SóProvas


ID
3054103
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“A Medicina de Família e Comunidade no Brasil ainda é exercida predominantemente na atenção primária à saúde do SUS. A especialidade foi reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica em 1981, num esforço de diversas nações e da OMS na busca por saídas para a crise do modelo hegemônico de atenção à saúde, entendido como fragmentado, caro e ineficiente.

O Programa Saúde da Família (PSF), criado pelo Ministério da Saúde em 1994, pode ser considerado a resposta brasileira, no campo da política pública de saúde, às recomendações da Conferência de Alma-Ata. Inicialmente, era seletivo e voltado às populações e regiões com maior risco e vulnerabilidade, depois, no entanto, ampliou seu escopo com a proposta de a ser a porta de entrada do sistema e ofertar cuidados integrais em saúde a toda a população usuária do SUS.

Com isto, a atenção primária à saúde brasileira hoje possui 42 mil unidades básicas de saúde (UBS) que cobrem 72% do território nacional. O formato de equipe mais encontrado - fomentado pelo Ministério da Saúde e que representa mais de 90% do total na atenção primária à saúde - é a equipe de saúde da família, formada por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Em número menor, existem ainda as equipes “tradicionais” compostas por médicos clínicos, gineco-obstetras e pediatras.”

(Adaptado de Coelho Neto, G.C.,Antunes, V.H., &Oliveira, A..(2019). A prática da Medicina de Família e Comunidade no Brasil: contexto e perspectivas. Cad. Saúde Pública, 35 (1).https://doi.org/10.1590/0102-311X00170917)


Segundo o texto apresentado, podemos dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Partes que dão sentido à resposta: O Programa Saúde da Família (PSF), criado pelo Ministério da Saúde em 1994, pode ser considerado a resposta brasileira, no campo da política pública de saúde, às recomendações da Conferência de Alma-Ata.[...]

    O formato de equipe mais encontrado - fomentado pelo Ministério da Saúde e que representa mais de 90% do total na atenção primária à saúde - é a equipe de saúde da família, formada por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. 

  • O erro da afirmativa D está em afirmar que a introdução do programa atendeu às expectativas dos órgãos públicos quanto à redução de custos no SUS. As duas menções feitas pelo autor ao Sistem Único de Saúde são “A Medicina de Família e Comunidade no Brasil ainda é exercida predominantemente na atenção primária à saúde do SUS " ( linha 01)  e [...]  "e ofertar cuidados integrais em saúde a toda a população usuária do SUS" ( linhas 06 e 07).

    Os adjetivos "caro" e " ineficientes", na linha 03, referem-se ao modelo de atenção à saúde, em 1981.

     

    Simon diz, B.

     

  • Onde fala em várias áreas de especialização?

  • As "equipes tradicionais" mencionadas no último período do 3 parágrafo se referem ao ESF ????