SóProvas


ID
3049534
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As células sanguíneas vermelhas são semelhantes umas às outras, assim como as plaquetas, porém, existem muitos tipos distintos de células sanguíneas brancas. Estas são tradicionalmente agrupadas em três categorias principais chamadas granulócitos, monócitos e linfócitos, com base na sua aparência ao microscópio óptico.


Sobre estas células, é INCORRETO afirmar que os

Alternativas
Comentários
  • Durante o combate a uma infecção em nosso corpo, os basófilos liberam duas importantes substâncias. A heparina, que é um importante anticoagulante. A outra é a histamina, que atua como vasodilatadora nas alergias

    fonte:

  • O erro na letra C é reações alérgicas

  • BASÓFILOS: Estão envolvidos em reações de hipersensibilidade imediata.

    Tem como funções:

    Possuem fagocitose (englobar e digerir partículas estranhas) lenta.

  • BASÓFILOS

    O que são (significado)

    Os basófilos são células de defesa do nosso organismo, ou seja, são um dos subtipos de leucócitos (glóbulos brancos). Estas células são muito importantes no funcionamento de nosso sistema imunológico.

    Função

    Durante o combate a uma infecção em nosso corpo, os basófilos liberam duas importantes substâncias. A heparina, que é um importante anticoagulante. A outra é a histamina, que atua como vasodilatadora nas alergias.

     Principais características dos basófilos

     - Os basófilos possuem grânulos em seu citoplasma. Estes grânulos são grandes (bem maiores do que o núcleo).

     - Possuem a capacidade de liberar heparina e histamina durante o processo de combate a agentes infecciosos.

     - São formados em nossa medula óssea.

     - Apenas entre 1% e 2% dos leucócitos presentes em nosso sangue são basófilos.  

    FONTE: Por Elaine Barbosa de Souza - Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.

  • Os basófilos estão sim relacionados a respostas inflamatórias (a heparina é um mediador químico da inflamação). Acredito que o erro na alternativa está na parte que fala que são gerados nas células hematocitopoéticas-tronco. Eles são gerados na médula ossea.

  • basófilos secretam heparina para ajudar a mediar as reações inflamatórias; eles são bastante relacionados em função aos mastócitos, que ficam nos tecidos conjuntivos, mas também são gerados pelas células hematocitopoéticas-tronco.

    Apesar de terem funções parecidas, os mastócitos se originam na medula óssea por células precursoras diferentes daquelas que originam os basófilos.

  • O erro da C está no fato de que as células hematocitopoéticas-tronco são encontradas, tanto na medula óssea, quanto no cordão umbilical. Mas os basófilos só são encontrados na medula óssea, não sendo formaos no cordão umbilical.