SóProvas


ID
3052687
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei nº. 12.618, de 30 de abril de 2012, que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) para os servidores públicos da União, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Art, 1º - § 1º  Os servidores e os membros referidos no caput deste artigo que tenham ingressado no serviço público até a data anterior ao início da vigência do regime de previdência complementar poderão, mediante prévia e expressa opção, aderir ao regime de que trata este artigo, observado o disposto no art. 3º desta Lei.

    Letra B

    § 2º Os servidores e os membros referidos no  caput  deste artigo com remuneração superior ao limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social, que venham a ingressar no serviço público a partir do início da vigência do regime de previdência complementar de que trata esta Lei, serão automaticamente inscritos no respectivo plano de previdência complementar desde a data de entrada em exercício.

    Letra D

    § 3º Fica assegurado ao participante o direito de requerer, a qualquer tempo, o cancelamento de sua inscrição, nos termos do regulamento do plano de benefícios. 

    § 4º Na hipótese do cancelamento ser requerido no prazo de até noventa dias da data da inscrição, fica assegurado o direito à restituição integral das contribuições vertidas, a ser paga em até sessenta dias do pedido de cancelamento, corrigidas monetariamente.

    90 dias é para receber a restituição integral. O cancelamento pode ser feito a qualquer tempo. Acho que a D também está errada.

    Letra E

    Art. 14. Poderá permanecer filiado aos respectivos planos de benefícios o participante:

    I - cedido a outro órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive suas empresas públicas e sociedades de economia mista;

    (...)

    § 2º Os patrocinadores arcarão com as suas contribuições somente quando a cessão, o afastamento ou a licença do cargo efetivo implicar ônus para a União, suas autarquias e fundações.

    § 3º Havendo cessão com ônus para o cessionário, este deverá recolher às entidades fechadas de previdência complementar referidas no art. 4º desta Lei a contribuição aos planos de benefícios, nos mesmos níveis e condições que seria devida pelos patrocinadores, na forma definida nos regulamentos dos planos.

  • Em qual parte a letra c está errada

  • Letra C está incorreta

    O benefício mensal realmente é calculado de acordo com a expectativa de vida do participante no momento da aposentadoria porém, vivendo além dessa expectativa, será paga uma renda vitalícia que corresponderá a 80% do valor pago na última parcela de aposentadoria e não 100% do valor pago a título de aposentadoria, conforme sugeriu a questão.

    Fonte: https://www.funpresp.com.br/perguntas-frequentes/#:~:text=Quando%20posso%20come%C3%A7ar%20a%20receber,da%20aposentadoria%20no%20servi%C3%A7o%20p%C3%BAblico.

  • O servidor que deseja sair do plano de benefícios previdenciário dispõe de um prazo de 90 dias, a partir da adesão, para fazê-lo

    totalmente incorreta, o servidor pode requerer o cancelamento a qualquer tempo