-
A) Art. 1° O presente código estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social, nos termos dos , e .
B)Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
C) Art.6º, VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;
D) CORRETA
TODO consumidor é vulnerável, mas nem todos são hipossuficientes
E) art. 6º, VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;
-
Alternativa correta – Todo(a) aquele(a) que seja enquadrado(a) como consumidor(a) possui vulnerabilidade em relação ao (à) fornecedor(a) nas relações de consumo.
Justificativa: a alternativa está correta, pois a vulnerabilidade é nominada como princípio das relações de consumo, como se infere do art. 4o , I, do CDC: “Art. 4o A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendidos os seguintes princípios: I - reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo”.
-
Fiquei em dúvida entre a D e a E, e marquei a E, que raiva kk
-
GABARITO (D)
-
Eu só acertei porque a letra E coloca a vulnerabilidade do consumidor como uma exceção, sendo que é regra.
A letra D tava completinha.
-
Eu só acertei porque a letra E coloca a vulnerabilidade do consumidor como uma exceção, sendo que é regra.
A letra D tava completinha.