-
A questão avalia os conhecimentos do candidato a respeito de uma técnica usada para conservação de peças anatômicas.
A) CERTO. O método consiste na perfusão do álcool etílico 96o GL, ácido fênico e bórico nas cavidades e vasos dos cadáveres, que pode ser armazenado em urna de metal e se manterá hidratado. A técnica ainda permite o uso de corantes, mantendo a tonalidade das estruturas corporais.
B) ERRADO. Ela é muito utilizada (e não raramente), e a publicação de Laskowski (1886) mostrou a eficácia da combinação da glicerina com outros compostos conservantes, o que favoreceu a inclusão de cadáveres e de peças com grandes quantidades de tecido biológico (ou seja, não é usada somente para pequenos animais).
C) ERRADO. É, sim, uma técnica de alto custo, no entanto existem evidências alarmantes sobre o risco genotóxico dos fenóis sobre seus manipuladores. Assim, apresenta risco em relação à toxicidade.
D) ERRADO. A técnica de Laskowski é de alto custo, e tem entre suas vantagens a grande durabilidade das peças.
E) ERRADO. Conforme explicado na alternativa A, não se usa água boricada, e sim ácido fênico e ácido bórico nas cavidades e vasos.
Gabarito do professor: alternativa A.
-
Consiste na perfusão do álcool etílico 96º GL, ácido fênico e bórico nas cavidades e vasos dos cadáveres.
Gabarito letra "A".
-
Técnicas anatômicas são utilizadas para manter peças anatômicas conservadas, pois o uso de peças cadavéricas são indispensáveis para o ensino, contribuindo com a melhora das habilidades aplicativas, assimilativas e compreensivas das disciplinas da faculdade de medicina.
As técnicas anatômicas geralmente são usadas em conjunto, conforme determinados métodos, deste modo uma peça pode ser conservada com a utilização de duas técnicas ou mais.
A Técnica mais difundida é o uso de glicerina modificada de Giacomini.
A publicação de Laskowski (1886) otimizou a combinação da glicerina com outros compostos, o que favoreceu a inclusão de cadáveres e de peças com grandes quantidades de tecido biológico. A técnica de Laskowski, apesar de ser mais complicada se comparada a formalização, também é muito utilizada na preparação de espécimes naturais. Esse técnica mantém as peças mais claras do que a glicerina modificada de Giacomini, devido a eliminação de ferritina. O método consiste na perfusão do álcool etílico 96 o GL, ácido fênico e bórico nas cavidades e vasos dos cadáveres, que pode ser armazenado em urna de metal e se manterá hidratado. A técnica ainda permite o uso de corantes, mantendo a tonalidade das estruturas corporais
-
GABARITO: ALTERNATIVA A
O método Laskowski é uma ténica anatômica e consiste na perfusão do álcool etílico 96o GL, ácido fênico e bórico nas cavidades e vasos dos cadáveres, que pode ser armazenado em urna de metal e se manterá hidratado. A técnica ainda permite o uso de corantes, mantendo a tonalidade das estruturas corporais.