SóProvas


ID
3052471
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Distrito Federal registrou, de 2000 a 2010, uma das menores taxas de fecundidade do País. A principal queda está entre as mulheres de 15 a 24 anos de idade. As brasilienses passaram a dar à luz mais velhas.

Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br>.Acesso em: 23 maio 2019, com adaptações

Com base no exposto, assinale a alternativa correspondente ao fator que justifica a baixa taxa de fecundidade no Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

     

    (A) O baixo nível de instrução das mulheres quando comparado ao dos homens.

     ERRADA. A queda da Taxa de Fecundidade do Distrito Federal está ligada a uma mudança no padrão, entre eles está o de maior escolaridade das mães.

     (B) .A maior participação da mulher no mercado de trabalho.

     CORRETA. Novos padrões culturais, influência dos meios de comunicação, apelos às vantagens de uma família menor, postergação do casamento, mais facilidades de estudo por parte das mães, difusão dos métodos anticoncepcionais, presença significativa e maior conscientização da mulher no mercado de trabalho.

     (C) O aumento gradual da preferência por parto natural.

     ERRADA. No Distrito Federal as mulheres apresentam um aumento da preferência por partos cesáreos, principalmente, na faixa etária acima de 30 anos.

     (D) A priorização da vida doméstica para as mulheres mais jovens.

     ERRADA. As mulheres mais jovens estão buscando mais qualificações e priorizando o mercado de trabalho. Logo a vida doméstica fica em segundo plano.

     (E) A adoção de políticas restritivas por parte do Estado.

     ERRADA. O Estado não tem adotado essas politicas. A queda da Taxa de Fecundidade do Distrito Federal está ligada a outros fatores e padrões.

    FONTE:  Rogger Rocha, - TEC concursos.

  • A baixa fecundidade das mulheres brasilienses, especialmente com idade entre 15 e 24, ocorre principalmente por causa de dois fatores: a maior escolaridade da população feminina e a maior participação da mulher no mercado de trabalho.

    Resposta: C

  • "O aumento da escolaridade e a inserção no mercado de trabalho são outros dois fatores que explicam este fenômeno."

    https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/05/31/taxa-de-fecundidade-cai-23-e-exige-novas-acoes-do-gdf/