A) Como combustível automotivo, o gás natural já é a opção de milhares de brasileiros por conta de benefícios como economia e rendimento, ainda que seja considerado altamente poluente em relação a outros combustíveis fósseis.
Obs: É uma opção mais limpa em relação a outros combustíveis fósseis, além disso, ainda não é tão popularizado assim.
B) Para o setor comercial e de prestação de serviços, o gás natural é um energético pouco recomendado por sua baixa possibilidade de aplicação nos estabelecimentos que tenham necessidade de cocção, aquecimento ou refrigeração.
Obs: Há a possibilidade de aplicação para estabelecimento comercial, especialmente para cocção, aquecimento.
C) Nas residências, o gás natural não é recomendado para uso em fogões, mas pode ser uma alternativa no aquecimento de água dos chuveiros e torneiras, apesar da baixa eficiência energética e do aumento no risco de vazamento e explosão em relação ao gás liquefeito de petróleo - GLP.
Obs: Menos risco de vazamento, uma vez que é distribuído por tubulações e não requer estocagem e que seja engarrafado.
D) O gás natural pode substituir com eficiência qualquer combustível sólido, líquido ou gasoso. É ideal para processos que exigem a queima em contato direto com o produto final, como acontece na produção de cerâmica e na fabricação de vidro. Além disso, pode ser aproveitado como matéria-prima para os setores petroquímico, siderúrgico e de fertilizantes.