SóProvas



Questões de Código de Defesa do Consumidor e Normas de Atendimento


ID
19525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca da lei de acessibilidade e prioridade no atendimento, julgue os itens seguintes.

As pessoas portadoras de necessidades especiais e aquelas com idade igual ou superior a sessenta anos devem receber atendimento prioritário.

Alternativas
Comentários
  • não vejo motivo p anulação pois a afirmativa não restringiu e sim exemplificou..portanto, ao meu ver, gabarito correto!!

  • Certo. Segundo a banca a questão foi "anulada porque há divergências normativas/legais quanto ao limite de idade para o atendimento prioritário ao idoso". 

    Entretanto como dispõe a Lei 10.048/2000 (lei de atendimento prioritário) em seu "Art. 1º As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)". 

    E também na Lei 10.741/2003 que dispõe (sobre o estatuto do idoso) em seu "Art. 1º É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos".



ID
19528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca da lei de acessibilidade e prioridade no atendimento, julgue os itens seguintes.

Segundo a lei de acessibilidade, determinado entrave ou obstáculo será considerado barreira somente se impedir o acesso seguro das pessoas ao estabelecimento.

Alternativas
Comentários
  • Barreira é qualquer entrave ou obstáculo que limite ou impeça o acesso, a liberdade de movimento, e a circulação com segurança das pessoas.
  • Segundo a lei 10.098/00, art. 2º,II, o entrave ou obstáculo é considerado barreira desde que LIMITE ou impeça o acesso, a LIBERDADE DE MOVIMENTO e a CIRCULAÇÃO com segurança das pessoas. Portanto, não basta apenas impedir o acesso ao estabelecimento.
  • O erro da questão está em "somente de impedir o acesso..."
  • DEVEMOS ENTENDER Q O ACESSO DEVE SER PLENO PARA PESSOAS DOTADAS DE BOA-FE
    SEM LIMITAÇÕES OU RESTRIÇOES
    TWITTER = @AlonsoCabure
  • Você não deve apenas reduzir a periculosidade da via de acesso. Você deve facilita-la para garantir o direito a dignidade das pessoas.

  • Lei 13.146:

    Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    IV - barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:

    Não precisa chegar a impedir. Se limitar, já é barreira.


ID
19531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca da lei de acessibilidade e prioridade no atendimento, julgue os itens seguintes.

Pessoa com mobilidade reduzida é aquela que não se enquadra no conceito de pessoa portadora de deficiência, mas, por qualquer motivo, tenha dificuldade de movimentar-se.

Alternativas
Comentários
  • A afirmação é confirmada pela lei 5296/04, art. 5º, pár.1º,II. A redação desse artigo está mais completa quando diz que além de a pessoa ter dificuldade para se movimentar,"permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção."Entretanto, a afirmação acima passa-nos a essência do referido inciso.
  • Esta questão está correta, se não estiver, onde está o erro???

  • DECRETO Nº 5.296 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004.

    Art. 5o  § 1o Considera-se, para os efeitos deste Decreto:

    II - pessoa com mobilidade reduzida, aquela que, não se enquadrando no conceito de pessoa portadora de deficiência, tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.

     

    Bons estudos! 

  • Após reflexão e comparação com a lei 10098, III e IV, entendi que a questão está correta. Inicialmente concluí que pessoa com mobilidade reduzida estava dentro do grupo de pessoa com deficiência. As características dessa faziam parte das características destas, mas pensei mais um pouco e compreendi que caso fosse assim, apenas a definição de pessoa com deficiência era necessária. Bons estudos.
  • um idoso pode ter a mobilidade reduzida pelo simples fato da perca de musculatura, enfraquecimento dos ossos, etc....

    não necessariamente o idoso tem deficiencia compreendida pela Lei.


ID
19993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O BB, preocupado não só em atender às normas legais vigentes, mas particularmente em promover a acessibilidade de seus clientes portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, fez diversas alterações físicas em suas agências. A observância ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) também tem sido um ponto importante no tratamento com seus clientes.

Acerca das normas gerais e dos critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida e do CDC, julgue os itens subseqüentes.

Acessibilidade é a possibilidade e condição de uma pessoa normal utilizar, com segurança e autonomia, os espaços, equipamentos e edificações de um estabelecimento.

Alternativas
Comentários
  • pessoa normal não, pessoa deficiente.
  • Essa questão está mal formulada. Pessoa normal? Entendi que o examinador quis dizer "pessoa saudável", "pessoa qualquer".. Algo do tipo. Pessoas deficientes são pessoas normais.
  • ABNT NBR90503 DefiniçõesPara os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:3.1 ACESSIBILIDADE: Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos.
  • Há insinuação de que pessoas portadoras de deficiencia ou com mobilidade reduzida são pessoas anormais. O autor foi infeliz na elaboração da questão.
  • I - acessibidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

    Fonte: Lei n° 10098, de 19 de dezembro de 2000.
  • Se eu fosse uma pessoa com deficiência eu entraria com uma ação pela discriminação do examinador. Quer dizer que ser deficiente é ser anormal?!!! Essa foi boa, esses examinadores querem inventar pegadinhas e acabam cometendo uma bobeira dessa.

    Fazer o quê, eles que mandam né!
  • Uma das questões mais ridículas que já vi, quer dizer que quem é deficiente é anormal?
    Só podia ser CESPE

  • Nossa, ainda não acretido que tem gente que erra essa questão, tipo eu.....
    Ela é uuma pegadinha. Você lê rápido e não se dá conta do acontecido e se fo....

  • Acessibilidade é a possibilidade e condição de uma pessoa normal utilizar, com segurança e autonomia, os espaços,equipamentos e edificações de um estabelecimento. Gabarito: Errado

    Concordo com os comentários dos colegas. Muito infeliz a colocação de quem elaborou essa questão ao considerar pessoas com deficiências como anormais. Ainda que fossem anormais, o enunciado não limita ("apenas pessoas normais"), confirmando a falta de preparo e de bom senso do elaborador.

  • Alguém sabe a base legal pra isso? Tá no CDC? Ou é jurisprudência da CESPE mesmo? rsrs 


  • Questão absurda!!! Cabe recurso! 


  • Cabe PROCESSO contra quem elaborou a questão... porque cá entre nós, que povo preconceituoso e politicamente incorreto! Mas recurso não, afinal, no lugar do infeliz "pessoa normal" a assertiva deveria conter: "pessoa portadora de necessidade especial ou com mobilidade reduzida". Esse é o conceito e qq coisa diferente está errado mesmo. 

    PS: mesmo assim, acredito que quem se ofendeu com o pessoa normal, vai ter é dor de cabeça processando a Banca...

  • Pela definição da palavra normal, a pessoa deficiente é anormal SIM, busquem a definição da palavra se discordam.
    Vocês estão confundindo anormal com inferior. Anormal quer dizer apenas que é diferente.

  • Anormal: 1.Que se afasta da norma ou da média;

    2. que faz exceção;

    3. irregular;

    4. anômalo.

    Dessa forma, não cabe qualquer recurso ou processo, pois a palavra (em seu sentido literal) não produz significado pejorativo.

  • por falta de atenção errei a questão


  • Caros colegas do QC,

    O que é uma pessoa normal?

    Pessoa sem defeitos ou problemas físicos ou mentais.

    E uma pessoa anormal?

    Pessoa que ou aquele que apresenta desenvolvimento físico, intelectual ou mental defeituoso.

    Me respondam, onde é que estar o preconceito da banca?

    Pessoas normais se locomovem normalmente em qualquer ambiente, ainda que este seja hostil.

    Uma pessoa anormal, que são pessoas que não possui as mesmas características de uma pessoa normal, não conseguem se locomover da mesma forma que uma pessoa normal, ainda que o ambiente lhe proporcione meios para tal locomoção. Estas pessoas vão sempre precisar de tratamento diferenciado.

    Isso é só uma questão de concurso, a banca pode formular a questão de forma que possa confundir o candidato. Estar previsto no edital. Se a banca formular questões do jeito que o candidato quer, vai ficar muito fácil,não acham?

    Ao candidato só cabe responder o que acha dessa questão "CERTO OU ERRADO" e/ou entrar com recurso contra a resposta da banca; e não ficar questionando se é discriminação ou não. Não atraiam a suposição da questão como um problema para si mesmo.

    Que Deus nos abençoe e bons estudos para todos. Foco!


  • Nossa, fiquei pasma com esse absurdo "pessoa normal"..

  • Não sorria mais! você estará constrangendo os desdentados!

    Geração pé no sac...

  • A questão foi elaborada há quase 10 anos. A perspectiva da nomenclatura era outra ainda.

  • Não sorria mais! você estará constrangendo os desdentados! (2)

     

    A Gestapo do politicamente correto chegou no QC.

  • Lei 13.146:

    Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    I - acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;

  • Cespe é fogo. Vivo errando porque acho que tudo que a banca escreve tem pegadinha.


ID
19999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O BB, preocupado não só em atender às normas legais vigentes, mas particularmente em promover a acessibilidade de seus clientes portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, fez diversas alterações físicas em suas agências. A observância ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) também tem sido um ponto importante no tratamento com seus clientes.

Acerca das normas gerais e dos critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida e do CDC, julgue os itens subseqüentes.

As operações bancárias ativas, como cheque especial e financiamentos, e as operações bancárias passivas, como recibo de depósito bancário (RDB) e poupança, estão sujeitas ao CDC porque são consideradas produtos, mas as operações acessórias, que são as prestações de serviços e não produtos, não estão sujeitas ao referido código.

Alternativas
Comentários
  • produtos e 'serviços' estão sujeitos ao referido código.
  • ... não há como se negar a aplicação das regras protetivas do Código de Defesa do Consumidor à atividade bancária e sua operações, quer fundamentais (ativas e passivas), quer acessórias quando o produto (crédito) for utilizado pelo destinatário final em atividade não lucrativa (não caracterizando insumo) (13). (...)Esses negócios são denominados operações bancárias, e podem ser classificadas em principais e acessórias. "As operações bancárias fundamentais são representadas pela intermediação do crédito, ou seja, pelo recolhimento e concessão de dinheiro. Estas se subdividem em passivas – que têm como objetivo a arrecadação de fundos, tornando o banco devedor do cliente; como exemplo, pode-se citar o depósito e as contas-correntes – e ativas, que visam à colocação de crédito no mercado, passando o banco a credor do cliente, consistindo nos empréstimos, aberturas de crédito, descontos entre outros." (HOLTHAUSEN, Fábio Zabot. Aplicação do Código de Defesa do Consumidor às Operações Bancárias. In Ajuris, Edição Especial, Tomo II, p.710). As acessórias, por sua vez, são as que não intermediam o crédito como cobrança de títulos e aluguel de cofres...
  • A colega disse tudo!Lembrando que o CDC serve como proteção ao cliente (vulnerável e hipossuficiente) tanto em relação aos produtos, como em relação aos SERVIÇOS (bancários, inclusive).
  • O Código de Defesa do Consumidor (CDC) protege nossos direitos de consumidor. Isso vale para produtos E serviços de quaisquer naturezas.

    O erro está em dizer que "mas as operações acessórias, que são as prestações de serviços e não produtos, não estão sujeitas ao referido código".

  • Mercado de consumo

    É onde ocorre a oferta e a procura de produtos e serviços, ou seja, onde as relações de consumo acontecem. Não precisa necessariamente ser um local físico, como um shopping center ou um supermercado, já que a comercialização também pode ocorrer em domicílio, por telefone, correio e internet.

