SóProvas


ID
3053179
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mais do que um espaço geográfico, o Nordeste brasileiro é o palco de representações ‘idealizadas’ nas mais variadas áreas. Essa invenção do Nordeste, se não tem origem identificável, desenvolve-se com mais ímpeto a partir do século XIX e coincide com a introdução do Romantismo no Brasil. Mas sua consolidação dá-se no século XX, período em que urgiam as tentativas de afirmação de uma identidade nacional. Iniciada pelos escritores e poetas românticos, esse movimento ganha impulso com o advento das ideias positivistas, adaptadas aos trópicos e que contaram, entre os principais divulgadores, com Silvio Romero, Nina Rodrigues, José Veríssimo e Euclides da Cunha. A representação do Nordeste brasileiro ampara-se em signos como seca, flagelo, indolência, misticismo, mestiçagem, etc., impregnada do pensamento positivista, destinada às elites cultas do Nordeste e Centro-Sul, resultando em um retrato estereotipado do sujeito nordestino.

BORGES, Lucélia. Ariano Suassuna e o Brasil real. Literatura. Ed. 77. São Paulo: Editora Escala, s/d, p. 27-33. (Fragmento)


A leitura do trecho permite inferir que a autora do texto defende a ideia de que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → RESPOSTA: o Nordeste tem sido visto de forma equivocada, uma vez que idealizações e estereotipagens deturpam sua identidade.

    → De acordo com o texto: impregnada do pensamento positivista, destinada às elites cultas do Nordeste e Centro-Sul, resultando em um retrato estereotipado do sujeito nordestino.

    → acrescento que os inúmeros meios midiáticos são os grandes impulsores pela visão que boa parte do povo brasileiro tem dos nordestinos, uma visão recheada com pontos negativos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