SóProvas


ID
3053662
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Leia o texto a seguir:

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição, 2018), “É o instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instruções sobre a organização e o funcionamento de serviço, sobre questões de pessoal e outros atos de sua competência. Tal como os atos legislativos, … …………. contém parte preliminar, parte normativa e parte final, dessa forma, as considerações do subitem “19.1 Forma e estrutura” são válidas. Porém ... ………….. não possui fecho e, além disso, … ………... relativas às questões de pessoal não contêm ementa.” (p. 147).


Marque (V) para as afirmativas verdadeiras a seguir e (F), para as falsas, conforme o texto 2.

( ) O texto 2 refere-se à definição de um documento oficial chamado portaria. Assim, as lacunas podem ser preenchidas com as palavras a(s) portaria(s).

( ) O texto refere-se à definição de um documento oficial chamado decreto. Assim, as lacunas podem ser preenchidas com as palavras o(s) decreto(s).

( ) No trecho em negrito: “relativas às questões”, temos “às” craseado, pois vem antes de palavra feminina e porque “relativo” é um adjetivo que pede a preposição “a”, cuja função é intermediar a relação entre este nome e seu complemento.

( ) A palavra sublinhada no texto “contêm” está acentuada com o acento circunflexo, pois seu sujeito pessoal está no singular.

( ) Na oração: “É o instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instruções sobre a organização e o funcionamento de serviço, sobre questões de pessoal e outros atos de sua competência” a vírgula é empregada, pois antecede uma preposição.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    (V) O texto 2 refere-se à definição de um documento oficial chamado portaria. Assim, as lacunas podem ser preenchidas com as palavras a(s) portaria(s). → correto.

    (F) O texto refere-se à definição de um documento oficial chamado decreto. Assim, as lacunas podem ser preenchidas com as palavras o(s) decreto(s). → temos uma portaria e não um decreto, logo a afirmativa está incorreta.

    (V) No trecho em negrito: “relativas às questões”, temos “às” craseado, pois vem antes de palavra feminina e porque “relativo” é um adjetivo que pede a preposição “a”, cuja função é intermediar a relação entre este nome e seu complemento. → correto, adjetivo "relativas" sendo o termo regente e "questões" é o substantivo regido, o qual é acompanhando pelo artigo definido "as".

    (F) A palavra sublinhada no texto “contêm” está acentuada com o acento circunflexo, pois seu sujeito pessoal está no singular. → "contêm" é terceira pessoa do singular, sendo que o sujeito está oculto, elas/eles.

    (F) Na oração: “É o instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instruções sobre a organização e o funcionamento de serviço, sobre questões de pessoal e outros atos de sua competência” a vírgula é empregada, pois antecede uma preposição. → a vírgula separa termos enumerativos, enumerando sobre o quê é as instruções.

    FORÇA, GUERREIROS(aS)!! ☺