A senhora breve estará curada ...' -, cuidará da mulher como se a palavra fosse um colo que acolhe uma criança?” E ele dirá: “Você me faz essa pergunta porque você está com medo de morrer. Também tenho medo de morrer ...”. Aí, então, os dois conversarão longamente - como se estivessem de mãos dadas ... - sobre a morte que os dois haverão de enfrentar.

      Com o sugeriu o apóstolo Paulo, a verdade está subordinada à bondade. Pela ética de princípios, o uso da camisinha, a pesquisa das células-tronco, o aborto de fetos sem cérebro, o divórcio, a eutanásia são questões resolvidas que não requerem decisões: os princípios universais os proíbem. Mas a ética contextual nos obriga a fazer perguntas sobre o bem ou o mal que uma ação irá criar. O uso da camisinha contribui para diminuir a incidência da Aids? As pesquisas com células-tronco contribuem para trazer a cura para uma infinidade de doenças? O aborto de um feto sem cérebro contribuirá para diminuir a dor de uma mulher? O divórcio contribuirá para que homens e mulheres possam recomeçar suas vidas afetivas? A eutanásia pode ser o único caminho para libertar uma pessoa da dor que não a deixará?

      Duas éticas. A única pergunta a se fazer é: “Qual delas está mais a serviço do amor?” 

Em: “Dizer a verdade _____________ a enferma perguntou", a estrutura que completa a lacuna adequadamente sem mudar o sentido ou necessitar de modificações é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → QC errando na passagem da questão para o site novamente, as opções corretas seriam, de acordo com a prova original:

    A) por quê. B ) por que. C) porquê D) porque. E) a proporção que.

    → Dizer a verdade PORQUE a enferma perguntou" → conjunção subordinativa explicativa, valor de "pois".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! AVANTE NA LUT@!!

  • Qual a diferença dos "porquês" seguidos ou não de ponto final?

  • Agora sim!

  • Porque - já que, visto que, uma vez que.

    Porquê - substantivo (vem precedido de um artigo), o motivo, a razão.

    Por quê - seguido de pontuação

    Por que - por que motivo/ razão, pelos quais, pela qual

  • Conjunção-Pois= Porque

  • Conhecida como oração coordenada sindética explicativa.

  • POR QUE TEM ACENTO?

    PORQUE SIM.

    MAS POR QUÊ?

    PORQUÊ EU NÃO SEI.

  • -Porquê = substantivo

    não entendi o porquê desta pergunta

    -Porque = resposta

    Porque eu quero passar.

    -Por que = pergunta

    por que você estuda tanto?

    -Por quê = fim de frase

    você não estuda por quê?

  • A questão é sobre o uso dos porquês e 

     . 

    “Dizer a verdade _____________ a enferma perguntou"

     . 

    A) por quê.

    Errado.

    Por quê: vem antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação) e tem o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. É utilizado em perguntas no fim das frases Ex.: Vocês não se inscreveram por quê?

     . 

    B) por que.

    Errado.

    Por que: equivale a “por qual razão/motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.

     . 

    C) porquê.

    Errado.

    Porquê: substantivo com significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Ex.: Gostaria de saber o porquê dessa resposta.

     . 

    D) porque.

    Certo. PORQUE = pois (conjunção coordenativa explicativa)

    Porque: conjunção com valor de “pois”, “uma vez que”... É utilizado em respostas. Ex.: Não fiz a prova porque não me senti preparada. 

     . 

    E) a proporção que.

    Errado. "À proporção que" é conjunção subordinativa proporcional.

    Conjunções subordinativas proporcionais: têm valor semântico de proporcionalidade, simultaneidade, concomitância...

    São elas: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais (ou menos)... mais/menos, tanto mais (ou menos)... mais/menos...

     . 

    Gabarito: Letra D

  • Porque junto é com a ideia de explicação.

    Toda frase explicativa começa o verbo no modo imperativo, vejamos:

    Dizer a verdade, pois a enfermeira perguntou.