SóProvas


ID
3053971
Banca
IESES
Órgão
SCGás
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A análise e o desenho de formulários não têm como objetivo apenas corrigir falhas, mas também prover de uma forma de transmissão, assimilação e armazenamento da informação.

(Araújo, Luis César G. de. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional (5ª. Ed.). Vol.1. São Paulo: Atlas, 2011).


A alternativa que reescreve o trecho sem prejuízo de sentido é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → trecho original: A análise e o desenho de formulários não têm como objetivo apenas corrigir falhas, mas também prover de uma forma de transmissão, assimilação e armazenamento da informação. → temos a conjunção "mas também" sendo uma conjunção coordenativa aditiva, logo a banca coloca alternativas com adversativas para confundir o candidato:

    A) A análise e o desenho de formulários têm como objetivo não corrigir falhas, no entanto corrobora uma forma de capacitação, assimilação e arquivamento da informação. → conjunção coordenativa adversativa, não é o que queremos, queremos uma ideia de adição e não oposição.

    B) Apesar de aprovisionar com transmissão, capacitação e informação, a análise e o desenho de formulários não objetivam resolver problemas. → incorreto, visto que a ideia original não traz uma ideia de negação.

    C) A análise e o desenho de formulários pretendem, além de corrigir erros, fornecer uma maneira de comunicação, apropriação e armazenamento da informação. → correto, temos uma ideia de adição marcada, sem qualquer prejuízo semântico (de sentidos), sendo a nossa resposta.

    D) A correção de falhas não é o objetivo da gestão de formulários, contudo a gestão da comunicação pode apoiar a transmissão de dados. → conjunção coordenativa adversativa, não é o que queremos, queremos uma ideia de adição e não oposição.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!