SóProvas


ID
3052732
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A concisão é uma das qualidades essenciais da redação oficial. Para garantir um texto conciso, "deve-se mencionar apenas o estritamente indispensável, exprimindo o maior número de ideias com o mínimo possível de palavras. Mas há que ter cuidado de não pretender alcançar a concisão em detrimento da clareza" (LIMA, 2010, p. 3). Dessa forma, para melhor concisão na redação oficial, devem-se eliminar:

I. o uso abusivo da palavra "que".

II. as informações supérfluas.

III. o uso excessivo dos artigos indefinidos "um" e "uma".

IV. os pormenores desnecessários.


É CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GAB: E) I, II, III e IV.

  • GAB: "I, II, III e IV."

     

    Para quem não sabia o significado de supérfulas, então está: É um adjetivo masculino que se originou do latim superfluus e significa "excessivo". São sinônimos de supérfluo: desnecessário, dispensável, fútil, superficial, excedente, inútil. FONTE: Significados.com

  • Essa é uma questão que exige do candidato conhecimento sobre a concisão, que é um dos atributos da comunicação oficial. 
    De acordo com o Manual da Presidência da República, a concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Entretanto, não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Assim, o que a concisão estabelece é que sejam retirados detalhes irrelevantes, como caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva. Ao eliminar os excessos, o período ganha concisão, harmonia e unidade.
    Diante do exposto, podemos verificar que os itens sempre apresentam uma palavra que indica excesso: o uso abusivo da palavra "que" (item I), as informações supérfluas (item II), o uso excessivo dos artigos indefinidos "um" e "uma" (item III) e os pormenores desnecessários (item IV). Dessa forma, podemos concluir que todos eles devem ser eliminados para atingir a concisão na redação oficial e, portanto, o item correto é a letra E.

    Gabarito: Letra E
  • Letra E

    Como diz minha avó: tudo demais é veneno.

  • Tudo em excesso atrapalha a concisão.

  • Gabarito: E

    Caí como um patinho. Não eram os exemplos que importavam, mas sim as palavras, "uso abusivo", "informações supérfluas", "uso excessivo" e "pormenores desnecessários". Todos estavam contemplados.

  • De uma forma geral: Evitar a Redundância!

  • em uma redação de 30 a técnica de concisão é fundamental.