     

    O amplo conceito de serviço também inclui os serviços bancários, os seguros em geral e os serviços públicos – aqueles prestados pelo governo ou por empresas privadas contratadas pela administração pública mediante pagamento de tarifas, como o fornecimento de energia elétrica, água, gás e telefone

  • O CDC é tanto para produto quanto para serviço... A pegadinha foi em dizer que o CDC só vale para produto e não serviço


ID
28768
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A evolução da tecnologia e da teleinformática permitiu um acelerado desenvolvimento da troca de informações entre os bancos e seus clientes. Um dos mais notáveis exemplos dessa evolução é o home banking. O home banking é basicamente

Alternativas
Comentários
  • A evolução das tecnologias de informá tica e telecomunicações permitiu a troca eletrônica de
    informações entre banco e cliente, criando a possibilidade de novos produtos de serviços via internet como, por exemplo, O HOME BANKING.
    Sendo assim, a resposta é a letra (B).
  • os caixas 24 horas, são os 'remote banking'
  • HOME BANKING SIGNIFICA "BANCO EM CASA!
    RESPOSTA: toda e qualquer ligação entre o cliente e o banco, que permita às partes se comunicarem a distância, possibilitando ao cliente realizar operações bancárias sem sair de SUA CASA ou escritório, como o pagamento de contas pela internet.
  • O Home Banking possibilita ligações entre o computador do cliente e a central de computador dos bancos. Esse serviço permite que um determinado cliente execute operações bancárias à distância, tais como: - Obtenção de extrato e saldo bancário; - Transferências de recurso; - pagamentos de obrigações; - aplicações de resgate; - operações de empréstimos com a utilização do CDC;
  • O Home Banking possibilita ligações entre o computador do cliente e a central de computação dos bancos. Esse serviço permite que um determinado cliente execute operações bancárias à distância. Todas as operações são seguras, pois será utilizada utilizada uma senha ou palavra-chave, limitando, assim, o acesso às informações. As operações também contam com o uso do fax.
  • Home Banking: É  toda  e  qualquer  ligação  entre  o  computador  do  cliente  e  o 
    computador  do  banco,  independentemente  do  modelo  ou 
    tamanho, que permita as partes se comunicarem a distância. 
  • a) o atendimento remoto ao cliente com o objetivo principal de redução das filas nos Bancos, sendo um exemplo comum a utilização dos caixas 24 horas. REMOTE BANKING.
    b) toda e qualquer ligação entre o cliente e o banco, que permita às partes se comunicarem a distância, possibilitando ao cliente realizar operações bancárias sem sair de sua casa ou escritório, como o pagamento de contas pela internet. CERTA!!! Outros exemplos: central de atendimento, unidade de resposta audível, fax.
    c) toda operação realizada pelo banco com o uso de tecnologia avançada com o objetivo de gerar comodidade ao cliente, como, por exemplo, o cadastramento de contas em débito automático. Aqui parece que mistura REMOTE BANKING com MOBILE BANKING (auto atendimento pelo telefone celular), já que fala em "toda operação" e "uso de tecnologia avançada".
    d) qualquer serviço de atendimento ao cliente realizado pelo banco, permitindo a troca de documentação sem a necessidade de o cliente sair de casa, como, por exemplo, a entrega de talões de cheque em domicílio. REMOTE BANKING.
    e) a disponibilização de serviços no caixa 24 horas, que anteriormente só poderiam ser realizados nas agências bancárias, sendo a liberação de crédito automática um exemplo desse tipo de serviço. Não sei se o exemplo tá certo, mas o resto... REMOTE BANKING.
  • Essa seria uma questão passível de anulação, uma vez que o serviço disponível para escritório  - PJ é o OFFICE BANK, serviço este que diferencia-se do Home Bank por possibilitar a determinados clientes a emissão do próprio talão de chegues, tipo de papel emitido e fornecido pelo banco.

    A questão D dentro da definição correta para Home bank.
  •                                                        HOME OFFICE BANKING
    O home banking é basicamente, toda e qualquer ligação entre o computador de cliente e o computador do banco, independete de modelo ou tamanho, que permita às partes se comunicarem à distância.
     Através do home banking, o cliente, sem sair de seu escritório, tem, entre outros serviços, informaçãos sobre: saldo e movimentação em conta corrente; saldo e movimentação de cobrança/contas a pagar; posição, aplicações e resgates em fundos; operações de empréstimo; cotações de moedas/índices de bolsas de valores; saldos em caderneta de poupança.



    ESPERO TER AJUDADO.
  • Home Banking Conceito ligação entre o computador (ou fax) do cliente e o computador do banco 
    Características * A ligação é feita através da linha telefônica podendo ser pública ou privada e utilizando os mais diferentes meios como: cabo; fibra ótica; satélite. * Os computadores do banco e cliente não necessitam ser os mesmos, deve haver, porém compatibilidade entre eles * É necessária uma segurança na conexão e na transmissão dos dados, o que é possível devido à utilização de:    - senha para que o computador do banco possa reconhecer quem e o cliente que esta se comunicando com ele.    -  criptografia (codificação) dos dados que estiverem trafegando na linha telefônica, impedindo que os mesmo sejam interceptados por terceiros. Serviços prestados através do homebanking * Consulta de saldos em conta corrente e caderneta de poupança; * consulta de movimentações em conta corrente; * consultas de saldo e movimentação de cobrança, contas a pagar, * consultas sobre posição de aplicações e resgate de fundos; * cotações de moedas, índices e bolsa de valores" * solicitação de alterações dos seus títulos em cobrança; * solicitação de talões de cheques; * movimentação de conta; Considerando o home banking a troca eletrônica de informações entre o banco e o cliente podemos classificar as duas pontas da comunicação, bem como o seu meio, da seguinte forma: * Base de difusão de informação pelo banco * central de atendimento * unidade de resposta audível (talker) * talker com fax * telex * micro * mainframe (servidor de redes de computador) * Canal utilizado para envio da informação: * modem (modelador / demodulador) -aparelho que transforma as informações do formato gerado pelo computador. para o formato aceito pela linha de comunicação e vice-versa. * linha telefônica (todas com a mesma função - transferência de informações - diferindo na velocidade, qualidade e quanti-dade de informação transferida) * discada * dedicada * transdata da embratel * Renpac *FM (receptor especial) * Veículo do cliente * telefone * fax * telex * monitor de videotexto * microcomputador * terminal ponto de venda * pager
  • Banco internético (do inglês Internet banking), e-bankingbanco onlineonline banking, às vezes também banco virtualbanco eletrônico ou banco doméstico (do inglês home banking), são termos utilizados para caracterizar transações, pagamentos e outras operações financeiras e de dados pela Internet por meio de uma página segura de banco. Isto é bastante útil, especialmente para utilizar os serviços do banco fora do horário de atendimento ou de qualquer lugar onde haja acesso à Internet.

  • Atenção:

    Cuidado para não confundir:

    Remote banking;

    Home banking;

    Office banking.

  • O Home Banking conecta o computador do cliente ao do banco com o intuito de trocarem informações a respeito de saldo e movimentação em conta-corrente, de cobrança, aplicações, resgates, operações de empréstimos, cotação de moedas, índices e bolsas de valores, saldo de poupança.

  • Para responder questões de múltipla escolha, comece sempre lendo todas as alternativas, e risque aquilo que é absurdo ou que você sabe que é errado, essas alternativas. Mas lembre que muitas vezes as questões de múltipla escolha não possuem apenas uma alternativa correta, ou não possuem uma alternativa com a resposta perfeita. Neste tipo de questão, o gabarito correto é aquele que apresentar a melhor resposta entre as apresentadas nas alternativas.

    Assim, a alternativa correta é a B, por citar o relacionamento à distância entre banco e usuário e o uso da internet.

    Resposta: B.

  • Para responder questões de múltipla escolha, comece sempre lendo todas as alternativas, e risque aquilo que é absurdo ou que você sabe que é errado, essas alternativas. Mas lembre que muitas vezes as questões de múltipla escolha não possuem apenas uma alternativa correta, ou não possuem uma alternativa com a resposta perfeita. Neste tipo de questão, o gabarito correto é aquele que apresentar a melhor resposta entre as apresentadas nas alternativas.

    Assim, a alternativa correta é a B, por citar o relacionamento à distância entre banco e usuário e o uso da internet.

    Resposta: B

  • Gabarito duvidoso, já que na letra B afirma-se que "toda e qualquer ligação entre cliente e banco que permita às partes se comunicarem a distância"

    Essa definição, na minha opinião, abrangeria outras modalidades, como "office banking", "mobile banking" e até o "remote banking". Tá certo que pela data da questão, alguns serviços nem estavam disponíveis ainda. Não obstante, discordo do gabarito.

  • MARQUEI LETRA A 22/07/21 ERRADA


ID
109087
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que se refere ao atendimento prioritário nas agências bancárias definido por lei, analise as condições a seguir.

I - Idosos com idade igual ou superior a sessenta anos
II - Gestantes e lactantes
III - Pessoas portadoras de deficiências
IV - Pessoas com crianças de colo

Devem receber atendimento prioritário os que se enquadram na(s) condição(ões)

Alternativas
Comentários
  • Cuide somente para não haver confusão na idade mínima de atendimento prioritário.

    60 anos e NÃO 65 anos.
  • Lembrando também que as pessoas com mobilidade reduzida, em caráter TEMPORÁRIO OU PERMANTE, também têm direito a atendimento prioritário.
    (Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004)
    Art. 5o  Os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão dispensar atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
  • ATENÇÃO especial também para não cair numa pegadinha do tipo:


    "Pessoas com crianças NO colo"  ------------> Errado!


    Bons estudos!

  • Essa questão deveria ser anulada, a idade minima é 65 anos
    RESOLUÇÃO CMN 2.878/012878 Art. 9. As instituições referidas no art. 1. devem estabele- cer em suas dependências alternativas técnicas, físicas ou especiais que garantam: I - atendimento prioritário para pessoas portadoras de defi- ciência física ou com mobilidade reduzida, temporária ou definitiva, idosos, com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, gestan- tes, lactantes e pessoas acompanhadas por criança de colo, mediante: ...

    http://www.caixa.gov.br/popup/coddefesa/codigo_defesa.asp

  • Creio que esta questão esta eivada de vícios, uma vez que eles classificaram os idosos 5 anos antes do que determina a lei. Queria saber se esta questão foi anulada ou a banca não aceitou os recursos.

  • este assunto ( atendimento prioritário )  não cai mais em provas do banco do brasil e da cef   .... e ainda tem gente que fica respondendo...

  • Segundo a lei 10.048:

     

    Art. 1o  As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.  (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015)     (Vigência)

  • Não era 65?


ID
965665
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Para melhor atender e convencer o cliente em uma ação de telemarketing, o atendente não deve interromper a fala do cliente, deve anotar as solicitações e as informações importantes. A comunicação clara e objetiva favorece um bom atendimento. Contribui com essas ações o comportamento

Alternativas
Comentários
  • Questão simples, bastaria analisar os adjetivos, pois havia só um com qualidades positivas e compatíveis com as da descrição no enunciado. 
  • Queria uma questão dessa na minha prova, kkkkkk

  • São questões dessa natureza que atrapalham a vida de quem estuda, pois possibilitam a todos acertarem independentemente de terem, ou não, se preparado para o certame. 

  • Concordo, questões assim torna o esforços de quem estuda muito inútil, pq qualquer um pode acertar 

  • a) atencioso, solícito e prestativo. (correta)

    b) tolerante, impassível e impositivo.  (passível)

    c) cordial, com clareza e intolerância.  (tolerância)

    d) impositivo, com clareza e refutação constante. (positivo)

    e) persuasivo, com imprestabilidade e clareza  (prestabilidade)

     

  • O negócio é ver quem conhece a língua portuguesa!

  • A disciplina "Atendimento' é mais atenção do que conhecimento de fato.  Só ter atenção. 

  • OU EU ESTOU MUITO FERA OU ESTA QUESTÃO É FÁCIL DEMAIS; A QUESTÃO QUE TÁ FÁCIL MESMO!

     HAUSHAUSHAUSHAUHSAU

  • Quero que caia uma questão dessa na minha prova também haha

  • Pode-se responder por eliminação. Questão muito fácil!

  • eu não quero que cai na minha prova este tipo de questão não, pois quem não estuda tem as mesmas condições de quem estuda muito e corretamente.... esta questão premia o cara que não sabe nada

  • Teve gente que ainda marcou a letra "e".

    Como pode um pretenso servidor público querer agir com imprestabilidade!?

    -.-


  • Já que a questão é muito fácil... vamos extrapolar! Relembrar!

    Telemarketing - uso de operadores de telefone para atrair novos clientes, entrar em contato com clientes atuais, aferir o nível de satisfacao ou receber pedidos. Não é somente televendas! 

    Televendas - vender pelo telefone. 

    Telecobertura - acompanhar os clientes, fazer contatos de relacionamento.

    Tele prospeccao - buscar novos clientes. 

    Servico ao cliente - pós-venda, pequisas de satisfacao, resolucao de problemas e esclarecimento de dúvidas. 

    Sem dúvida, hoje o telemarketing é reconhecido como uma ferramenta que além de vendas atua sobre o relaconamento e a retencao de clientes. É uma ferramenta de MKT Direto, pois o contato acontece de maneira individual, planejada e há resposta do cliente. 

     

  • Questão interpretativa, vejamos:

    Alternativa A. Correto. A alternativa apresenta características de um bom atendimento. Solícito e prestativo são adjetivos que descrevem a disponibilidade e preocupação do profissional em atender as necessidades do cliente.

