SóProvas


ID
3052345
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
Lemeprev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O ato administrativo unilateral, discricionário e precário pelo qual a Administração faculta ao particular o uso de bem público, ou a prestação de serviço público, ou o desempenho de atividade material, ou a prática de ato que, sem esse consentimento, seriam legalmente proibidos refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: LETRA B

    a) INCORRETA - Licença: é o ato administrativo unilateral, vinculado e definitivo pelo qual a Administração faculta àquele que preencha os requisitos legais o exercício de uma atividade.

    b) CORRETA - Autorização: ato administrativo unilateral, discricionário e precário pelo qual a Administração faculta ao particular o uso de bem público (autorização de uso), ou a prestação de serviço público (autorização de serviço público), ou o desempenho de atividade material, ou a prática de ato que, sem esse consentimento, seriam legalmente proibidos (autorização como ato de polícia). 

    c) INCORRETA - Certidão - são cópias ou fotocópias fiéis e autenticadas de atos ou fatos constantes em processo, livros ou documentos que se encontrem na repartição pública; 

    d) INCORRETA - Admissão: é ato unilateral e vinculado pelo qual a Administração reconhece ao particular, que preencha os requisitos legais, o direito à prestação de um serviço público. É ato vinculado, tendo em vista que os requisitos para outorga da prestação administrativa são previamente definidos, de modo que todos os que os satisfaçam tenham direito de obter o benefício. São exemplos a admissão nas escolas públicas, nos hospitais e nos estabelecimentos de assistência social.

  • Gabarito Letra B.

    Lembrando que "precário" significa que pode ser tomado de volta, não é definitivo!

  • Lembrar se tem o "R" é discricionário!!!

  • Gabarito: B

    Licença: Vinculado

    Autorização: Discricionário

  • A questão exige conhecimento acerca das espécies dos atos administrativos e pede ao candidato que assinale o item correto, de acordo com o texto a seguir: "ato administrativo unilateral, discricionário e precário pelo qual a Administração faculta ao particular o uso de bem público, ou a prestação de serviço público, ou o desempenho de atividade material, ou a prática de ato que, sem esse consentimento, seriam legalmente proibidos refere-se à:"

    a) Licença.

    Errado. A licença é ato administrativo vinculado.

    b) Autorização.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. A autorização é "ato unilateral, discricionário, constitutivo e precário expedido para a realização de bens públicos no interesse predominantemente do particular. Exemplos: porte de arma, mesas de bar em calçadas e autorização para exploração de jazida mineral."

    c) Certidão.

    Errado. A certidão é um ato administrativo "enunciativo ou de pronúncia [que] certificam ou atestam uma situação existente, não contendo manifestação de vontade da Administração Pública."

    d) Admissão.

    Errado. A admissão é ato administrativo vinculado.

    Fonte: MAZZA, 2015.

    #SELIGANADICA: para os atos negociais que tenham "R" em seu nome, serão discricionários: autorização, permissão, renúncia, aprovação. Exceção: dispensa.

    Para os atos negociais que não tenham "R" em seu nome, serão vinculados: licença, concessão, admissão, visto, homologação.

    Gabarito: B 

  • A questão indicada está relacionada com o ato administrativo.

     

    Primeiramente, cabe informar que existem cinco espécies de atos administrativos: ato normativo, ato ordinatório, ato negocial, ato punitivo e ato enunciativo.

     

    - Atos negociais:

     

    Os atos negociais são aqueles editados nas situações em que o ordenamento jurídico exige que o particular tenha anuência prévia da Administração Pública para efetuar determinada atividade de interesse dele. São espécies de atos negociais: licença, autorização e permissão.

     

    A)     INCORRETA. A licença pode ser entendida como ato vinculado e definitivo, editado com fundamento no Poder de Polícia. A licença acontece nos casos em que o Poder Público exige concordância prévia da Administração Pública, como condição para o exercício de direito subjetivo. Exemplo: concessão de alvará para efetuar obra.

     

    B)     CORRETA. A autorização refere-se a um ato administrativo unilateral por intermédio do qual a Administração Pública possibilita que o particular realize atividade de seu predominante interesse ou a utilização de bem público. Trata-se de ato discricionário – cabe a Administração Pública decidir sobre a conveniência e a oportunidade; precário – a Administração Pública pode revogá-la a qualquer tempo.

     

    C)     INCORRETA. A certidão é ato enunciativo de conteúdo declaratório. A certidão pode ser entendida como uma cópia de informações registradas em algum livro da Administração, comumente requerida pelo administrado que tenha interessa nas informações.

     

    D)    INCORRETA. A admissão é ato negocial, unilateral e vinculado que confere ao destinatário o direito de receber um serviço público efetuado pelo Estado em condições específicas.

     

    Gabarito do Professor: B)