SóProvas


ID
3052336
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
Lemeprev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A abertura de conta corrente de um particular por um banco público, como a Caixa Econômica Federal, caracteriza-se como um:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA:

    D) Ato da administrativo é aquela manifestação de vontade do Estado, independentemente se do Poder Legislativo, Executivo ou Judiciário, e ainda, de quem o represente, diante dos casos de concessionária ou permissionária, que tem por fim imediato criar, modificar, declarar, resguardar, transferir ou extinguir direitos, sendo complementar a lei, que serve para satisfazer o interesse público, regido pelo direito público e que pode ser submetido, inclusive, a controle de legalidade pelo Poder Judiciário.

    Entre os Atos da Administração pode-se destacar, entre outros:

    Os Contratos;

    Fonte: www.conteúdojurídico.com.br

  • Ato da Administração.

    São vários os atos da administração conforme entendimento doutrinário acerca da matéria: atos privados, atos políticos, atos de mera execução, atos administrativos etc.

    A título de exemplificação, os atos privados caracterizam-se pela igualdade de tratamento para com os particulares. Eles não possuem em seu bojo prerrogativas ou quaisquer tipos de imposição aos administrados, tão somente modificam, extinguem ou criam direitos e obrigações entre si. Um contrato de aluguel de imóvel, por exemplo, se consubstancia num de direito privado, porquanto o Estado ao alugar o referido imóvel não terá qualquer tipo de prerrogativa ou vantagem por ter celebrado o ato jurídico.

    Perceba, portanto que, ato administrativo é uma espécie de ato da administração onde há um certo grau de verticalidade entre a Administração e o administrado (Supremacia do Interesse Público), ao passo que ato da administração é todo ato exarado pelo Estado seja ele dotado de prerrogativa de direito público - ato administrativo - ou não.

    Logo, não podemos confundir atos administrativos com os atos da administração. Estes englobam aqueles, ou seja, ato administrativo é uma espécie do gênero atos da administração, ao passo que nem todo ato da administração é um ato administrativo.

  • Gab. D

    Nem todo ato praticado pela Administração pública é ato administrativo, já que alguns atos não gozam das características dos atos administrativos. Por isso, a doutrina utiliza a expressão atos da Administração para se referir a todos os atos oriundos da Administração pública. Nesse contexto, ato da Administração é um gênero, que comporta diversas espécies, sendo uma destas os atos administrativos. 

  • GABARITO - D

    A)

    Não pode ser ato administrativo, pois não possui as características de ter sido:

    I) Praticado pela administração com supremacia

    II)  sob o regime de direito público

    Na melhor conceituação ... Um ato administrativo :

    É toda manifestação expedida no exercício da função administrativa, com caráter infralegal, consistente na emissão de comandos complementares à lei, com a finalidade de produzir efeitos jurídicos.  ( MAZZA )

    ----------------------------------------

    B) Ato negocial.

    Um ato negocial é uma das espécies e pode ser entendido como a vontade da Administração em concordância com o interesse de particulares. Exemplos: concessões e licenças.

    Ex: Fechamento de uma rua para realização de um aniversário com a autorização

    -----------------------------------------------

    C) Atos materiais da Administração.

    Os atos materiais podem ser conceituados como atos que decorrem de execuções de atos administrativos.

    ex: Gari varrendo a rua.

    ------------------------------------------------

    D) Ato da Administração.

    ATOS DA ADMINISTRAÇAO: 

    Atos que a administração pública pratica quando está desprovida de prerrogativas públicas, quando está atuando em igualdade jurídica com os particulares, sob regência predominante do direito privado.

    OBS: Seria melhor classificado se afirmasse " Atos de Gestão" , uma vez que  Os atos de gestão são praticados sem que a Administração utilize sua supremacia sobre os particulares. São atos típicos de administração, assemelhando-se aos atos praticados pelas pessoas privadas. São exemplos de gestão a alienação ou aquisição de bens pela Administração, o aluguel de imóvel de propriedade de uma autarquia. 

    Fonte: Mazza.

  • A questão indicada está relacionada com o ato administrativo.

     

    Dados da questão: abertura de conta corrente de particular por um banco público – Caixa Econômica Federal.

     

    A)     INCORRETA. O contrato administrativo se refere ao ajuste firmado entre a Administração Pública e particulares, em consonância com o interesse público e regido pelo direito público. Dessa forma, a abertura de conta corrente de particular por banco público não é tida como ato administrativo e sim, ato da administração – pois é regida pelo direito privado.

    B)     INCORRETA. O ato negocial é aquele que contém uma declaração de vontade do Poder Público que coincide com a pretensão do particular. Exemplo: alvará.

    C)     INCORRETA. O ato material ou fato administrativo pode ser entendido como a consequência do ato administrativo que o determina. A natureza de tais atos é meramente executória. Exemplo: demolição de casa.

    D)    CORRETA. O contrato da administração pode ser entendido como o ajuste celebrado entre o particular e a Administração Pública, em que a Administração Pública não figura como poder público. A respectiva relação é regida pelo direito privado. Pode-se dizer que a abertura de conta corrente entre o particular e um banco público é um exemplo de contrato da administração. O banco público – Caixa Econômica Federal – é empresa pública, que integra a Administração Pública Indireta. Dessa forma, a abertura de conta corrente de particular por banco público é ato de administração.

    Gabarito do Professor: D)

  • Dedalus dto adm

    Porque não pode ser um ato negocial?