    Alternativa B. Errado. Impositivo significa atuar de forma arrogante, querer impor sua vontade. Evidentemente, um atendente não deve ser impositivo. Impassível significa insensível, calmo, indiferente.

    Alternativa C. Errado. Um atendente não deve ser intolerante (que não admite opinião diferente da sua).

    Alternativa D. Errado. Novamente, um atendente não deve ser impositivo tampouco deve ficar refutando (apresentando argumentos em contrário) ao que foi dito pelo cliente.

    Alternativa E. Errado. Imprestabilidade é característica do que é imprestável, ou seja, não serve para nada. Naturalmente, essa é uma característica a ser evitada.

    Resposta: A

  • Quem faz provas de concurso sabe muito bem que questões como essas em uma prova são poucas.Em uma prova como um todo sempre terão as questões fáceis,médias e as difíceis,que são para diferenciar o nível de conhecimento.

  • Alternativa A com certeza. Questão de nível fácil.


ID
1000477
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Analise as afirmativas relativas ao Guia de Conduta Ética do Sistema Financeiro Banestes.

I. Aplica- se exclusivamente aos dirigentes e empregados da instituição.

II. Lealdade, aptidão, capacitação e legalidade são alguns dos princípios éticos funcionais adotados.

III. Probidade, prudência, idoneidade e temperança são alguns dos princípios éticos gerais adotados.

IV. O princípio ético “aptidão” prevê que os responsáveis pela designação ou indicação de pessoas para ocupar funções de confiança têm o dever de verificar o atendimento, pelo candidato, dos requisitos de idoneidade.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Aplica- se exclusivamente aos dirigentes e empregados da instituição(.ERRADO) - atentar na palavra exclusivamente

    A II, III, IV estão corretas

    gab: d

  • sempre atentar para palavras como: exclusivamente, unicamente, sempre, nunca.

  • Guia de Conduta Ética do Sistema Financeiro Banestes. 

    "3. Abrangência

    3.1. Este Guia de Conduta Ética aplica-se a todos os dirigentes, empregados, estagiários e prestadores de serviço do Sistema Financeiro Banestes, os quais, doravante, serão denominados de profissionais"


    4. Princípios éticos gerais: PROBIDADE, PRUDÊNCIA, IDONEIDADE, TEMPERANÇA, respeito e responsabilidade.


    5. Princípios éticos funcionais: LEALDADE, APTIDÃO, CAPACITAÇÃO, LEGALIDADE, transparência, discrição, sigilo, hierarquia, imparcialidade, igualdade de tratamento, exercício adequado do cargo ou função, zelo, uso apropriado do tempo de trabalho, cooperação, tolerância, liberdade de expressão, conflito de interesse, administração financeira pessoal, nepotismo ou favoritismo, acumulação de cargos/funções.


    "5.2. Aptidão

    5.2.1. Os responsáveis pela designação ou indicação de pessoas para ocupar funções de confiança têm o dever de verificar o atendimento, pelo candidato, dos requisitos de idoneidade.

    5.2.2. Nenhum profissional deve aceitar assumir função para a qual não tenha aptidão, ou não esteja ou não se sinta preparado e habilitado."


    Fonte: http://www.banestes.com.br/institucional/pdf/guia_de_conduta_etica.pdf



  • essa tava facil,

     

    quer dizer que so os dirigentes do banco tem que seguir o cod de etica? 

     

    claro que não, logo eliminamos a I

  • Idoneidade é um substantivo feminino que deriva do termo em latim idoneitate, que expressa a qualidade de idôneo, e também significa capacidade, aptidão, habilitação e competência.


ID
1086061
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O superintendente de vendas do Banco A, submetido a regime de metas, determina a suas equipes que, em todos os contratos de empréstimos, vinculem o fechamento da operação à realização de contrato de seguro. Com tal determinação, as metas impostas são realizadas, com reflexo financeiro positivo na remuneração dos empregados.

Nos termos do Código de Defesa e Proteção ao Consumidor, tal operação é:

Alternativas
Comentários
  • É tido como prática abusiva...

    Visto que, só se pode fechar o contrato de empréstimo se aderir um seguro cobrado pelo banco.

    Isso não se caracteriza trabalho por metas.


    Resposta C

  • Esta ocorrendo uma venda casada...sem prévia autorização do cliente

  • Letra "C"  -  trata das práticas abusivas, especificamente nesta questão venda casada, previsto no artigo 39 do CDC.

  • LETRA  C - Vedada.

        Isso se chama Venda Casada 

                                     Proibido por Lei !

     Essas práticas acontecem muito com financiamentos de casa. 

    Você financia a casa, e junto com as parcelas, você acaba pagando planos de saúde , seguros e etc.

     Isso não passa de um método para aumentar as estatísticas de vendas de tal Plano de Saúde ou algum Seguro que a instituição oferece.

    Exemplo hipotético : Você vai ao mercado comprar um biscoito, e aí te dizem, que junto com o biscoito acompanha um refrigerante, você só terá que pagar um pequeno acréscimo.

                                    

  • Resposta: Letra C

    Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)

    Prática abusiva: São práticas que exigem vantagem manifestamente excessiva em detrimento do consumidor.

    I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

    O presente inciso se pronuncia sobre a prática abusiva da famosa “venda casada”. A ilegalidade se configura pela vinculação de produtos e serviços de natureza distinta e usualmente comercializados em separado. Tal vinculação viola a liberdade do consumidor.

  • Acontece este tipo de venda no plano da "Minha casa e Minha vida" nas construtoras. "c"

    O QUE DIZ A LEI: A Venda Casada é expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor - CDC (art. 39, I), constituindo inclusive crime contra as relações de consumo (art. 5º, II, da Lei n.º 8.137/90).
    A Lei 8.137 / 90, artigo 5º, II, III tipificou essa prática como crime, com penas de detenção aos infratores que variam de 2 a 5 anos ou multa.
    E a Lei 8.884 / 94, artigo 21º, XXIII, define a venda casada como infração de ordem econômica. A prática de venda casada configura-se sempre que alguém condicionar, subordinar ou sujeitar a venda de um bem ou utilização de um serviço à aquisição de outro bem ou ao uso de determinado serviço.
    Pelo Código de Defesa do Consumidor, a Lei 8078 / 90, artigo 39º, “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”.
    E pela Resolução do Banco Central nº 2878/01 (alterada pela nº 2892/01), Artº 17, “é vedada a contratação de quaisquer operações condicionadas ou vinculadas à realização de outras operações ou à aquisição de outros bens e serviços”.

  • Por mais q essa questão seja fácil, a letra "c" possui um termo q pode ser comparado a venda casada: conjugação de operações.

    Conjugar é o mesmo que casar. Mal elaborada.
  • Fernanda....

    Venda casa é possível... venda casada não é PERMITIDO.

  • Reparar na palavra vinculem; tipica de venda casada.

     

    vinculem o fechamento da operação à realização.

     

    A Venda Casada é expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor - CDC (art. 39, I), constituindo inclusive crime contra as relações de consumo .  Práticas Abusivas.

     

  • Qualquer operação de vendas de produto ao cliente, na qual ele se veja obrigado ou coagido a adquirir um outro produto, se configura em prática abusiva, expressamente proibida nos termos do inciso I do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.
    Vemos que na questão proposta houve uma determinação de vincular a venda de um produto à venda de outro. Em outras palavras, o banco estaria realizando a chamada "venda casada", prática abusiva e vedada pela Lei.


    Gabarito: letra C

  • Vida real..

  • Vedada mas né...


ID
1086079
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O relacionamento que os bancos mantêm com seus clientes é um fator que contribui para sua captação e sua fidelização. Pensando nisso, os bancos têm utilizado diferentes ferramentas e estratégias no desenvolvimento de sua liderança no mercado.

De maneira geral, o marketing de relacionamento é conceituado como o processo pelo qual uma empresa constrói alianças com clientes atuais e potenciais de tal forma que ambos, vendedor e comprador, trabalhem em busca de um conjunto específico de objetivos comuns.

Os objetivos do marketing de relacionamento são atingidos quando.

Alternativas
Comentários
  • É preciso estabelecer um relacionamento de longo prazo com o consumidor de seus produtos, para que se mantenham fiel e se tornem fonte segura de renda, a medida que esse relacionamento contribua para o aumento de sua participação nas transações e nos contratos realizados com a organização.

  • Construir relacionamentos de longo prazo mutuamente satisfatórios com partes-chaves (clientes, fornecedores, distribuidores...) a fim de conquistar ou manter negócios com ela. (Kotler, 2006)

  • Dizer que "é assegurado que os funcionários satisfaçam às necessidades dos clientes" não significa dizer que o relacionamento pare por aqui, mas sim constitui um elo para o futuro. Além do mais, não há outra alternativa possível.

  • Questão um tanto quanto confusa, mas vamos que vamos que essa vaga é nossa!!!

  • A letra "a" esta errada pois fala em uma relação distante

    A letra "b" esta errada por falar em curto prazo

    A letra "c" fala em relacionar-se com o cliente a cada ocasião de compra, porém o relacionamento deve acontecer independente se o cliente vai ou não realizar a compra.

    A letra "e" o não torna a questão errada, alias sem bem olharmos praticamente toda questão que tem um "não" normalmente esta errada

    Logo somente nos resta a alternativa "d" como correta

  • LETRA B NÃO PODE SER POIS MARKETING DE RELACIONAMENTO É A LONGO PRAZO.

    RESPOSTA LETRA D

  • meio confusa a questão, mas creio que o que torna a "D" correta é a frase "vendedor e comprador, trabalhem em busca de um conjunto específico de objetivos comuns." e esse objetivo só pode ser a satisfação do cliente, que em marketing de relacionamento vai muito além disso.

  • Sinceramente, essa questão poderia ser passível de anulação...  "Satisfazer as necessidades do cliente" pode imaginar quantas necessidades ou "necessidades doentias" temos?  ahuAH  Olá, eu quero que você coloque dinheiro na minha conta mas não quero pagar nada. Tenho necessidade disso pois não tenho como pagar. - Tudo bem senhor, estamos aqui para satisfazer uma necessidade sua.

    Poderia ter uma complemento para que esse "assegurar" estivesse dentro da política interna.

  • Questão deixa muitas dúvidas!!

    Marketing de relacionamento  atenta para as necessidades de “criar, manter e acentuar

    sólidos relacionamentos com os clientes e outros públicos”. Para o autor, cada vez mais o

    Marketing vem transferindo o centro, das transações individuais, para a construção de mais

    próximos relacionamentos com os clientes, com o foco em maior valor agregado. Trata-se de

    oferecer/propor valor de longo prazo ao cliente, e proporcionar a ele satisfação contínua.


  • "Os objetivos do marketing de relacionamento são atingidos quando é assegurado que os funcionários satisfaçam às necessidades dos clientes." Ah, tá. Só isso? Foram satisfeitas as necessidades dos clientes, bum, pronto, está consolidado o Marketing de Relacionamento. Observem o texto que acompanha a questão: o Marketing de Relacionamento é um processo de construção de alianças, algo que demanda tempo e confiança, não algo tão simplório e bruto como dito na alternativa D. Esse tipo de questão desanima quem estuda pra valer, sinceramente... quem elabora esse tipo de coisa é muito mal intencionado.

  • O marketing de relacionamento, busca-se conquistar e manter a simpatia, confiança e lealdade e construir relações que são um ativo e podem ser um recursos valioso e fonte de vantagem competitiva. Constituindo um relacionamento de longo prazo na qual há conhecimento, confiança mútua e bom relacionamento com clientes, funcionários e distribuidores e não podem ser comrados ou imitados pelos concorrentes.

  • Pessoal, em questões de múltipla escolha, por muitas vezes precisamos identificar qual seria a alternativa menos incorreta (se é que já não seria uma incorreção esse conceito). Logo, mais que discordar ou concordar com o gabarito, é preciso acertá-lo.


    Assim sendo, a alternativa D seria a menos inadequada. Para quem ficou na dúvida quanto a alternativa C, segue uma citação do livro de um dos maiores autores de marketing. Segundo Kotler, 


    O marketing de relacionamento estabelece sólidas ligações econômicas, técnicas e sociais entre as partes. Ele reduz o dinheiro e o tempo investidos nas transações. Nos casos mais bem sucedidos, as transações deixam de ser negociadas de tempos em tempos e se tornam rotineiras. (KOTLER, 2000, p.35)




  • Assegurar que os funcionários satisfaçam os clientes ... tenso mais eliminando as outras alternativas seria a mais correta (d)

  • Uma dica, vejam todas as alternativas, procurem a "mais correta", ou "menos errada", em relação às outras. Não adianta ficar na peleja com a questão. Pela exclusão, a alternativa mais correta, ou menos errada,  seria a letra D.


