SóProvas


ID
3048451
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos conceitos sobre computação em nuvem, analise as proposições abaixo.


1) O self-service sob demanda, amplo acesso à rede, o grupo de recursos, a rápida elasticidade e os serviços mensuráveis são as cinco características essenciais da computação em nuvem.

2) Os quatro tipos de serviços da computação em nuvem são: nuvem pública, nuvem privada, nuvem comunitária e nuvem híbrida.

3) Os modelos de implementação da computação em nuvem são: nuvem de alto desempenho, nuvem de alta disponibilidade e nuvem de balanceamento de carga.

4) O provedor de serviços de nuvem é uma empresa contratada que fornece uma plataforma, infraestrutura, aplicativo e/ou serviços de armazenamento baseados em nuvem.

5) Alguns serviços providos na modalidade DaaS (Desktop as a Service - Desktop como serviço) são a troca de mensagens (chat), comunicação por vídeo (videoconferência), ligações telefônicas via internet e web.


Está(ão) correta(s), apenas:

Alternativas
Comentários
  • (COMENTÁRIOS - PARTE 1)

    Características essenciais da Computação em Nuvem:

    Segundo o NIST - National Institute of Standards and Technology - um modelo de computação em nuvem deve apresentar algumas características essenciais descritas a seguir:

    Autoatendimento sob demanda: funcionalidades computacionais são providas automaticamente sem interação humana com o provedor do serviço.

    Amplo acesso a serviços de rede: recursos computacionais estão disponíveis através da internet e são acessados via mecanismos padronizados, para que possam ser utilizados por dispositivos móveis e portáteis, computadores, etc.

    Pool de recursos: recursos computacionais (físicos ou virtuais) do provedor são utilizados para servir a múltiplos usuários, sendo alocados e realocados dinamicamente conforme a demanda.

    Elasticidade rápida: as funcionalidades computacionais devem ser rápidas e elasticamente providas, assim como rapidamente liberadas. O usuário dos recursos deve ter a impressão de que ele possui recursos ilimitados, que podem ser adquiridos (comprados) em qualquer quantidade e a qualquer momento. Elasticidade tem três principais componentes: escalabilidade linear, utilização on-demand e pagamento por unidades consumidas de recurso.

    Serviços mensuráveis: os sistemas de gerenciamento utilizados pela computação em nuvem controlam e monitoram automaticamente os recursos para cada tipo de serviço (armazenamento, processamento e largura de banda). Esse monitoramento do uso dos recursos deve ser transparente para o provedor de serviços, assim como para o consumidor do serviço utilizado.

    Portanto, assertiva 1 correta.

  • (COMENTÁRIOS - PARTE 2)

    Modelos de Implantação:

    Nuvem privada (private cloud): compreende uma infraestrutura de computação em nuvem operada e quase sempre gerenciada pela organização cliente. Os serviços são oferecidos para serem utilizados pela própria organização, não estando publicamente disponíveis para uso geral. Em alguns casos pode ser gerenciada por terceiros. Pesquisa realizada pela Forbes Insights com 235 CIOs e outros executivos de grandes companhias americanas aponta que 52% das organizações estão avaliando a adoção de nuvens privadas. Sugerem-se dois tipos básicos de nuvens privadas:

    Nuvem privada hospedada pela empresa;

    Nuvem privada hospedada em provedor de serviço.

    Nuvem pública (public cloud): é disponibilizada publicamente através do modelo "pague-por-uso". É oferecida por organizações públicas ou por grandes grupos industriais que possuem grande capacidade de processamento e armazenamento. A mesma pesquisa realizada pela Forbes Insights aponta que 38% das organizações estão avaliando a adoção de nuvens públicas.

    Nuvem comunitária (community cloud): neste caso, a infraestrutura de computação em nuvem é compartilhada por diversas organizações e suporta uma comunidade que possui interesses comuns. A nuvem comunitária pode ser administrada pelas organizações que fazem parte da comunidade ou por terceiros e pode existir tanto fora quanto dentro das organizações;

    Nuvem híbrida (hybrid cloud): a infraestrutura é uma composição de duas ou mais nuvens (privadas, públicas ou comunitárias) que continuam a ser entidades únicas, porém conectadas através de tecnologias proprietárias ou padronizadas que propiciam a portabilidade de dados e aplicações. A nuvem híbrida impõe uma coordenação adicional a ser realizada para uso das nuvens privadas e públicas.

    Logo, assertiva 2 incorreta. Nuvem pública, privada etc. são modelos de implantação e não tipos de serviços. Os tipos de serviços básicos são IAAS, PAAS e SAAS.

    Logo, assertiva 3 incorreta. Modelos de implantação/implementação não se referem ao desempenho.

