SóProvas


ID
304804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca de administração de pessoal e desenvolvimento humano, julgue o item subsequente.

Uma das teorias comportamentais da administração, denominada teoria X e Y, contrapõe fatores higiênicos a fatores motivacionais na abordagem da visão clássica da natureza humana.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado. Que salada mista. 

    A teoria X e a teoria Y – McGregor
    A teoria de McGregor é, na verdade, um conjunto de dois extremos opostos de suposições. Estes conjuntos foram denominados X e Y. Por esse motivo, também é conhecida pelo nome de Teoria X e Teoria Y. Para McGregor, se aceitarmos a teoria X, e nos comportarmos de acordo com ela, as pessoas se mostrarão preguiçosas e desmotivadas. Já, se aceitarmos a teoria Y, as pessoas com quem interagimos se mostrarão motivadas.

    Questão de Concurso
    (Funiversa/Mtur/Administrador/2010) Acerca da Teoria de McGregor, assinale a alternativa que apresenta uma pressuposição da Teoria X.
    a) Os indivíduos comuns gostam de trabalhar, desde que as condições sejam favoráveis.
    b) Os indivíduos procuram pela responsabilidade para realizar os objetivos da organização.
    c) A motivação dos indivíduos ocorre nos níveis de necessidades sociais, de estima e de autorrealização, bem como nos níveis fisiológicos e de segurança das necessidades.
    d) As pessoas podem ser criativas no trabalho, desde que adequadamente estimuladas.
    e) Os indivíduos comuns são preguiçosos e indolentes; não gostam de trabalhar.
    Gabarito: e.
    3.3 Teoria dos dois fatores ou bifatorial – Herzberg
    Herzberg desenvolveu sua teoria para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de motivadores, enquanto aqueles que desagradavam foram chamados de higiênicos.

     

    RIBAS (2014)

  • A teoria X e Y (McGregor) e a Teoria dos dois fatores (Herzberg) não se contrapõem, elas têm enfoques diferentes.

  • Visão clássica da Natureza humana - Antiga: Teoria X e Y; Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas (Maslow) e Teoria dos Dois Fatores (bifatorial).
    Modernas: Teoria das Necessidades de McClelland; Teoria da Fixação de Metas; Teoria do Reforço; Teoria da Equidade; Teoria da Expectativa; Teoria da Autoeficácia etc.

    Fonte: Ribas (2014)

  • A Teoria X e Y NÃO contrapõe Fatores Higiênicos e Motivacionais, quem faz isso é a Bifatorial, que vê como uma necessidade essencial e não motivacional. Perceba que ausência de fatores Higiênicos no ambiante não só não motiva com DESmotiva o trabalho

  • errada

    A Teoria X e Y é a teoria do preguiçoso x competente.