    Bons estudos.

  • A afirmativa que se enquadra, dentro das demais, como um objetivo do marketing de relacionamento é a “D”, quando fala dos funcionários que satisfaçam as necessidades dos clientes.

     

    http://blog.alfaconcursos.com.br/professor-lilian-comenta-a-prova-do-banco-do-brasil/

  • Questão mal formulada. Impossível uma empresa "assegurar" a satisfação dos clientes. A expressão "É assegurado " mostra que os funcionários devem sempre satisfazer os clientes. Isso é impossível. 

    Então eu vou à agencia e digo ao atendente que quero R$ 1 milhão na minha conta. E ele deve assegurar a minha satisfação.

    Isso não existe.

    Essa banca é fraca demais. 

  • Uma questão sinceramente mal formulada. Tipo de questão em que procuramos a "menos errada" e não a certa. Neste sentido podemos remeter ao conceito de satisfação do cliente, compreendendo que este seria o objetivo principal da Instituição. Porém se a ideia é, de fato, manter um relacionamento com o cliente, não basta que a relação seja fria, profissional, nem ocasional. Ela deve ser duradoura e se consolidar quando os clientes se satisfazem e esta satisfação seja diretamente relacionada ao atendimento que tiveram, ao tratamento que foi dado a eles. Assim , por eliminação, verificamos que a opção D é a que mais se ajusta a esta ideia.

    Gabarito: letra D

  • É ASSEGURADO, POIS OS BANCOS FAZEM DE TUDO PARA QUE NÃO ACONTEÇA INSATISFAÇÃO.

  • Satisfazer as necessidades dos clientes em relação aos produtos ofertados.

  • Esse tipo de matéria para uma prova de concurso me deixa preocupado, o grau de subjetividade de um tipo de questão dessas é muito grande. Infelizmente é triste.

  • muito subjetiva e complexa !!

  • Muito subjetiva, pois algumas necessidades dos clientes não dependem apenas dos funcionários do banco, suponhamos que um cliente necessite de um empréstimo bancário, e seu cadastro não seja aprovado. Não satisfará a necessidade do cliente.

  • A cada ocasião de compra é o Mkt de Transação.

  • Necessidade é diferente de vontade Oscar .

  • A resposta está praticamente no enunciado, quando ele cita no conceito de marketing de relacionamento "vendedor e cliente" e "objetivos comuns"

  • Satisfazer às necessidades dos clientes.

  • se eu tivesse que assegurar toda necessidade de cliente que eu atendo, já teria falido a empresa faz tempo


ID
1833757
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

É correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO II


    Da Política Nacional de Relações de Consumo

            Art. 4º A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendidos os seguintes princípios: (Redação dada pela Lei nº 9.008, de 21.3.1995)

            I - reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo;

            II - ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor:

            a) por iniciativa direta;

            b) por incentivos à criação e desenvolvimento de associações representativas;

            c) pela presença do Estado no mercado de consumo;

            d) pela garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho.

  • LETRA: B

    CDC LEI 8.078

    Art. 4º A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendidos os seguintes princípios: 

    IV - educação e informação de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, com vistas à melhoria do mercado de consumo;


ID
1833763
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As instituições financeiras deverão prestar atendimento prioritário, dentre outros, a.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    lactantes, pessoas idosas com 60 anos ou mais e pessoas acompanhadas por crianças de colo.

  • Resposta: LETRA D

     

    Art. 1º, Lei nº 10.048/2000. As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.

     

    Art. 2º. Parágrafo único. É assegurada, em todas as instituições financeiras, a prioridade de atendimento às pessoas mencionadas no art. 1o.

     

     

    Gente, memorizei esse artigo do atendimento prioritário assim: "GILPO com DEFICIÊNCIA".

    Gestantes

    Idosos (60 ou mais)

    Lactantes

    Pessoa com criança de colo

    Obesos

    Pessoa com DEFICIÊNCIA

     

     

    Aí no caso dos assentos nos transportes coletivos: "GILP com Deficiência", sem o "O", pq exclui Obeso.

  • Lei 10048/00:

     

    Art. 1º. As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.

     

    Art. 2º. Parágrafo único. É assegurada, em todas as instituições financeiras, a prioridade de atendimento às pessoas mencionadas no art. 1º.

  • Art. 1o  As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.    (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015)     (Vigência)

  • Letra A, mas esqueceram de mencionar o Obeso e a Gestante, conforme a lei 10048/2000.

  • Colocaram resposta d como certa

    Gabarito é a

  • GABARITO OFICIAL :LETRA A

    TEM UMA GALERA AI BEM DESAVISADA.A PESSOA COLOCA A LETRA DE LEI E AINDA FALA A RESPOSTA ERRADA.

  • Lactante. Enquanto substantivo feminino, se refere à mulher que amamenta.

  • Lei nº 10048/2000 Atendimento prioritário

    MNEMÔNICO

    Pessoa com deficiência + LOGICO

    LACTANTE

    OBESOS

    GESTANTES

    IDOSOS (= OU MAIS DE 60 ANOS)

    COLO (PESSOAS COM CRIANÇAS DE COLO)


ID
1833766
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A prestação de atendimento telefônico pelas instituições financeiras via Serviço de Atendimento ao Cliente − SAC:

Alternativas
Comentários
  • O que faz o Serviço de Atendimento ao Cliente?

    * Ouve atentamente e criticamente os clientes e transforma as informações coletadas em base para desenvolvimento de ações estratégicas;

    * Orienta os clientes, tendo total conhecimento do que está ocorrendo na Empresa;

    * Envolve as diversas áreas internas da Empresa nas questões trazidas pelos clientes, possibilitando o aperfeiçoamento dos produtos e serviços da Empresa;

    * Realiza acompanhamento dos produtos antes e após o lançamento, analisando a reação dos clientes, identificando e prevenindo eventuais problemas, repassando as informações às áreas competentes da Empresa;

    * Desenvolve atividades integradas com o Marketing: realização de pesquisas com franqueados e clientes finais, divulgação das promoções e dos lançamentos, etc.

    * Mantém contato periódico com órgãos de Defesa do Consumidor e participa de associações e comitês da área de Atendimento ao Consumidor;

    * Estabelece uma comunicação única e personalizada com os clientes, independente da cidade de procedência e do assunto que gerou o contato;

    * Facilita o acesso dos consumidores ao fabricante, solucionando reclamações com rapidez e eficiência.

  • e

  • Gabarito: letra E

    questão tranquila que se ler com calma podemos acertar facilmente

    a) prescinde de atendimento preferencial ou específico para portadores de deficiência auditiva ou de fala.

    prescinde significa não precisa, e os deficientes como sabemos tem direito a atendimento preferencial

    b) deve estar disponível apenas em dias úteis e em horário comercial, conforme o horário de Brasília.

    todos os dias

    c) deve ter seu número telefônico para acesso disponível exclusivamente na página eletrônica da instituição na rede mundial de computadores.

    deve está amplamente divulgada

    d) dispensa registro por meio de um número sequencial, visto que o controle das demandas dos clientes interessa apenas à instituição financeira.

    interessa a todos

    e) deve ser realizada por atendente tecnicamente capacitado e que efetue os procedimentos de maneira clara, transparente, eficiente, célere e cordial.


ID
1833769
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo.

I. As instituições financeiras devem fornecer tempestivamente a seus clientes cópias de contratos relativos a operações e serviços prestados, os quais devem ter redação clara, objetiva e adequada.

II. As instituições financeiras podem recusar ou dificultar, aos clientes pessoas físicas, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, desde que ofereçam atendimento alternativo ou eletrônico.

III. As instituições financeiras devem divulgar em local e formato visíveis ao público em suas dependências, bem como nos respectivos sítios eletrônicos na internet, a tabela contendo os serviços cuja cobrança de tarifas é vedada e a tabela de serviços tarifados com respectivo valor da tarifa.

IV. Às instituições financeiras é vedado oferecer a seus clientes pessoas físicas, pacotes de serviços com tarifa única mensal.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º As instituições referidas no art. 1º devem divulgar, em suas dependências e nas dependências dos estabelecimentos onde seus produtos são ofertados, em local visível e em formato legível, informações relativas a situações que impliquem recusa à realização de pagamentos ou à recepção de cheques, fichas de compensação, documentos, incusive de cobrança, contas e outros.

     

    a adequação dos produtos e serviços ofertados ou recomendados às necessidades, interesses e objetivos dos clientes e usuários

     

  • https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/downloadNormativo.asp?arquivo=/Lists/Normativos/Attachments/47651/Res_3694_v4_P.pdf

     

    Pra quem quiser conferir.

  • A palavra tempestividade é muito usada nos meios jurídicos para designar “dentro do prazo” e segundo o dicionário Houaiss quer dizer: oportunidade, no tempo próprio, o que ocorre no momento certo, oportuno no tempo devido.

  • gabarito : C , odeio gente que fala fala fala , e nao da a resposta

  • POIS É VICTOR TB ODEIO GENTE QUE FALA DEMAIS E NÃO DAR A RESPOSTA.

  • O cara ta ajudando, e as pessoas ainda reclamam.

    Obrigada @Rafael, seus comentários me ajudam bastante.

  • Gabarito: letra C

    I. As instituições financeiras devem fornecer tempestivamente a seus clientes cópias de contratos relativos a operações e serviços prestados, os quais devem ter redação clara, objetiva e adequada.

    II. As instituições financeiras podem recusar ou dificultar, aos clientes pessoas físicas, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, desde que ofereçam atendimento alternativo ou eletrônico. (errado)

    sabendo que o ítem II está errado você elimina as letra A, B e E

    III. As instituições financeiras devem divulgar em local e formato visíveis ao público em suas dependências, bem como nos respectivos sítios eletrônicos na internet, a tabela contendo os serviços cuja cobrança de tarifas é vedada e a tabela de serviços tarifados com respectivo valor da tarifa.

    IV. Às instituições financeiras é vedado oferecer a seus clientes pessoas físicas, pacotes de serviços com tarifa única mensal. (errado)

  • O Banco Central do Brasil (BC) no artigo 3º da Resolução 3.694/2009 garante que é “vedado às instituições financeiras recusar ou dificultar, aos clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico”.


ID
1833772
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Sobre os serviços de Ouvidoria das instituições financeiras, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • DESATUALIZADA

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/downloadNormativo.asp?arquivo=/Lists/Normativos/Attachments/48509/Res_4433_v1_O.pdf

     

    RESOLUÇÃO Nº 4.433, DE 23 DE JULHO DE 2015

  • Não tem nada de desatualizado..

    Escrita de maneira mais completa, porém é a mesma coisa:

    A) instituição que integre conglomerado composto por pelo menos duas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, podendo ser constituída a ouvidoria em qualquer das instituições autorizadas a funcionar;

    b)resposta no máximo 10 dias úteis

    c)o ouvidor pode ser diretor, mas não pode ser Controler

    d)é exigida certificação

    e)são justamente quem precisa de ouvidoria

  • A) É admitido o compartilhamento de ouvidoria no seguinte caso: instituição que integre conglomerado composto por pelo menos duas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, podendo ser constituída a ouvidoria em qualquer das instituições autorizadas a funcionar.

    B) O prazo de resposta não pode ultrapassar dez dias úteis, podendo ser prorrogado, excepcionalmente e de forma justificada, uma única vez, por igual período, limitado o número de prorrogações a 10% (dez por cento) do total de demandas no mês, devendo o demandante ser informado sobre os motivos da prorrogação.

    C) O diretor responsável pela ouvidoria pode desempenhar outras funções na instituição, inclusive a de ouvidor, exceto a de diretor de administração de recursos de terceiros. Nas situações em que o ouvidor desempenhe outra atividade na instituição, essa atividade não pode configurar conflito de interesses ou de atribuições.

    D) Os integrantes da ouvidoria devem ser considerados aptos em exame de certificação.

    E) Devem ser instaladas ouvidorias nas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil que tenham clientes pessoas naturais ou pessoas jurídicas classificadas como microempresas e empresas de pequeno porte.

  • GABARITO OFICIAL:LETRA A

    GALERA FALA DEMAIS E NÃO EXPLICA NADA.