    =============================================================================================

    Provedor de serviços: o provedor de serviços ideal é responsável por disponibilizar, gerenciar e monitorar toda a estrutura para a solução de computação em nuvem, deixando os desenvolvedores e usuários finais sem esses tipos de responsabilidades.

    Então, assertiva 4 correta.

    (Fonte: Veras, Manoel - Computação em Nuvem, página 32, 37,38)

  • (COMENTÁRIOS - PARTE 3)

    O desktop como serviço (DaaS) é uma solução de computação em nuvem que permite que as empresas ofereçam desktops virtuais hospedados em nuvem em qualquer dispositivo, em qualquer lugar. As soluções de DaaS fornecem desktops hospedados completos para aplicativos e e-mail fornecidos com segurança por meio da web. São simples de comprar e fáceis de gerenciar, e não exigem software para o setor de TI manter.

    O DaaS é oferecido como um serviço de assinatura e é de natureza multilocatária. A infraestrutura de desktop virtual de backend (VDI), incluindo as máquinas virtuais que executam sistemas operacionais de desktop, é hospedada por um provedor em nuvem de terceiros. O provedor de DaaS então transmite os desktops virtuais para os dispositivos de usuário final de um cliente.

    Portanto, assertiva 5 errada.

    (Fonte: https://www.citrix.com.br/glossary/what-is-desktop-as-a-service-daas.html)

    GABARITO: Letra C

  • Pessoal, atenção com o comentário da Amanda Farias. Existe sim nuvem comunitária. O erro do item II, conforme a explicação do Gabriel Moura, é que essas nuvens são modelos de implantação e não tipos de serviço( SaaS, PaaS, IaaS)

  • IaaS (Infraestrutura) = capacidade que o provedor tem de oferecer uma infraestrutura de processamento e armazenamento de forma transparente. Somente o hardware. Ex: alugar servidores e outros equipamentos

    SaaS (Software) = aplicações de interesse de uma grande quantidade de usuários passam a ser hospedadas na nuvem como uma alternativa ao processamento local. Softwares, aplicações. Ex: google docs; office 365

    PaaS (Plataforma) = capacidade oferecida pelo provedor para o desenvolvedor de aplicações que serão executadas e disponibilizadas na nuvem. A plataforma na nuvem oferece um modelo de computação, armazenamento e comunicação para as aplicações, sistema operacional e software básico. É possível fazer programas na nuvem. Ex: Windows Azure, BI

    Tipos de Nuvem:

    PRIVADA = uso exclusivo por uma única organização.

    COMUNITÁRIA = uso exclusivo por uma determinada comunidade de consumidores que tem interesses em comum

    PÚBLICA = uso aberto ao público em geral.

    HÍBRIDA = uma composição de duas ou mais infraestruturas acima.

  • Bom dia.

    A 2 só está errada porque disse tipos de serviço em vez de tipos de nuvem ?

  • pessoal que está errando muito em informática, indico o material da @prontodesafiei que tem um resumão com todos os assuntos.
  • Questão que não tem nada haver. nem de computação em nuvem esse examinador intende.

  • Genteee! Esse item II e uma pagadinha, é eu cai também.

    Não são modelos de SERVIÇOS, e sim MODELOS DE IMPLEMENTAÇÃO ou (Nuvens).

    Então fica a dica!!

    Força Guerreiros!!

  • 1) O self-service sob demanda, amplo acesso à rede, o grupo de recursos, a rápida elasticidade e os serviços mensuráveis são as cinco características essenciais da computação em nuvem. VERDADEIRO

    *Características essenciais da computação das nuvens:

    Serviços mensurados (measured service)

    Elasticidade Rápida (rapid elasticity)

    Amplo acesso à rede (broad network access)

    Agrupamento de recursos (resource pooling)

    Autosserviço sob demanda (on-demand self-service)

    Fonte: VERAS, Manoel. Cloud computing: nova arquitetura de TI.

    2) Os quatro tipos de serviços da computação em nuvem são: nuvem pública, nuvem privada, nuvem comunitária e nuvem híbrida. FALSO

    *Os tipos de serviço de computação na nuvem são:

    IaaS (infrastructure as a service)

    PaaS (platform as a service)

    SaaS (software as a Service)

    *Os modelos de implantação de computação na nuvem são:

    Pública

    Privada

    Comunitária

    Híbrida

    Fonte: apostila de Renato da Costa, estratégia concurso

    3) Os modelos de implementação da computação em nuvem são: nuvem de alto desempenho, nuvem de alta disponibilidade e nuvem de balanceamento de carga. FALSO

    *Modelos de implementação já informados.

