SóProvas


ID
3049771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O desenvolvimento de novos agentes imunossupressores e mudanças dos regimes pós-transplante são os principais motivos para o aumento do número de transplantes bem sucedidos. Entretanto, enquanto a terapia de imunossupressão diminui os episódios de rejeição nos pacientes transplantados, também são aumentadas as chances de os pacientes apresentarem infecções e efeitos adversos específicos devido ao uso contínuo desses agentes, por isso o acompanhamento terapêutico constante dos pacientes é de extrema importância. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.


Como a ciclosporina aumenta o risco de o paciente desenvolver diabetes mellitus pós-transplante, em casos de diabéticos, o inibidor de calcineurina mais indicado é o tacrolimo. O esquema de administração oral do medicamento deve ser feito de acordo com avaliação no vale (C0) ou no pico (C2), este coletado após duas horas da administração.

Alternativas
Comentários
  • Em caso de paciente com diabetes o mais indicado é a ciclosporina.

  • Na verdade, o Tacrolimo é o imunossupressor pós-transplante mais prejudicial, pois induzem a resistência insulínica de modo muito rápido ocasionando diabetes. A Ciclosporina possui um alto nível de toxicidade, mas o Tacrolimo é mais diabetogênico. Portanto, questão errada!

  • Em diabetes: ciclosporina é indicado. E tracolimo não!