  • O melhor de tudo é que agente faz um filtro no questão de concursos para o COAF e me cai uma questão de ouvidoria, aja paciência.


ID
2668408
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Um gerente analisou as atividades da agência sob sua responsabilidade e notou que o movimento de clientes aumenta em quase três vezes entre os dias 5 e 10 de cada mês, quando se concentram os pagamentos de contas de consumo. Nos demais dias do mês, os funcionários passam parte do tempo sem terem clientes para atender. O gerente lamentou não ter como utilizar essa ociosidade em dias de maior procura e focou no treinamento dos funcionários para que o atendimento fosse mais rápido nos dias mais intensos.


A situação apresentada se relaciona à característica diferenciadora dos serviços que está associada à impossibilidade de estocagem ou revenda de serviços denominada

Alternativas
Comentários
  • Os serviços possuem as seguintes características que têm interesse para o marketing:

     

    Intangibilidade: Serviços não podem ser tocados, apalpado. Serviços são ideias e conceitos (processos). Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação de uma marca ou de um serviço.

     

    Perecibilidade: Os serviços não podem ser estocados se não for usado, está perdido (cadeira em avião, quarto em hotel).

     

    Heterogeneidade ou Variabilidade: A ideia de serviço varia de cliente para cliente. Normalmente os serviços são atividades voltadas para pessoas como clientes.

     

    Simultaneidade ou Inseparabilidade: os serviços são criados e consumidos simultaneamente.

     

    Participação do cliente no processo: atenção ao desenho das instalações e oportunidades de co-produção.

     

  • B) Perecibilidade. Os serviços são perecíveis. Não usou, está perdido.

  • Segundo a maior parte dos autores de administração de serviços, existem quatro características que diferenciam os serviços dos bens: a) variabilidade, b) inseparabilidade, c) perecibilidade, d) intangibilidade.

    Dentre essas características, aquela que indica que o serviço não pode ser estocado é a característica da perecibilidade. Portanto, o gabarito da questão é a alternativa B.

    Se quiser relembrar, veja a seguir:

    Variabilidade: indica que a qualidade de um serviço pode oscilar muito de uma ocasião para outra.

    Intangibilidade: indica que os serviços não são tangíveis, isto é, não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem adquiridos.

    Perecibilidade: indica que os serviços não podem ser estocados. 

    Inseparabilidade: indica que os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente.

    Gabarito: B

  • INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, IMPOSSÍVEL ESTOCAR SERVIÇOS, ASSIM, SERIA PERECÍVEL POR CONTA DE NÃO UTILIZÁ-LOS.

  • Essa eu realmente não compreendi!

  • São característica de Serviço Vi esse assunto em ADM Geral ficou fácil, tanto que acertei só pelo comando da questão
  • não entendi pq não poderia ser inseparabilidade

  • Gabarito: A

    "...impossibilidade de estocar..." ou seja, é PERECÍVEL

    A - variabilidade - a qualidade do serviço muda em função de quem faz

    B - perecebilidade

    C - intangibilidade - o serviço não pode ser tocado ou visto

    D - inseparabilidade - o serviço está vinculado ao prestador

    E - heterogeneidade = variabilidade

  • B) Perecibilidade

    O SERVIÇO NÃO PODE SER ARMAZENADO PARA DEPOIS.

    EX: Quando vende produto pode fabricar e estocar, com o serviço não é possível pois a prestação e o consumo são simultaneos.

  • Acredito que a própria banca errou ao escrever : Ociosidade em dias de ''maior '' procura, na verdade a ociosidade é nos dias de ''menor '' procura ! Mas tudo bem né ! Não afetou na resolução da questão. Corrijam se eu tiver enganada ..

  • A dor é temporária. Desistir dura para sempre. (Lance Armstrong)

    vc consegue

  • Sempre confundo isso, as características dos serviços, ele não ser estocado com Isso esta relacionado com a (Perecebilividade)


ID
2674264
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em vendas, ao apresentar um produto bancário, o técnico bancário deve:

Alternativas
Comentários
  • Para seu um bom negociador, lembre-se de:


    – Ter certeza que sua solução é a melhor para o seu cliente
    – Enfatizar seu interesse em solucionar problemas do seu cliente
    – Aprender tudo que for preciso sobre a necessidade do cliente
    – Ter coragem em enfrentar objeções e superá-las
    – Estabelecer uma situação que ambas as partes saiam ganhando.

     

    Quando você sistematiza informações sobre seus clientes, torna-se facilitada a tarefa de identificar as suas necessidades. Pense da seguinte forma: seu cliente sempre tem um problema a resolver, uma demanda de consumo, e você precisa ter uma solução a oferecer, algo que seja realmente útil e agregue valor para ele.

     

     

    Quem deseja vender com foco no cliente não pode se dar por satisfeito ao identificar aquilo que ele busca. É preciso determinar como atender a essa necessidade.

     

     

  • Gabarito: letra A

    A) focar na necessidade do cliente;

    B) deixar que o cliente controle a entrevista; (jamais, o vendedor que tem o controle da situação)

    C) usar linguagem culta e sofisticada para causar boa impressão; (não adianta a linguagem culta se o cliente não entender como funciona o produto)

    D) mostrar ao comprador o máximo de conhecimento técnico sobre o produto; (não adianta o conhecimento técnico se o cliente não entender o que se está mostrando)

    E) manter um clima de simpatia para que o cliente não faça objeções. (as objeções podem ser importantes para entender o funcionamento do produto e se atende as reais necessidades do cliente)

  • A

    focar na necessidade do cliente

  • A questão exige conhecimento de Vendas e Negociação.

    A)     focar na necessidade do cliente.

    B)     o técnico bancário precisa ter controle da conversa para apresentar produtos adequados ao cliente e assim conseguir fazer a venda.

    C)     usar linguagem culta e sofisticada todo tempo pode dificultar a comunicação, o cliente pode não entender o que está sendo dito.

    D)     o cliente precisa ter conhecimento prático do produto/serviço, e qual será o benefício que ele obterá.

    E)     o técnico deve permitir as objeções, porque elas vão ajudar a esclarecer possíveis dúvidas e então saber qual produto/serviço se adequada as necessidades do cliente.

    Gabarito: Letra A.


ID
2674270
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em relação à política institucional de relacionamento com clientes e usuários, a Resolução BACEN nº 4.539, de 24 de novembro de 2016, estabelece que as instituições financeiras devem instituir mecanismos de acompanhamento, de controle e de mitigação de riscos, devendo os dados, os registros e as informações relativas aos mecanismos de controle, processos, testes e trilhas de auditoria serem mantidos à disposição do Banco Central do Brasil pelo prazo mínimo de:

Alternativas
Comentários
  • § 2º Os dados, os registros e as informações relativas aos mecanismos de controle, processos, testes e trilhas de auditoria devem ser mantidos à disposição do Banco Central do Brasil pelo prazo mínimo de cinco anos

  • RESOLUÇÃO BACEN 45 39

    ART 6

    § 2º Os dados, os registros e as informações relativas aos mecanismos de controle, processos, testes e trilhas de auditoria devem ser mantidos à disposição do Banco Central do Brasil pelo prazo mínimo de cinco anos.

  • Art. 6º Em relação à política institucional de relacionamento com clientes e usuários, as instituições de que trata o art. 1º devem instituir mecanismos de acompanhamento, de controle e de mitigação de riscos com vistas a assegurar:

    §2º Os dados, os registros e as informações relativas aos mecanismos de controle, processos, testes e trilhas de auditoria devem ser mantidos à disposição do Banco Central do Brasil pelo prazo mínimo de cinco anos.

    Gabarito - E

  • E

    5 anos

  • raiz quadra de (√25) anos

  • De acordo com o Art. 6. §2º Os dados, os registros e as informações relativas aos mecanismos de controle, processos, testes e trilhas de auditoria devem ser mantidos à disposição do Banco Central do Brasil pelo prazo mínimo de cinco anos.

    Portanto, alternativa E está correta.

    Gabarito: E


ID
2674273
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação à satisfação do cliente, pode-se dizer que é:

Alternativas
Comentários
  • Pode ser expresso pela equação:

     

    Valor = Benefícios / Preço ou

    Valor = Benefícios recebidos / Expectativas

     

    Durante a compra, o consumidor percebe o valor do produto avaliando os seguintes itens:

     

    os benefícios oferecidos pela empresa, na forma de produtos (bens e serviços) e

    o custo da transação (dinheiro, esforço, tempo).

     

    A comparação destes itens gera a percepção do valor total da compra

  • Alguém me diz a resposta?

     

  • Gabarito: Letra (E)

    " A relação entre o que o cliente percebeu do serviço e o que ele esperava."

  • A) A satisfação do cliente tem a ver com seu próprio julgamento com relação ao atendimento.

    B) A satisfação do cliente depende do atendimento das expectativas.

    C) Não necessariamente. Mesmo assim, as necessidades poderão não ter sido atendidas.

    D) Percepção igual ou superior às suas expectativas. Essas percepções não são comuns, varia para cada cliente.

    E) Correto

  • Satisfação é a relação entre a expectativa do cliente e a avaliação (percepção) que ele fez do produto (mercadoria ou serviço) que recebeu. A partir dessa ideia básica, vamos analisar cada uma das alternativas.

    Alternativa A. Errado. A satisfação decorre do julgamento e expectativa do cliente e não do colaborador da empresa.

    Alternativa B. Errado. Expectativas altas, na verdade, até dificultam o sentimento de satisfação, pois para atendê-las o produto deve ter uma alta percepção de valor pelo cliente.

    Alternativa C. Errado. O encantamento ocorre quando o produto supera as expectativas do cliente.

    Alternativa D. As percepções comuns e positivas de um produto influenciam no julgamento do cliente sobre um produto, porém não correspondem ao conceito de satisfação.

    Alternativa E. Correto. A alternativa descreve exatamente o conceito de satisfação.

    Gabarito: E

  • Cliente Insatisfeito = Resultado abaixo das expectativas

    Cliente Satisfeito = Resultado igual às expectativas

    Cliente Encantado = Resultado acima das expectativas

    Gabarito Letra E

  • Comentário: Segundo Kotler (2012, p. 130) o valor percebido é “a diferença entre a avaliação que o cliente potencial faz de todos os benefícios e custos relativos a um produto e alternativas percebidas

    Novamente, o examinador trouxe o mesmo conceito, porém, transcrito de forma diferente.

    Gabarito: LETRA E

  • Satisfação é a relação entre a percepção e desempenho.


ID
2674276
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Para um cliente, o serviço tem valor se:

Alternativas
Comentários
  • segundo Shultz et al. (1994, p. 25) “para o consumidor, a percepção é a verdade. A percepção pode não estar correta, mas é o que ele conhece, e o que ele conhece é tudo o que ele precisa conhecer”. O preço do produto ou serviço se traduz no custo para o cliente, sendo via de regra, imposto pela concorrência do mercado, daí que a pagar um preço padronizado ele irá preferir um bem que tenha maior valor agregado

     

    Agregar valor, então, é um atributo que buscamos na percepção do cliente e o Capital Intelectual é o responsável por este atributo intangível sobre o “preço de prateleira”. O valor percebido ocorre no ato da aquisição do bem através da disponibilização segundo interesses do cliente, na forma de atendimento, nas facilidades ofertadas, no nível de relacionamento, nos serviços pós-venda (garantia, assistência...), enfim, um conjunto de atitudes e ações que somente o Capital Intelectual promove.

     

    Pode ser expresso pela equação:

     

    Valor = Benefícios / Preço ou

    Valor = Benefícios recebidos / Expectativas

     

    Durante a compra, o consumidor percebe o valor do produto avaliando os seguintes itens:

     

    os benefícios oferecidos pela empresa, na forma de produtos (bens e serviços) e

    o custo da transação (dinheiro, esforço, tempo).

     

    A comparação destes itens gera a percepção do valor total da compra

  • Para um cliente, o serviço tem valor se o somatório de benefícios for maior que os custos financeiros e emocionais.

    Gabarito: D

  • D

    o somatório de benefícios for maior que os custos financeiros e emocionais


ID
2674279
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Uma ação que faz parte do mix de marketing, muito utilizada pelas organizações que prestam serviços, como é o caso das instituições bancárias, representada pela oferta de incentivos e vantagens para os clientes, e que visa a aumentar significativamente as vendas é a(o):

Alternativas
Comentários
  • Os 4 Ps do marketing também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Quando os 4 estão em equilíbrio tendem a influenciar e conquistar o público.