    *Os clusters podem ser classificados em:

    Clusters de alta disponibilidade (High availability - HA)

    Clusters de balanceamento de carga (load balancing - LB)

    Clusters de alta performance

    Clusters em grid (alta desempenho e alta disponibilidade)

    Fonte: VERAS, Manoel. Cloud computing: nova arquitetura de TI.

    4) O provedor de serviços de nuvem é uma empresa contratada que fornece uma plataforma, infraestrutura, aplicativo e/ou serviços de armazenamento baseados em nuvem. VERDADEIRO

    *Provedores de serviços de computação em nuvem são empresas que fornecem infraestrutura, plataformas e/ou software por intermédio de uma rede. As nuvens podem ser interpretadas como recursos virtuais gerenciados por softwares de gerenciamento e automação de forma que usuários possam acessá-los sob demanda, através de sites que permitem escalonamento automático e alocação dinâmica de recursos. 

    Fonte: comentário do professor do tecconcursos.

    5) Alguns serviços providos na modalidade DaaS (Desktop as a Service - Desktop como serviço) são a troca de mensagens (chat), comunicação por vídeo (videoconferência), ligações telefônicas via internet e web. FALSO

    *DaaS é um tipo de IaaS

     "Segundo o livro Informática: Conceitos e Aplicações de Marcelo Marcula, DaaS é uma modalidade específica de IaaS (comentada acima), que não menciona chat, nem videoconferência e nem ligações telefônicas, que pode ser descrita da seguinte forma:

    Serviço que fornece aos funcionários de uma empresa de um ambiente de trabalho em desktop com aplicações, configurações de segurança e recursos padronizados pela empresa. O funcionário tem a impressão de que essa configuração está instalada em seu computador desktop, mas a configuração está sendo oferecida via rede. Esse serviço é conhecido como Virtual Desktop. "

    Fonte: comentário do professor do tecconcursos.

  • Tipos de Serviço:

    SaaS - Software

    PaaS - Plataforma

    IaaS - Infraestrutra

    Modelos de Implantação:

    Nuvem Pública

    Nuvem Privada

    Nuvem Comunitária

    Nuvem Híbrida

    Arquitetura:

    Front-End - pc do cliente/rede de computadores, ou seja, as aplicações necessárias para acesso ao sistema.

    Back-End - servidores/sistema de armazenamento de dados, ou seja, é a própria nuvem.

  • Muita gente confunde:

     Nuvem pública, nuvem privada não se confundem com nuvem paga e nuvem grátis!

    Ser pública ou privada é quanto à permissão de acesso.

  • O armazenamento em Nuvem ou Cloud Storage é um modelo de armazenamento de arquivos online que permite que você mantenha seus dados sincronizados com todos os seus dispositivos, tais como tablets, smartphones, notebooks e Desktops.

    MODELOS DE IMPLEMENTAÇÃO:

    - NUVEM PÚBLICA

    - NUVEM PRIVADA

    - NUVEM COMUNITÁRIA

    - NUVEM HÍBRIDA 

     CARACTERÍSTICAS DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM:

    nós vamos SEAAA

    SERVIÇOS MENSURADOS

    ELASTICIADE RÁPIDA

    AMPLO ACESSO À REDE

    AGRUPAMENTO DE RECURSOS/ POOL DE RECURSOS

    AUTOSSERVIÇO SOB DEMANDA

    CAMADAS DE ARQUITETURA E TIPOS DE NUVEM

    ► SaaS = Sou eu - Usuário comum

    ► PaaS = Programador - utilizado pelos desenvolvedores para criar, modificar e otimizar softwares e aplicativos.

    ► IaaS = Infraestrutura como serviço - oferece serviços: Memória, Sistema Operacional.

    OBS: ALÉM DESTES HÁ TAMBÉM:

    Cachorro Do Evandro Brincou De Tarde.

    - CaaS

    - DevaaS

    - EaaS

    - BDaaS

    - DaaS

    - TaaS.

    Tipos de armazenamento na nuvem:

    Dropbox, OneDrive , Google Drive, Cloud Drive, Box, Mega, Bitcasa, SugarSync, iCloud, MediaFire, Copy, ?

    obs: Já vi questões afirmando que Youtube também é considerada um serviço de armazenamento em nuvem.

    #pequeno resumo que ajuda na hora da prova.

  • Gabarito. Letra C

    Para saber o erro do item 2), basta analisar o seguinte esquema:

    Modelos de Serviço --> é uma classificação em IaaS, PaaS e SaaS 

    modelo de implantação --> nuvem pública, nuvem privada e nuvem híbrida

  • Fiquei na dúvida sobre a acertava 1, pois estava confundindo com o serviço de streaming sob demanda, mas se relacionado a questão de computação em nuvem deve entender que sua maior vantagem é resiliência de sua rede.