SóProvas


ID
3051088
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Google abandona seus ideais de juventude


      Todo mundo precisa amadurecer um dia. Para o Google, essa transição do idealismo da juventude para o realismo ranzinza da meia-idade está em curso.

      A mais recente prova do pragmatismo do Google é o projeto Dragonfly, uma versão do serviço de buscas que pode se enquadrar às normas de censura da China para que a empresa volte a oferecer esse produto no país, depois de suspendê-lo em 2010. Esse não é o primeiro exemplo de transformação do lema da empresa, “não seja mau”, para algo mais parecido com “caia na real”.

      Além de irritar o público e legisladores, essas práticas de negócios inspiraram reações adversas de parte dos empregados da companhia e colocaram em risco a capacidade de o Google recrutar os grandes talentos da tecnologia.

      Os críticos internos e externos afirmam que abandonar a missão idealista que a empresa um dia se atribuiu poderia conduzir a usos ainda menos éticos de sua poderosa tecnologia. Se a empresa não administrar bem as prioridades, a disposição de confiar nela, da parte de seus empregados e clientes, poderia erodir, o que colocaria em risco seu crescimento.

      “Quando você começa com uma empresa ética, apegada à sua missão, e remove a ética, isso cria um problema”, disse Tiffany Li, pesquisadora da escola de direito da Universidade Yale. “Se o Google tiver uma versão de seu serviço de buscas aberta à censura, para a China, outros países pedirão a mesma coisa”, afirmou.

      Em um setor no qual as maiores empresas crescem ao investir nelas mesmas e em sua tecnologia, a tentativa do Google de amadurecer significa entrar em um jogo perigoso, não só para a democracia mundial, mas para os lucros da empresa.

(Christopher Mims. The Wall Street Journal. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ 28.08.18. Adaptado)

A forma verbal destacada na frase “Se o Google tiver uma versão de seu serviço de buscas aberta à censura...” – expressa a ideia de possibilidade de que algo possa se realizar, assim como ocorre em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → ... poderia conduzir a usos ainda menos éticos de sua poderosa tecnologia. → o verbo está no futuro do pretérito do indicativo, indicando um fato que não ocorreu, indicando uma possibilidade (poderia conduzir), há a possibilidade de que se conduza.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • “Se o Google tiver uma versão de seu serviço de buscas aberta à censura...”

    O "SE" deixa verbo destacado como uma hipótese.

    a) "Todo mundo PRECISA..." (FATO)

    b) "...COLOCARAM em risco..." (FATO)

    c)"...PODERIA Conduzir a uso..." (Poderia não quer dizer que vai conduzir. Pode ser que conduza ou não!) (HIPÓTESE)

    d) "... Empresas CRESCEM ao investir..." (FATO)

  • CORRELAÇÃO VERBAL

  • no modo indicativo .futuro do preterito pode pode demostrar duvida hipótese ele é unica exceção

  • letra C verbo no futuro pode ou não pode acontecer o fato