     

    Preço

    Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. Neste quesito, o produto pode ser barato ou de luxo. Pode ser cobrado uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratégias como preço psicológico, pague quanto quiser, leilões, etc.

     

    Praça

    A praça refere-se aos pontos de contato do público-alvo com o produto ou serviço. O principal é o local em que a venda será feita. Neste caso, pode ser online ou em lojas físicas. Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos complementares. Por exemplo, vender material esportivo em clubes ou academias.

     

    Produto

    Dentro do conceito do mix de marketing, a definição de produto refere-se muito mais aos aspectos intangíveis do que aos técnicos. Existem alguns atributos de marca que podem ser passados na experiência de uso de um produto ou serviço.

     

    Promoção

    A promoção refere-se a todo o âmbito das estratégias de divulgação utilizadas pela empresa. Não só os canais, mas a comunicação que será passada para o público-alvo. A personalidade da marca e a linguagem que será usada também são pontos muito importantes no plano de marketing.

  • Gabarito: letra A

    questão tranquila se ler com calma simplificando o comentário do Rafael

    A promoção é apenas uma parte do mix de marketing, que inclui os esforços para promover negócios, marcas ou produtos e serviços. A promoção tem como objetivo de atrair os clientes certos a fim de realizar vendas. E também de aumentar o reconhecimento de marca.

    fonte: viverdeblog.com/mix-de-marketing/

  • Uma ação que faz parte do mix de marketing, muito utilizada pelas organizações que prestam serviços, como é o caso das instituições bancárias, representada pela oferta de incentivos e vantagens para os clientes, e que visa a aumentar significativamente as vendas é a(o):

    É promoção. São incentivos de curto prazo, que visam aumentar as vendas. Cuidado para não confundir com promoção de vendas.

    Promoção: Tudo que visa aumentar as vendas (divulgação, propaganda etc.)

    Promoção de vendas: Faz parte da promoção, porém, aqui temos a oferta de curto prazo (brindes, descontos, pague 2 leve 3 etc.)

    Promoção para vendas: São ações voltadas ao time de vendas para engajamento

  • A

    promoção;

  • Comentário: o Mix de Marketing representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.

    Dentro do escopo da questão, a única alternativa que representa um dos pilares do marketing é a LETRA A.


ID
2674282
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os serviços possuem quatro características principais: a imaterialidade ou intangibilidade, a inseparabilidade, a perecibilidade e a variabilidade dos produtos financeiros com as suas respectivas premissas, que afetam a elaboração de programas de marketing pelos bancos.

A opção que se mostra incompatível com a característica específica dos serviços mencionados é:

Alternativas
Comentários
  • Os serviços possuem as seguintes características que têm interesse para o marketing:

     

    Intangibilidade: Serviços não podem ser tocados, apalpado. Serviços são ideias e conceitos (processos). Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação de uma marca ou de um serviço.

    Perecibilidade: Os serviços não podem ser estocados se não for usado, está perdido (cadeira em avião, quarto em hotel).

    Heterogeneidade ou Variabilidade: A ideia de serviço varia de cliente para cliente. Normalmente os serviços são atividades voltadas para pessoas como clientes.

    Simultaneidade ou Inseparabilidade: os serviços são criados e consumidos simultaneamente.

    Participação do cliente no processo: atenção ao desenho das instalações e oportunidades de co-produção.

    O mix de marketing utilizado em serviços é ampliado, conhecido como 7 Ps. Além dos 4 Ps tradicionais (Produto/Serviço, Preço, Praça e Promoção), se utilizam:

     

    People (Pessoas): todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente na produção e consumo de um serviço são parte importante do marketing mix.

    Process (Processos): os procedimentos, mecanismos e fluxo de atividades pelos quais um serviço é consumido são elementos essenciais da estratégia de marketing.

    Physical Evidence (Evidências Físicas): o ambiente no qual um serviço é prestado, assim como materiais impressos e outros itens físicos, podem tornar palpável a promessa que um serviço representa.

     

    Objetivos do Marketing de Serviço

     

    Investigar a oportunidade de mercado para planejar, organizar e oferecer assistência de serviços de qualidade, a preços razoáveis que possibilitem satisfação dos clientes e remuneração adequada aos profissionais. Toda oferta de serviços deve sempre partir do exame da demanda e sua compatibilização com os recursos do profissional que vai prestar os mesmos. O marketing, sem influir nos aspectos técnicos e científicos da área, indica como atingir o mercado e esquematizar a oferta de serviços.

  • Gabarito: letra E

    completando, gabarito letra E aos não assinantes

  • A letra E traz o conceito de INSEPARABILIDADE/SIMULTANEIDADE e diz ser a INTANGIBILIDADE/IMATERIALIDADE. Devido a isso, está incorreta.

    Bons estudos!

  • E

    a imaterialidade dos serviços se evidencia quando um determinado serviço precisa ser realizado por um prestador específico, sendo o serviço produzido e consumido simultaneamente, inclusive com a participação ativa do cliente, o que pode vir a afetar os resultados.

  • Qual é o erro da letra A???

    Não entendi

  • Características do Marketing

    V IS P I

    Variabilidade/ Heterogeneidade - Um serviço é diferente em cada prestação/ varia.

    Inseparabilidade/ Simultaneidade - É consumido no mesmo tempo que é prestado

    Perecibilidade - Não é possível reaproveitar uma cadeira ociosa (não foram vendidas todas as passagens) em um vôo de uma empresa de viagens aéreas

    Intangibilidade - Serviço não é "palpável"

    Fonte: Meus estudos.

    3 P's

    -Pessoas

    -Plataformas

    -Processos


ID
2674288
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em vendas, o conhecimento dos produtos e serviços bancários é imprescindível, por permitir que:

Alternativas
Comentários
  • é preciso identificar o que é uma objeção para diferenciá-la de um rejeição. Quando o cliente simplesmente rejeita seu produto ou serviços, é preciso repensar toda a estratégia. Não vai adiantar insistir e transformar sua venda em um confronto: a rejeição só vai aumentar!

     

    A dica é: se for uma objeção, tente contorná-la mostrando valor. Se for uma rejeição, recue momentaneamente.

  • Gabarito: letra C

    completando

    a) o vendedor passe autoridade ao discorrer sobre o acúmulo de informações que ele detém;

    autoridade não quer dizer que sei vender

    b) o comprador perceba a profundidade do conhecimento do vendedor;

    não adiante ter conhecimento profundo e não saber passar ao cliente as informações necessárias

    c) o vendedor mostre segurança e habilidade para responder objeções;

    d) o comprador obtenha as informações técnicas que só o vendedor pode dar;

    o correto é evitar as informações técnicas e explicar de forma simples e clara para que o cliente entenda

    e) comprador e vendedor possam estar em equilíbrio com relação às informações.

  • C

    o vendedor mostre segurança e habilidade para responder objeções


ID
2674291
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os serviços diferem dos produtos por terem características próprias. Em razão das características dos serviços, o técnico bancário deve estar ciente de que:

Alternativas
Comentários
  • Os serviços possuem as seguintes características que têm interesse para o marketing:

    Intangibilidade: Serviços não podem ser tocados, apalpado. Serviços são ideias e conceitos (processos). Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação de uma marca ou de um serviço.

    Perecibilidade: Os serviços não podem ser estocados se não for usado, está perdido (cadeira em avião, quarto em hotel).

    Heterogeneidade ou Variabilidade: A ideia de serviço varia de cliente para cliente. Normalmente os serviços são atividades voltadas para pessoas como clientes.

    Simultaneidade ou Inseparabilidade: os serviços são criados e consumidos simultaneamente.

    Participação do cliente no processo: atenção ao desenho das instalações e oportunidades de co-produção

     

    Marketing de serviços pode ser definido com o conjunto de atividades que objetivam a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a obter e servir a demanda por produtos e serviços, de forma adequada, atendendo desejos e necessidades dos consumidores e/ou usuários com satisfação, qualidade e lucratividade.

     

    Alberto de Oliveira Lima Filho, em seu artigo “Marketing de Serviços” (2001) define-o “como as atividades operacionais destinadas a investigar, obter e servir a demanda por assistência profissional (...) objetivando investigar a oportunidade de mercado para planejar, organizar e oferecer assistência de serviços de qualidade, a preços razoáveis que possibilitem satisfação dos clientes e remuneração adequada aos profissionais.

     

  • Correção das alternativas:

    A -> ERRADA! Julgará sim. Já que os serviços possuem como característica a intangibilidade, não há possibilidade de serem apalpados, testados ou experimentados pelos clientes antes de serem efetivamente usados (decorre da inseparabilidade/simultaneidade). Sendo assim, o cliente buscará aspectos variados para ter como base em sua avaliação sobre o serviço, como a apresentação física da agência de um banco (inclusive o estado de conservação do ambiente), a forma como é executado o atendimento, a opinião de outros clientes que já utilizaram o mesmo serviço etc.

    B -> CERTA! Vide o comentário da alternativa A.

    C -> ERRADA! Na verdade, o cliente não participa da produção do serviço, ele consome o serviço.

    D -> ERRADA! O serviço é perecível. Sendo assim, não pode ser armazenado.

    E -> ERRADA! O serviço é variável/heterogêneo.

  • B

    o serviço não tem como ser experimentado antes da compra;

  • Ah não? Descobri agora essa novidade, já que o que há de mais comum são prestadores de serviço oferecendo amostra grátis de serviços para estimular a compra. Mas se a FGV tá falando né...

  • A banca errou na definição da resposta correta. O correto seria: o serviço não tem como ser experimentado antes da sua execução, pois vários serviços podem ser experimentados antes da compra, inclusive muitas pessoas adquirem o serviço por terem o experimentado e gostado.

  • Eu entendi o que a banca quis dizer, só que eles colocaram da maneira errada.

    Quiseram colocar a definição de inseparabilidade, mas se enrolaram.


ID
2676826
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca do tratamento dado pelo Código de Conduta Ética do Sistema Financeiro Banestes (SFB) ao regime de presentes e outros benefícios recebidos pelos seus profissionais, analise as afirmativas a seguir.


I. É dever do profissional do SFB recusar presentes, favores, promessas, valor em espécie, benefícios, serviços e materiais, de quem quer que seja, para si ou para terceiros, que possam representar benefício pessoal.

II. É permitido ao profissional do SFB aceitar franquia na participação em eventos institucionais e refeições com objetivo estritamente comercial e relevante para os negócios do SFB, desde que não sejam frequentes, e, se possível, de promoção recíproca entre as partes.

II. Caso o profissional do SFB receba presentes que excedam ao valor de R$ 100,00, deve informar, por escrito, e entregá-lo mediante recibo ao Conselho de Conduta Ética, para oportuna destinação a instituições filantrópicas, a critério dos servidores lotados no mesmo órgão administrativo do donatário.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Fique atentos!

    O Gabarito é letra "E" Todas as alternativas CERTAS.

  • Felipe vc está equivocado. O gabarito é a letra E 

  • Fiquem atentos! 2

    O Gabarito é letra "E" Todas as alternativas CERTAS.

    (aos não assinantes)

  • GENTEEEE GABARITO OFICIAL:LETRA E

    ATÉ O GABARITO A PESSOA FALA ERRADO MEU DEUS.

  • Alguém pode explicar?
  • E

    I, II e III

  • O gabarito é ' E '

    Okay, mas alguém sabe justificar??

  • I - É proibido receber presente em troca de benefícios

    II - Em eventos institucionais(Da empresa ou em prol da empresa) é permitido aceitar presentes, desde que seja por premiação pré-estabelecida... É possível também aceitar premiações de caráter científico ...

    III - Se o valor de alguma premiação ultrapassar R$100 Reais, você deve orientar a pessoa a direcionar a mesma para uma instituição filantrópica...

    Mais ou menos isso ...

    Gabarito E


ID
2679919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

    A falta de informações sobre o histórico de crédito afeta especialmente os mais frágeis, já que os ricos têm bens para oferecer como garantia. Para lidar com esse problema, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que corrigirá a fragilidade da ausência de informação sobre o histórico de crédito: o aperfeiçoamento do Cadastro Positivo.

  Nesse cadastro, computa-se a nota de crédito do cidadão. Quanto mais responsável ele for ao pagar as suas contas, melhor será a sua nota, que estará disponível para todo o mercado. Reduzem-se, assim, o risco de emprestar e, com ele, as taxas de juros dos tomadores.


Cadastro Positivo e a democratização do crédito J M Pinho de Melo, M Mendes e M e F Kanczuk In: Folha de S.Paulo, 12/2/2018 (com adaptações)

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca das funções do Estado na economia.

