SóProvas


ID
3054280
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Sobre negligência e maus tratos na criança e no adolescente, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O erro da letra C está justamente no final da assertiva, "salvo se a família não tiver condições financeiras para prover esse cuidado".

    Independentemente da família ter ou não condições financeiras, será considerado abandono.

    - Negligência: é ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para o seu desenvolvimento. O abandono é considerado uma forma extrema de negligência. A negligência pode significar omissão em termos de cuidados básicos como a privação de medicamentos; cuidados necessários à saúde; higiene; ausência de proteção contra as inclemências do meio (frio e calor); não prover estímulo e condições para a frequência à escola. A identificação da negligência no nosso meio é complexa devido às dificuldades socioeconômicas da população o que leva ao questionamento da existência de intencionalidade. No entanto, independente da culpabilidade do responsável pelos cuidados da vítima, é necessária uma atitude de proteção em relação a esta (FERREIRA, 2001).

    @adeilsonjr_adv

  • Se a família não tiver condições para o cuidado e sustento da criança deve encaminha-lá para o processo de adoação com o consentimento dos pais biologicos.

  • síndrome do bebê sacudido ('SBS) ou trauma craniano violento pediátrico (TCV) é composta por uma tríade clássica de achados clínicos: encefalopatia aguda, hematoma subdural e hemorragia retiniana. ... Na maioria dos casos, não há sinais visíveis de trauma externamente

  • nenê sacudido

  • "Negligência consiste em ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para o seu desenvolvimento. O abandono é considerado uma forma extrema de negligência, salvo se a família não tiver condições financeiras para prover esse cuidado."

    Errado, caso os pais ou responsáveis não tenham condições de prover o sustento, deverão ser encaminhados para a assistência social. Não ter condições não é motivo para perda da guarda.

  • Acho válido fazer uma observação ao comentário da colega que mencionou a adoção. Se a família não tiver condições para o cuidado e sustento da criança deve, prioritariamente, ser incluída em programa assistencial. É o que se depreende dos artigos que seguem colacionados:

    Art. 23. A falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do pátrio poder poder familiar . 

    § 1 Não existindo outro motivo que por si só autorize a decretação da medida, a criança ou o adolescente será mantido em sua família de origem, a qual deverá obrigatoriamente ser incluída em serviços e programas oficiais de proteção, apoio e promoção. 

    Vale lembrar ainda que, conforme o art. 100 do ECA, na aplicação das medidas dar-se-á preferência àquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, sendo princípio que rege o sistema o da "prevalência na família", senão vejamos:

    Art. 100. Na aplicação das medidas levar-se-ão em conta as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

    Parágrafo único. São também princípios que regem a aplicação das medidas: 

    X - prevalência da família: na promoção de direitos e na proteção da criança e do adolescente deve ser dada prevalência às medidas que os mantenham ou reintegrem na sua família natural ou extensa ou, se isso não for possível, que promovam a sua integração em família adotiva; 

  • Negligência consiste em ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para o seu desenvolvimento. O abandono é considerado uma forma extrema de negligência, salvo se a família não tiver condições financeiras para prover esse cuidado. não tiver condições muito errado.

  • Se fosse assim iriamos ter gente por aí abandonando filhos em qualquer luga... Contudo, isso já acontece.

    GAB: C