-
Errado. A Estrutura Segue a Estratégia
De acordo com Chandler, as mudanças na estratégia precedem e são a causa de mudanças na estrutura das organizações.
Utilizando as estratégias propostas por Porter como exemplo, com uma estratégia de custo, a empresa busca eficiência interna. Essa estratégia seria mais adequada a uma estrutura funcional, pois ela utiliza os recursos de maneira mais eficaz com sua hierarquia e cadeia de comando.
Rennó (2013)
-
A organização virtual não representa com propriedade a influência do ambiente em que está inserida e o pensamento sistêmico da administração, visto que, em termos de estrutura, é altamente centralizada, com pouca ou nenhuma departamentalização.
Como as organizações estruturadas sob este modelo são mais horizontalizadas, flexíveis e centradas em suas atividades principais, elas se adaptam bem às contingencias ambientais e são mais permeáveis à comunicação e à recepção de feedback do que boa parte dos outros modelos organizacionais.
Prof. Carlos Xavier
-
A ESTRUTURA VIRTUAL/EM REDE/RADIAL REPRESENTA, SIM, INFLUÊNCIA DO AMBIENTE NA QUAL ESTÁ INSERIDA. UMA DE SUAS VANTAGENS É A RAPIDEZ DE RESPOSTAS ÀS DEMANDAS AMBIENTAIS. JÁ QUANTO ÀS CARACTERÍSITICAS DESSA ESTRUTURA, NELA NÃO EXISTE DEPARTAMENTALIZAÇÃO, E SIM UNIDADES DE NEGÓCIOS QUE ATUAM COMO PARCERIAS OU TERCEIRIZAÇÕES, OU SEJA, A RELAÇÃO É HORIZONTAL.
GABARITO ERRADO
-
Errada!
o ORGANIZAÇÃO VIRTUAL:
§ A chamada “organização virtual” é um tipo de estrutura em rede em que a instituição utiliza as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para interligar seus diversos membros e colaboradores, sem que exista, necessariamente, uma estrutura física para reunir estas pessoas.
§ Assim, uma organização virtual costuma envolver pessoas que estão distantes umas das outras e que colaboram através de FERRAMENTAS ELETRÔNICAS.
§ Estes colaboradores podem, ou não, ser funcionários da instituição. O mais comum é que sejam apenas contratados para fazer algum serviço ou tarefa específica.
§ Podem até mesmo ser outras empresas ou instituições que estão operando em parceria com a instituição, o que chamamos de “terceirização”.
§ Uma estrutura virtual busca ter um grupo pequeno de gestores administrando um número grande de colaboradores espalhados pelo país (ou até pelo mundo todo).
-
ORGANIZAÇÃO EM REDE/ VIRTUAL/ MODULAR/ CELULAR
FOCA NO PRODUTO PRINCIPAL E DESCENTRALIZA(TERCEIRIZA) O RESTANTE !
ERRADA
-
Errado.
Complementando os ótimos comentários acima:
Estrutura em Rede/Equipe/Virtual/Rede de Equipes/Estruturas "ad hoc"/Estruturas Atomizadas:
# É uma das mais atuais;
# Não parece pirâmide;
# É altamente flexível/proporciona maior agilidade;
# Ideal para ambientes dinâmicos;
# Estrutura orgânica (mutável);
# Estrutura Enxuta (porque só vou ter aquilo que preciso);
# Estrutura horizontalizada;
# Eficiente (não terei funcionários ociosos);
# Dificuldade de construir uma cultura organizacional;
# Dificuldade de construir lealdade.
FONTE: Giovanna Carranza (Curso Adm. Esquematizada - Prime)