O Estado, ao contribuir para a disponibilização de informações acerca do histórico de crédito de pessoas físicas e jurídicas, atua no âmbito de sua função alocativa, uma vez que as informações constantes do Cadastro Positivo podem ser consideradas bens públicos.

Alternativas
Comentários
  • função alocativa diz respeito a promover ajustamentos na alocação de recursos, justifica-se quando o funcionamento do mecanismo de mercado (sistema de ação privada) não garante a necessária eficiência na utilização desses recursos. Portanto, a utilização desse instrumento de atuação se efetiva em situações de “falha de mercado”, como, por exemplo, na presença de externalidades ou de bens públicos.

    função distributiva, por sua vez, diz respeito a promover ajustamentos na distribuição de renda. Justifica-se seu emprego nos casos em que o resultado distributivo do mecanismo de ação privada não for considerado socialmente justificável ou desejado. Mais uma vez a justificativa está ligada à correção das falhas de mercado.

    função estabilizadora, por fim, está associada à manutenção da estabilidade econômica, justificada como meio de atenuar o impacto social e econômico na presença de inflação ou depressão. Portanto, seu emprego gera estabilidade dos níveis de preço (combate às pressões inflacionárias), diminui os potenciais efeitos da depressão e mantém o nível de emprego (combate ao desemprego)

  • CORRETO

     

    FUNÇÃO ALOCATIVA: busca corrigir os EFEITOS NEGATIVOS das Externalidades (Questão, relaciona a externalidade: Assimetria de Informações)

     

     

    Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC  Prova: Auditor Fiscal de Controle Externo - Economia

    A obrigatoriedade de divulgação, pelas instituições financeiras, do custo efetivo total dos empréstimos e financiamentos a pretendente de crédito, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, constitui forma de intervenção do Estado na economia no âmbito de sua função alocativa. CORRETO

  • Questão sobre a Função do Orçamento Publico.

    A Função Alocativa corresponde à atuação dos governos na complementação da ação do mercado. Quando falhas no sistema econômico são detectadas, sem que o mercado consiga dar conta, o Estado tem a capacidade de alocar (disponibilizar) recursos para corrigir distorções.

    Um exemplo é quando o Estado detecta a existência de monopólios, que causam um sobrepreço ao conjunto de consumidores. Nesse caso, o Estado tanto pode atuar para aumentar a concorrência ou até mesmo assumir a atividade e tornar o monopólio público. Oferta de bens públicos.

    A Função Distributiva nada mais é que a capacidade do Estado de cobrar impostos de determinados setores para disponibilizá-los em setores mais necessitados.

    É através da Função Distributiva que o Estado realiza a organização da distribuição da renda, resultante dos fatores de produção – capital, trabalho e terra – e da venda dos serviços desses fatores no mercado.

    Na prática, é o governo se utilizando do Orçamento para promover políticas de distribuição de recursos públicos como forma de tentar resolver problemas sociais e econômicos. Melhorar a posição de algumas pessoas em detrimento de outras.

    Por fim, a Função Estabilizadora, que relaciona-se ao uso da política orçamentária com o objetivo de manter o pleno emprego, a estabilidade econômica e o controle de preços.

    Essa política pode se manifestar diretamente, através da variação dos gastos públicos em consumo e investimento, ou indiretamente, pela redução das alíquotas de impostos, que eleva a renda disponível do setor privado. Controlar Gastos públicos, nível de credito e tributação.

  • Perfeito!

    Por meio da função alocativa, o Estado não apenas provê bens e serviços diretamente.

    Ele também atua para dar eficiência às relações privadas.

    Se todas as Instituições Financeiras terão acesso ao Cadastro Positivo sem pagar por isso e se todas podem consultar sem reduzir as possibilidades de consulta dos outros, então, sim, estamos diante de um bem público, já que é não excludente e não rival (pois ninguém precisará pagar pelo cadastro positivo – não excludente – e o uso do cadastro positivo por uma instituição não prejudica o uso por outra instituição – não rival).

    Logo, em tese, uma empresa privada não teria incentivos e talvez mesmo condições para ofertar este Cadastro Positivo.

    E ao fazê-lo, o Estado eleva a eficiência do mercado de crédito.

     

    Resposta: C

  • Ele considerou que informações são:

    Não Rivais - Uma pessoa pode consumir que não atrapalha o consumo da outra

    Não Exclusiva - Qualquer pessoa tem acesso

    Levem pra prova: Cadastro Positivo é considerado Bem público para o Cespe. Pode haver controvérsias, mas não sustentam uma troca de gabarito.


ID
2908843
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Sílvia, apesar da surdez profunda (maior que 91 dB), é bilíngue, sinalizada e oralizada. Desde a abertura de sua conta-corrente no Banco “123”, tem feito todas as suas transações pelo canal mobile banking. Atendendo a uma ação de Promoção de Vendas, foi convencida a comprar um seguro de vida pelo canal físico, onde poderia ser melhor atendida, dada a sua deficiência. Chegando à agência, não havia nenhum funcionário que dominasse Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Uma forma mais segura e dentro das boas práticas de etiqueta, encontrada pelo funcionário do Banco, para que Sílvia compreendesse todo o conteúdo da proposta, dizendo-lhe “as coisas de forma a facilitar a comunicação com pessoas surdas, evitando rodeios e circunlóquios” (Bernardino, 2008; Moura, 2016), deve ser

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Gab.: A

  • De graça! Letra A.

  • O único problema nessa questão é que pessoas com surdez (ao menos todas as que eu conheço) não gostam quando tocamos nelas sem permissão (inesperadamente). O mais correto seria desligar e ligar a luz para chamar sua atenção.

  • Tem que berrar na agência. kkkkk

  • Letra A mas quem toca em alguém sem permissão, gente? Eu ein

  • serio isso ?

  • Como assim, FCC?

  • kkkkkkkkk o melhor seria a E k

  • Dependendo da situação e interpretação o escriturário pode ir parar na Justiça aheuaheuae

  • Que questão absurda! Para mim, o mais correto era pedir desculpas pela falha e pagar o Uber pra pessoa ir embora. Jamais imaginei que levar a pessoa pra um canto e ficar alisando ela pelo braço seria a resposta correta.
  • No mundo real é a E mesmo kkkkkkk

  • Questão zoada! Isso poderia até caracterizar assédio sexual, como assim um funcionário ficar alisando uma cliente? kkkk Ainda deixaram claro na questão que a cliente é mulher (Silvia) e o funcionário é um homem. Tá de fuleiragem.

  • Cara, se essa questão não tiver sido anulada eu sou uma caneta bic.

    Se eu sou uma mulher e um funcionário me chama pra um canto isolado e fica me alisando, tudo isso sem ter qualquer intimidade comigo, eu vou na hora chamar o gerente e denunciar como assédio.

    Pra piorar, o pessoal que tem surdez DETESTA que fiquem cutucando eles pra se comunicar, tem absolutamente nada de etiqueta nisso.


ID
2908849
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Francisco foi recém-promovido no Banco Branco para exercer o cargo de assistente-administrativo e recebeu a incumbência de promover a venda de produtos e serviços da instituição com grande autonomia dada pelo seu gestor. A fim de atingir as metas propostas, passou a acompanhar os casos de clientes que procuravam crédito bancário e a ofertar, simultaneamente à concessão desse crédito, outros produtos e serviços, como, por exemplo, títulos de capitalização, seguros de vida e de residência, por vezes, condicionando a liberação do crédito à aquisição adicional desses outros itens. A atitude de Francisco é

Alternativas
Comentários
  • Compra casada,crime previsto no CDC.

  • Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:     

      I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

  • Gabarito: letra D

    esse é o famoso exemplo de venda casada , o que é proibido por lei

    Lei 8078/90- código de defesa do consumidor

    Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:     

    I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

  • Trabalhei vendendo emprestimos consignados pra um banco grande q fazia isso. Errei com vontade nessa questão, crente, me achando que estava certo. Importantíssimo conhecer a lei. Valeu

  • Isso caracteriza VENDA CASADA, expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor - CDC ( art. 39, I), constituindo crime contra as relações de consumo.

  • É válida a indicação de outros produtos e serviços no processo de venda, o problema é CONDICIONAR.

  • Eu sei que é abusivo, só achei estranho esse texto complementando a abusividade, acho que o examinador tentou confundir e ele quem ficou confuso. Letra D


ID
2908861
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Decreto nº 5.296/2004, que regulamenta as Leis nos 10.048/2000 e 10.098/2000, dispõe que as instituições financeiras deverão dispensar atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. O atendimento prioritário, por sua vez, conforme os termos utilizados pelo Decreto, compreende 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = Letra D

     

    Decreto nº 5.296/2004, Art. 6o  O atendimento prioritário compreende tratamento diferenciado e atendimento imediato às pessoas de que trata o art. 5o.

     

     

     

    Ano: 2018

    Banca: FCC

    Órgão: TRT - 6ª Região (PE)

    Prova: Técnico Judiciário - Segurança

    Q890754

    O atendimento diferenciado, segundo os critérios previstos pelo Decreto n°5.296/2004, compreende  

     

    a)a disponibilização de bebedouro em altura própria para uso de cadeirante. 

     

    b)pessoal capacitado para prestar atendimento às pessoas com deficiência visual, mental e múltipla. 

    Art. 6o  O atendimento prioritário compreende tratamento diferenciado e atendimento imediato às pessoas de que trata o art. 5o.

    § 1o O tratamento diferenciado inclui, dentre outros:

    IV - pessoal capacitado para prestar atendimento às pessoas com deficiência visual, mental e múltipla, bem como às pessoas idosas;

     

    c)o fornecimento de folhetos em braile, com indicação dos dados principais dos serviços públicos prestados. 

    d)a cessão de acompanhante que possa auxiliar na locomoção do deficiente até o local do atendimento. 

    e)o uso de carrinho elétrico para pessoas com deficiência locomotora, quando sua movimentação no serviço exigir seu deslocamento por mais de 1 km. 

     

    FCC adora esse artigo. O examinador injeta entre os itens algo que beneficia a PPD, porém, não consta no Art. 6º. Ele usa essa tática em quase todas as questões. Leia esse artigo na véspera da tua prova. 


ID
2908873
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Desde a primeira Revolução Industrial até os dias atuais, passamos da “era da produção” para a “era do cliente”. Uma consequência dessa passagem é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    a redução da importância do ato de venda, como fim em si mesmo, ao passo que o papel do vendedor passa a ser o de identificar as necessidades e satisfazer o consumidor.

    A venda deixa de ser o "ponto final" na relação empresa-cliente. Hoje em dia também existe a preocupação com o pós-venda e com a fidelização.

  • errado. Marketing e vendas são áreas cada vez mais importantes da organização.

    Errado. Pesquisas de mercado são cada vez mais importantes para que o consumidor possa ser bem compreendido.

    errado. A comunicação com o cliente é cada vez mais importante!

    errado. Ao contrário: o foco é cada vez maior na atuação segmentada e com posicionamento específico para comunicar valor para o cliente.

  • Desde a primeira Revolução Industrial até os dias atuais, passamos da “era da produção” para a “era do cliente”. Uma consequência dessa passagem é:

    A) a decadência dos departamentos de vendas e das ações de marketing das empresas.

    R > (ERRADO). MESMO QUE A ORGANIZAÇÃO TENHA O PRODUTO PERFEITO É NECESSÁRIO AÇÕES DE VENDA E MARKETING PARA QUE TAL PRODUTO CHEGUE AO CLIENTE.

    B) a redução da importância do ato de venda, como fim em si mesmo, ao passo que o papel do vendedor passa a ser o de identificar as necessidades e satisfazer o consumidor.

    R > (CORRETO) GABARITO.

    C) a redução da importância das pesquisas de mercado.

    R > (ERRADO) COM AS PESQUISAS AS ORGANIZAÇÕES CONSEGUEM ENTENDER E ATENDER MELHOR SEUS CLIENTES.

    D) o abandono dos canais de comunicação com os clientes, como os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs), que se tornaram obsoletos.

    R > (ERRADO) A CADA DIA SE FAZ MAIS IMPORTANTE TER UM CANAL DE COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE. O CLIENTE PRECISA E QUER SER OUVIDO.

    E) o abandono de estratégias como a segmentação e o posicionamento de mercado, com o advento do consumo de massa.

