SóProvas


ID
3049756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O desenvolvimento de novos agentes imunossupressores e mudanças dos regimes pós-transplante são os principais motivos para o aumento do número de transplantes bem sucedidos. Entretanto, enquanto a terapia de imunossupressão diminui os episódios de rejeição nos pacientes transplantados, também são aumentadas as chances de os pacientes apresentarem infecções e efeitos adversos específicos devido ao uso contínuo desses agentes, por isso o acompanhamento terapêutico constante dos pacientes é de extrema importância. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.


Os medicamentos imunossupressores inibem ou reduzem a resposta do sistema imunológico aos aloantígenos do enxerto, evitando o grande limitador do transplante que é a rejeição, na intenção de manter a integridade funcional do material transplantado no receptor.



Alternativas
Comentários
  • Resp. Certo

     

    De acordo com: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TRANSPLANTES  DE ORGÃOS. (ABTO)

     

    "Os imunossupressores são medicamentos,
    usados para evitar a rejeição do órgão transplantado."

     

    TIPOS DE IMUNOSSUPRESSORES
    Estas são as medicações imunossupressoras geralmente utilizadas nos transplantes:

    Princípio Ativo   -   Nomes Comerciais ®

    Azatioprina  -  Imuram®
    Tacrolimo  - Prograf® , Tarfic® e Tacrofort®
    Ciclosporina -  Sandimmum® e Sigmasporim®
    Prednisona -  Meticorten®, Artinizona®, Corticorten®, Flamacorten®, Predson®, Prednax®, Prednis, Predcort® e Precortil®.
    Micofenolato de Sódio  -  Myfortic®
    Micofenolato Mofetil  -  Cellcept®
    Everolimo  -  Certican®
    Sirolimo -  Rapamune®

     

     

  • O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor), por outro órgão ou tecido normal de um doador vivo ou morto. 

    Aloantígenos são moléculas reconhecidas como estranhas ao organismo, derivadas de um indivíduo geneticamente diferente. Os agentes imunossupressores são recomendados para o tratamento de doenças autoimunes e na preparação e manutenção de transplantes. No caso os medicamentos imunossupressores são utilizados em transplante de órgãos para evitar rejeição. 

     

    Gabarito do Professor: CERTO 

     

    Bibliografia 

    Garcia CD (org.) Doação e transplante de órgãos e tecidos / Organizadores Clotilde Druck Garcia, Japão Dröse Pereira, Valter Duro Garcia. – São Paulo : Segmento Farma, 2015.