SóProvas


ID
3050908
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em relação aos procedimentos que antecedem o início de uma necropsia médica, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) INCORRETO- é necessária autorização para necrópsia

    B) CORRETO- Segundo Genival, “Chama-se identificação o processo pelo qual se determina a identidade de uma pessoa ou de uma coisa, ou um conjunto de diligências cuja finalidade é levantar uma identidade. Portanto, identificar uma pessoa é determinar uma individualidade e estabelecer caracteres ou conjunto de qualidades que a fazem diferente de todas as outras e igual apenas a si mesma. Tais processos podem efetivar-se no morto (desastres de massa, cadáveres sem identificação, mutilados, estados avançados de putrefação e restos cadavéricos); e no esqueleto (decomposição em fase de esqueletização, esqueletos e ossos isolados)." Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 136/137. Deve-se verificar se o indivíduo que será necropsiado corresponde ao da autorização da necrópsia.

    C) INCORRETO-Entende-se que não é exclusiva do médico, mas de toda a equipe. 

    D) INCORRETO- na necrópsia, curativos devem ser removidos.

    E) INCORRETO- a questão não apresenta muita clareza. A pergunta já é direcionada a necrópsia médica e a letra "E" fala como se ela pudesse ser uma espécie do gênero. 


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.
  • GAB: LETRA B

    PROCEDIMENTOS DA NECROPSIA:

    Os seguintes procedimentos devem ser obedecidos: 1. localizar o cadáver e completar o procedimento de identificação, preenchendo o número de laudo no pulseira, confirmando as informações com o perito médico legista. 2. Despir o cadáver, após a autorização do perito. 3. Verificar a presença de pertences e entregar ao coordenador. 4. Aplicar a técnica de necropsia adequada a cada caso. 5. Ao término do procedimento: - reconstituir e lavar o cadáver - checar as identificações (pulseira e ficha). 6. Vestimenta do cadáver: - identificado: desprezar (em alguns casos de objetos de valor (tênis, jaquetas), que deverão ser acondicionados para consultar a família sobre o destino dos mesmos) - ignorado: relacionar e fotografar, depois desprezar. 7. Cobrir o corpo (não utilizar as vestes). 8. Colocar o corpo na sala de geladeiras. 9. Aguardar coleta de impressões digitais do Instituto de Identificação.

    FONTE: MANUAL DE ROTINAS INSTITUTO DE MEDICINA LEGAL LEONÍDIO RIBEIRO- POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL

  • necrópsia  que atende a interesse médico-sanitário é realizada mediante autorização da família ou dos responsáveis pelo cadáver e é chamada de  necrópsia  clínica ou  anatomopatológica , sendo procedida por médicos patologistas. A necropsia que atende aos interesses da justiça será realizada independente da autorização da família, por imperativo de ordem legal, é a chamada necropsia médico-legal.

  • É o famoso Cara X Crachá

  • Assertiva B

    é fundamental conferir a identificação do cadáver com a autorização da necropsia.

  • Não sei qual doutrina foi utilizada para elaboração da prova, mas conforme o professor Genival Velosos de França 11º edição página 441 fica ressaltada a necessidade de autorização pela família para realização de necropsia em casos de mortes naturais, sendo obrigatória em casos de mortes violentas conforme determina o art. 162 do CPP, portanto já que a questão não especificou o tipo de morte, afirmar que é necessário a autorização é errado, até mesmo porque necropsias em mortes naturais são exceções.