SóProvas


ID
3049540
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A planta aquática, originária da América do Sul, conhecida vulgarmente como Elódea (Egeria densa) é uma macrófita aquática pertencente ao grupo das angiospermas. Nestas plantas encontramos um tipo especial de parênquima que apresenta-se com grandes espaços intercelulares, promovendo a aeração e permitindo a flutuabilidade, essencial na busca da radiação solar.


Esse tipo de parênquima é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Aerênquima é um tecido parenquimatoso, constituido por células infladas ou grandes espaços intercelulares, formando grandes cavidades no interior da planta preenchidas de ar. Esta constituição torna o corpo da planta mais leve, o que favorece sua sustentação ou flutuação dentro da água.

  • parênquima é um tecido composto por células vivas com propriedades meristemáticas, ou seja, possuem capacidade de divisão celular. Graças a essa propriedade, são muito importantes para a planta nos processos de cicatrização. Esse tecido está relacionado com as mais variadas funções no vegetal, entre elas, o armazenamento de substâncias, fotossíntese, secreção e transporte.

  • Parênquima cortical → Tecido de preenchimento que fica abaixo da epiderme na região medular, denominada córtex. Pode ocorrer em caules e raízes. 

    Parênquima Aqüífero → Tecido constituído por células relativamente grandes, com um notável vacúolo, envolvido por uma fina camada de citoplasma, sendo responsável pelo armazenamento de água. 

    Parênquima Aerífero → Tecido cujas células apresentam grandes espaços intercelulares, facilitando a circulação de gases, fazendo com que, principalmente os vegetais aquáticos flutuem.