    R > (ERRADO). O CLIENTE QUER QUE SUAS EXPECTATIVAS E DESEJOS SEJAM ATENDIDAS, PORÉM AQUELA EMPRESA QUE PRETENDE "ABARCAR" A TODOS É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL ATENDER A ESTAS EXPECTATIVAS. POR ISTO A IMPORTÂNCIA DE SEGMENTAR E SE CONCENTRAR NESTE NICHO.

  • Questão cobra o conhecimento sobre a transição da abordagem de vendas tradicional para a “era do cliente”. Vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Errado. Não ocorreu uma decadência da área de vendas e de marketing. Pelo contrário, essas áreas tornaram-se mais interligadas e mais preocupadas em atender as expectativas dos clientes.

    Alternativa B. Correto. A alternativa descreve a transição do vendedor tradicional para o vendedor mais voltado para o marketing, ou seja, aquele vendedor que se preocupa em atender as necessidades do cliente. Chamamos muito atenção a essa nova postura cobrada dos vendedores em nossas aulas, vamos ver um trechinho do nosso curso:

    “O que seria uma postura mais voltada para o marketing, Marcelo?”

    Um vendedor com uma postura mais voltada para o marketing seria aquele vendedor que vai além de um mero entregador de produto. Assemelha-se a um consultor ou melhor um vendedor de soluções para o cliente.

     Sabe aquele vendedor que antes de te apresentar um produto, preocupa-se em conhecer você, saber o que realmente precisa para então indicar o produto correto? Tem empresas que dão show nessa parte e fortalecem essa postura de vendas desde a indicação do nome do cargo. Quer um exemplo?

    Perceba que não existem vendedores(as) de empresas como Boticário, Natureza, MaryKay...existem consultoras(es) de beleza!! A própria empresa traça o papel que espera que seus representantes adotem. Então, retomando: estaria errado um vendedor assumir uma postura mais voltada para o marketing??

    Resposta: NÃO!! Isso caiu em prova e acabou pegando muita gente desprevenida, pois havia estudado que vendas e marketing eram áreas diferentes. Olha só a questão (Eu adaptei para o formato Certo/Errado):

    CESGRANRIO - BR Distribuidora- 2010 - ADAPTADA) O gerente de vendas de uma empresa automotiva identifica um comportamento EQUIVOCADO de sua equipe, na medida em que seus vendedores estão assumindo uma postura muito mais voltada para o marketing do que para vendas.

    RESPOSTA:

    Errado! Como vimos não está errado um vendedor assumir uma postura mais voltada para o marketing. Na verdade, isso é um aspecto positivo que auxilia muito na fidelização de clientes.

    Gabarito: Errada

    Alternativa C. Errado. O conhecimento sobre as peculiaridades de cada tipo de cliente tornou-se ainda mais valorizado. Nesse sentido, houve um aumento da importância das pesquisas de mercado.

    Alternativa D. Errado. A alternativa descreve importantes canais de comunicação entre a empresa e a organização. O SAC é uma importante ferramenta de marketing de relacionamento.

    Alternativa E. Errado. É exatamente o contrário. Os consumidores almejam cada vez mais serviços personalizados, o que reforça a importância da segmentação e posicionamento das empresas.

    GABARITO: B

  • "a redução da importância do ato de venda, como fim em si mesmo, ao passo que o papel do vendedor passa a ser o de identificar as necessidades e satisfazer o consumidor."

    Redução da importância do ato de venda.... kkkkk vai nessa...

    Se não tem venda, não tem vendedor, cliente ou empresa.

    conversa pra boi dormir...

  • Redução da importância do ato de venda como FIM EM SI MESMO, não tá dizendo que o ato de venda não é importante não. Se tu só vender teu produto, deixar o cliente pra lá e ele tiver algum problema com o teu produto, ele vai falar mal dele e o teu negócio vai ser afetado.

    Daí que vem a importância do PÓS-VENDA.

  • Gabarito: B - a redução da importância do ato de venda, como fim em si mesmo, ao passo que o papel do vendedor passa a ser o de identificar as necessidades e satisfazer o consumidor.

    Comentário: hoje o maior foco das empresas não é apenas vender, e sim reter o cliente (fidelização).


ID
2908882
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com base no Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990, atualizada),

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Código de Defesa do Consumidor:

    Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

    I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

  • a) o fornecedor é sempre pessoa jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. (errado)

    Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

    _________________________________________________________________________________________________

    b) produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, caracterizado por sua materialidade, ao passo que o serviço é um bem imaterial. (errado)

    Art. 3° § 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.

    __________________________________________________________________________________________________

    d) é considerada publicidade abusiva qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. (faltou : enganosa)

    Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

            § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

    ____________________________________________________________________________________________________

    e) no fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor o fornecedor deverá, entre outros requisitos, informá-lo prévia e adequadamente sobre o montante da taxa efetiva anual de juros, desobrigando-se da informação quanto ao montante dos juros de mora.

    Art. 52. No fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deverá, entre outros requisitos, informá-lo prévia e adequadamente sobre:

            I - preço do produto ou serviço em moeda corrente nacional;

            II - montante dos juros de mora e da taxa efetiva anual de juros;

            III - acréscimos legalmente previstos;

            IV - número e periodicidade das prestações;

            V - soma total a pagar, com e sem financiamento.

  • Gab. C

    acertei por assistir a patrulha do consumidor kkkk, essa prática é conhecida como venda casada. Impor um produto na venda de outro.

  • A = ERRADA

    Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídicapública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

    B = ERRADA

    Art. 3°, §1° Produto é qualquer bemmóvel ou imóvelmaterial ou imaterial. Serviços são quaisquer atividades realizadas mediante contraprestação ou pagamento em valores pecuniários, como exemplo das atividades mercantis, bancárias, securitárias e financeiras.

    C - CORRETA

    D = ERRADA

    § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

    E = ERRADA

    Art. 52. No fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deverá, entre outros requisitos, informá-lo prévia e adequadamente sobre: I - preço do produto ou serviço em moeda corrente nacional; II - montante dos juros de mora e da taxa efetiva anual de juros; III - acréscimos legalmente previstos; IV - número e periodicidade das prestações; V - soma total a pagar, com e sem financiamento.


ID
3052534
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Ao dirigir-se ao atendimento de uma empresa, o cliente espera que o comportamento do atendente seja pautado em cordialidade e presteza, como rege a etiqueta empresarial. Com base no exposto, assinale a alternativa que condiz com as práticas de etiqueta empresarial, pelas quais se almeja construir uma boa imagem organizacional, promover o bom convívio e evitar constrangimentos no ambiente profissional.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta – Seja na concessão de informações ou na prestação de serviços, o atendimento ao cliente deve pautar pela atenção, comunicação clara e assertiva, solicitude e celeridade.

    Justificativa: a alternativa está correta, pois expressa que o contato com o cliente deve ser regido por práticas orientadas pela etiqueta empresarial, que têm por objetivo facilitar as relações humanas, promover o convívio agradável e propiciar uma comunicação fluida.

  • kkkkkkkk questão so pra n zerar a prova


ID
3052537
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Buscando superar o desafio de mensurar a satisfação dos clientes de serviços, os autores Parasuraman, Zeithaml e Berry desenvolveram uma escala multidimensional de mensuração da qualidade em serviços percebida pelos clientes – a escala SERVQUAL, que se tornou referência na literatura de marketing de serviços. Os autores afirmam que maior será a percepção de qualidade – e, consequentemente, a satisfação do cliente – quanto menores forem as lacunas das expectativas do cliente e as entregas efetivas do serviço pela organização.

Com relação às premissas da teoria que fundamenta a escala SERVQUAL, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta – A percepção que um consumidor tem da qualidade de serviço depende da discrepância entre o serviço esperado (SE) e o serviço percebido (SP).

    Justificativa: a alternativa está correta, pois reflete a base da teoria que fundamenta a escala SERVQUAL, como pode ser visto no seguinte artigo: PARASURAMAN, Ananthanarayanan, Valarie A. Zeithaml, and Leonard L. Berry. Um modelo conceitual de qualidade de serviço e suas implicações para a pesquisa no futuro. RAE 46.4 (2006): 96-108. 

  • O nível de satisfação ou de insatisfação de um cliente depende da expectativa que ele possuía em relação ao serviço e a percepção do valor de determinado serviço. Vamos relembrar o esquema que vimos na aula:

    Gabarito: B

  • ALTERNATIVA "B"

    A escala SERVQUAL analisa a relação entre as expectativas do cliente quanto a realização de um serviço e sua percepção.

    É uma pesquisa que você faz com seus clientes com o objetivo de mensurar numericamente qual é a qualidade de seus serviços.

    Na prática é assim:

    A empresa pergunta: De 0 à 6, qual a importância de um bom atendimento? O cliente avalia, sei lá, 5.

    De 0 à 6, como você classifica nosso atendimento? O cliente avalia, sei lá, 6.

    A diferença entre sua percepção (nota 6) e sua expectativa (nota 5) dará a qualidade do serviço. Se o número for positivo, o cliente estará encantado com o serviço prestado (suas percepções foram maiores que suas expectativas). Caso negativo, o cliente está insatisfeito (suas percepções foram menores que suas expectativas).

    Observe, então, as alternativas:

    A) Embora os clientes possam dispor de informações com base na experiência pessoal ou nas avaliações de outros clientes (até aqui tudo bem), é a propaganda feita pelo ofertante que determinará a expectativa dos clientes quanto ao serviço.

    A propaganda não é um fator direto da expectativa dos clientes quanto ao serviço.

    B) A percepção que um consumidor tem da qualidade de serviço depende da discrepância entre o serviço esperado (SE) e o serviço percebido (SP).

    Correto. É a diferença entre a expectativa (o que espero) e a percepção (o que, de fato, recebi)

    C) Clientes com parcos conhecimentos técnicos quanto ao serviço tendem a ter baixas expectativas, fato que propicia maior grau de satisfação.

    Ter parco (pouco) conhecimento técnico não tem relação com baixa expectativa.

    D) As especificações de qualidade do serviço se traduzem no serviço prestado, mas podem se distinguir do serviço esperado pelo cliente.

    Errado. A qualidade no serviço prestado não se distingue do serviço que o cliente espera. Os serviços são inseparáveis.

    E) As discrepâncias entre a prestação do serviço e a comunicação com o cliente – sob a forma de promessas exageradas e (ou) ausência de informação a respeito de aspectos da prestação que têm por objetivo bem servir o cliente – podem afetar as expectativas do cliente, mas não as percepções do consumidor acerca da qualidade do serviço.

    Errado. Promessas exageradas ou ausência de informação tem relação direta com expectativas e percepções.

    Imagine o Mc Donald's, por exemplo, que apresenta seus lanches tão coloridos e vivos. O cliente que vê aquilo desenvolve uma grande expectativa que é derrubada pela percepção quando o lanche chega à sua mão.

    Bons estudos! :)

  • Letra B – A percepção que um consumidor tem da qualidade de serviço depende da discrepância entre o serviço esperado (SE) e o serviço percebido (SP).

    Comentário: A escala SERVQUAL analisa a relação entre as expectativas do cliente quanto a realização de um serviço e sua percepção. O conceito discrepância é o mesmo que discordância ou desigualdade, quando determinada coisa é comparada com outra, ou seja, para um percepção positiva sobre a qualidade do serviço, o valor do serviço percebido deverá ser maior que o do valor do serviço esperado.


ID
3052540
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, acerca da natureza, das regras e dos princípios que regem as relações de consumo e dos direitos básicos do consumidor, daqueles(as) que integram as relações de consumo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A)   Art. 1° O presente código estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social, nos termos dos  e .

    B)Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.

    C) Art.6º, VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;

    D) CORRETA

    TODO consumidor é vulnerável, mas nem todos são hipossuficientes

    E) art. 6º,  VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;

  • Alternativa correta – Todo(a) aquele(a) que seja enquadrado(a) como consumidor(a) possui vulnerabilidade em relação ao (à) fornecedor(a) nas relações de consumo.

    Justificativa: a alternativa está correta, pois a vulnerabilidade é nominada como princípio das relações de consumo, como se infere do art. 4o , I, do CDC: “Art. 4o A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, atendidos os seguintes princípios: I - reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo”. 

  • Fiquei em dúvida entre a D e a E, e marquei a E, que raiva kk

  • GABARITO (D)

  • Eu só acertei porque a letra E coloca a vulnerabilidade do consumidor como uma exceção, sendo que é regra.

    A letra D tava completinha.

  • Eu só acertei porque a letra E coloca a vulnerabilidade do consumidor como uma exceção, sendo que é regra.

    A letra D tava completinha.