-
Gabarito Certo: Cesgranrio/Funasa/ Administrador/2009) Uma das principais características das organizações é sua capacidade de perseguir permanentemente “um equilíbrio dinâmico”, a partir da capacidade dos sistemas de manterem certas variáveis dentro de limites, ainda que estímulos externos as forcem a assumir valores que ultrapassem estes limites. Nessa perspectiva, ocorrem ações de autorregulação ou autocontrole que conduzem à tendência dos sistemas à adaptação, em busca de equilíbrio interno, em face das mudanças externas do meio ambiente. Essa característica é denominada:
a) entropia;
b) feedback;
c) homeostase;
d) morfogênese;
e) entropia negativa.
O conceito da Teoria de Sistemas que se relaciona com a característica de um sistema buscar o seu equilíbrio é a homeostase. Como exemplo de homeostase, podemos citar o fato de suarmos quando estamos com calor, pois nosso corpo busca reduzir a temperatura. O gabarito é a letra C.
-
Certo
Djalma de Pinho Rebouças enfatiza a empresa perante seu ambiente, trazendo conceituações sobre a Teoria de Sistemas. Observe:
- Propósito ou objetivo – todo sistema tem um objetivo a ser atingido.
- Globalismo ou totalidade – o sistema reage globalmente ao estímulo a uma de suas partes.
- Unidade – a cada parte do sistema (unidade) compete um papel, que se não realizado leva a um desequilíbrio do todo.
- Interdependência – apesar de diferenciadas, as unidades que formam um sistema são interdependentes, ou seja, uma influencia a ação da outra.
- Homeostasia – tentativa do sistema de manter o seu equilíbrio interno.
- Entropia – tendência natural dos organismos à degeneração (morte).
- Entropia Negativa – capacidade dos organismos de reverterem o processo entrópico (degeneração).
- Morfogênese – capacidade dos organismos de desenvolverem novas estruturas, visando adequação à realidade ambiental.
- Fronteiras – limites existentes entre os sistemas.
-
TRATA-SE DE UMA DAS CARACTERÍSITCAS DAS ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS ABERTOS.
MORFORGÊNESE É A BUSCA DO EQUILÍBRIO INTERNO EM RELAÇÃO AO AMBIENTE EXTERNO, OU SEJA, A CAPACIDADE DA ORGANIZAÇÃO DE MODIFICAR A SI MESMA E A SUA ESTRUTURA BÁSICA: É A PROPRIEDADE MORFOGÊNICA DAS ORGANIZAÇÕES.
GABARITO CERTO
-
Teoria dos Sistemas, conceitos importantes:
Reproduzem idéias previamente desenvolvidas para entender sistemas biológicos e incluem (MORGAN, 1996):
homeostase - auto-regulação para manter um estado estável; sendo obtida através de processos que relacionam e controlam a operação sistêmica pelo mecanismo da retroalimentação (desvios de algum padrão ou norma desencadeiam ações de correção);
entropia/entropia negativa - sistemas fechados tenderiam ao desaparecimento pela entropia; sistemas abertos buscam a auto-sustentação, importando energia do ambiente para atingir condições de estabilidade;
estrutura, função, diferenciação e integração - estando intrinsecamente inter-relacionados permitem a autosustentação;
requisito da variedade - relacionada com a ideia de diferenciação e integração, afirma que os mecanismos regulatórios internos precisam ser tão diversificados quanto a diversidade do ambiente com o qual se relacionam;
equifinalidade - em um sistema aberto podem existir muitos modos diferentes de chegar a um dado estado final, ou seja, a estrutura do sistema em um dado momento não é mais que um aspecto ou manifestação de um processo funcional mais complexo (ela não determina o processo);
evolução do sistema - capacidade que depende da habilidade de mover-se para formas mais complexas de diferenciação e integração, e para maior variedade, facilitando a habilidade de lidar com desafios e oportunidades colocadas pelo ambiente (envolve processos cíclicos de variação, seleção e retenção de características selecionadas).
Essa teoria decorre do conhecimento da morfogênese (das estruturas), da inteligência, da sobrevivência, da flexibilidade e, é claro, do ajuste à complexidade.
Fonte: Scielo (Maria Ceci A. Misoczky)
-
Gab: CERTO
Conceitos importantes:
- Homeostase: autorregulação/ equilíbrio;
- Morfogênese: auto modificação na estrutura (visão do todo - interno e externo);
- Entropia: tudo tende à desordem, à morte;
- Entropia negativa: negentropia (o oposto da entropia).
Erros, mandem mensagem :)
-
É a possibilidade de se auto modificar e se adaptar ao ambiente, algumas organizações de forma mais rápida e outras de forma mais lenta.
-
Morfogênese (Walter Buckley, 1974 ) Capacidade natural dos sistemas abertos de se automodificaram. Ao comparar os resultados obtidos com os desejados encontram erros que devem ser corrigidos e modificam a estrutura ou a constituição dos sistemas
Fonte: https://keillalopes.files.wordpress.com/2010/05/aula-1-slides-sistemas.pdf
-
"Diferentemente dos sistemas mecânicos e mesmo dos sistemas biológicos, o sistema organizacional tem a capacidade de modificar a si próprio e sua estrutura básica: é a propriedade morfogênica das organizações, considerada por Buckley a característica identificadora das organizações. Uma máquina não pode mudar suas engrenagens e um animal não pode criar uma cabeça a mais. Entretanto, a organização pode modificar sua constituição e estrutura por um processo cibernético, pelo qual os seus membros comparam os resultados desejados com os resultados obtidos e detectam os erros que devem ser corrigidos para modificar a situação".
Fonte: Teoria Geral da Administração, CHIAVENATO, p. 471
-
Gabarito:CERTO!
A morfogenese é a capacidade de uma organização (sistema) se adaptar ao ambiente que está inserido.